Contributo dos padrões no desenvolvimento de capacidades transversais em matemática : um estudo no 5º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amorim, Maria de Lurdes Fernandes de
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1653
Resumo: Este estudo dedica especial atenção à resolução de problemas e à procura de padrões, tarefas bastante poderosas no desenvolvimento da capacidade matemática dos alunos. O seu principal objetivo é analisar as estratégias e representações que os alunos utilizam em tarefas de exploração de padrões e suas dificuldades, bem como as implicações no desenvolvimento das capacidades transversais. Para aprofundar o conhecimento do problema em questão definiram-se as seguintes questões: i) Que papel atribui o aluno às diferentes representações na resolução de tarefas que envolvam a exploração de padrões? ii) Que estratégias utilizam os alunos na resolução de tarefas que envolvam a descoberta de padrões? iii) Como se podem caraterizar as principais dificuldades experienciadas pelos alunos na descoberta de padrões? iv) Como se pode caraterizar a contribuição da descoberta do padrão para o desenvolvimento das capacidades transversais dos alunos? Nesta investigação usou-se uma metodologia qualitativa, baseada num estudo de caso que acompanhou dois alunos no contexto de uma turma do 5.º ano de escolaridade. A recolha de dados baseou-se na análise de documentos, observação participante, realização de entrevistas, conversas e notas de campo. A análise de dados permitiu verificar que os alunos realizaram as tarefas com sucesso revelando um grande entusiasmo no trabalho com padrões. Durante a resolução atenderam sempre às caraterísticas do problema, recorrendo tanto a informações numéricas, como geométricas. Os alunos recorreram a diferentes representações para descrever o padrão, fator este que se revelou importante no sucesso da sua resolução. Constatou-se, ainda que a maior dificuldade dos alunos foi a análise e registo de dados, bem como a mobilização dos conhecimentos. Os alunos revelaram compreender e descrever oralmente o padrão, contudo, sentiram dificuldade em fazê-lo por escrito. Verificou-se,também, que, apesar de conseguirem descrever e continuar o padrão, nem sempre mobilizaram os conceitos matemáticos estudados anteriormente na sua resolução. As tarefas propostas permitiram aos alunos a aplicação de conceitos matemáticos privilegiando a comunicação como forma de justificar o seu raciocínio.
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Para aprofundar o conhecimento do problema em questão definiram-se as seguintes questões: i) Que papel atribui o aluno às diferentes representações na resolução de tarefas que envolvam a exploração de padrões? ii) Que estratégias utilizam os alunos na resolução de tarefas que envolvam a descoberta de padrões? iii) Como se podem caraterizar as principais dificuldades experienciadas pelos alunos na descoberta de padrões? iv) Como se pode caraterizar a contribuição da descoberta do padrão para o desenvolvimento das capacidades transversais dos alunos? Nesta investigação usou-se uma metodologia qualitativa, baseada num estudo de caso que acompanhou dois alunos no contexto de uma turma do 5.º ano de escolaridade. A recolha de dados baseou-se na análise de documentos, observação participante, realização de entrevistas, conversas e notas de campo. A análise de dados permitiu verificar que os alunos realizaram as tarefas com sucesso revelando um grande entusiasmo no trabalho com padrões. Durante a resolução atenderam sempre às caraterísticas do problema, recorrendo tanto a informações numéricas, como geométricas. Os alunos recorreram a diferentes representações para descrever o padrão, fator este que se revelou importante no sucesso da sua resolução. Constatou-se, ainda que a maior dificuldade dos alunos foi a análise e registo de dados, bem como a mobilização dos conhecimentos. Os alunos revelaram compreender e descrever oralmente o padrão, contudo, sentiram dificuldade em fazê-lo por escrito. Verificou-se,também, que, apesar de conseguirem descrever e continuar o padrão, nem sempre mobilizaram os conceitos matemáticos estudados anteriormente na sua resolução. As tarefas propostas permitiram aos alunos a aplicação de conceitos matemáticos privilegiando a comunicação como forma de justificar o seu raciocínio.This study focuses on problem solving and the search for patterns, powerful tasks in the development of the students´ mathematical ability. Its main goal is to analyze the strategies and representations used by students in the exploration of patterns´ tasks and their difficulties, as well as the implications in the development of transversal skills. In order to deepen the understanding of the problem the following questions were set: i) Which role do the students give to the different representations involving patterns exploration? ii) Which strategies do the students use in order to find out patterns? iii) How can we characterize the difficulties they experience with the finding of these new patterns? iv) How can we characterize the contribution of the pattern to the development of the students´ skills? In this study a quality methodology has been used, based on a case study, following two students in the context of the 5th grade. The gathering of data was based upon documents analysis, participating observation, interviews, conversations and field notes. The data analysis allowed to realize that students accomplished certain tasks successfully, showing great enthusiasm when working with patterns. During the resolution of tasks, they always considered the patterns of the problems, also using numerical, and geometrical information. Students used different representations to describe the pattern, which has revealed to be important for its successful resolution. It has been realized that the students´ greatest difficulty was the analysis and the registration of data, as well as the use of different knowledge. They were able to understand and describe the pattern orally, however, they had some difficulty to express it in writing. It was also, evident, that the student´s didn´t always use knowledge previously acquired in their Mathematics lessons to solve the problems. The tasks set allowed the students to apply mathematical concepts emphasizing communication as a way to justify their reasoning.2016-10-18T12:59:42Z2014-09-17T00:00:00Z2014-09-17info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1653TID:201509415porAmorim, Maria de Lurdes Fernandes deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:35:55Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:43:27.093336Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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