Comportamento de variedades de olival em condições de modificação climática: “Caso de estudo sob Rega Deficitária Controlada”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Mário Alberto Fernandes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4641
Resumo: Realizou-se um ensaio, em condições de clima Mediterrâneo, onde a escassez de água, reforçada pelas alterações climáticas, é um problema a ter em atenção. Estudou-se o efeito da Rega Deficitária Controlada, ao longo do ciclo vegetativo da Oliveira (Olea Europaea L.), nas duas cultivares em estudo, “Picual” e “Hojiblanca”, em comparação com a Rega em Conforto Hídrico nas mesmas duas cultivares, num Olival Intensivo, com enrelvamento espontâneo na entrelinha, situado no concelho do Redondo, na freguesia de Montoito. Foram avaliados, o crescimento vegetativo, a produção, o rendimento em gordura, os níveis de acidez, o intervalo de colheita e condições sanitárias. Foi avaliado ainda, e em virtude de uma das cultivares, “Hojiblanca”, ser vocacionada para o consumo em verde, o peso e volume dos frutos. O estudo iniciou-se em Junho de 2016, quando o agricultor tinha já um mês de rega efetuado. Assim, só em Junho se iniciou a estratégia de Rega Deficitária Controlada (RDC), 60% ETc, em comparação com a Rega em Conforto Hídrico (100% ETc), rega do agricultor. Não se observaram diferenças significativas a nível de produção, rendimento, acidez. Na cultivar “Hojiblanca”, houve alguma diferença no volume dos frutos, sendo que as árvores sujeitas a Rega Deficitária Controlada, em Agosto apresentavam frutos com volumes inferiores aos das árvores em Conforto Hídrico, mas em Dezembro apresentavam frutos com volumes superiores, devido talvez às chuvas outonais. Em termos de crescimentos médios de ambas as cultivares, o resultado da análise de variância, mostrou um efeito significativo do fator rega. Na cultivar “Picual”, os frutos das árvores, sujeitas à estratégia de rega deficitária controlada, apresentavam volumes inferiores, mas no entanto todos os outros parâmetros observados não apresentavam diferenças significativas. Assim, os resultados mostram que é possível, ao agricultor, poupar na água de rega, sem que isso ponha em causa a produção, qualidade do fruto e a perenidade da Oliveira.
id RCAP_8d15505bcfbf115f042a14272f5b279c
oai_identifier_str oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4641
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Comportamento de variedades de olival em condições de modificação climática: “Caso de estudo sob Rega Deficitária Controlada”Olea EuropaeaRegaProduçãoRendimentoCrescimentoRealizou-se um ensaio, em condições de clima Mediterrâneo, onde a escassez de água, reforçada pelas alterações climáticas, é um problema a ter em atenção. Estudou-se o efeito da Rega Deficitária Controlada, ao longo do ciclo vegetativo da Oliveira (Olea Europaea L.), nas duas cultivares em estudo, “Picual” e “Hojiblanca”, em comparação com a Rega em Conforto Hídrico nas mesmas duas cultivares, num Olival Intensivo, com enrelvamento espontâneo na entrelinha, situado no concelho do Redondo, na freguesia de Montoito. Foram avaliados, o crescimento vegetativo, a produção, o rendimento em gordura, os níveis de acidez, o intervalo de colheita e condições sanitárias. Foi avaliado ainda, e em virtude de uma das cultivares, “Hojiblanca”, ser vocacionada para o consumo em verde, o peso e volume dos frutos. O estudo iniciou-se em Junho de 2016, quando o agricultor tinha já um mês de rega efetuado. Assim, só em Junho se iniciou a estratégia de Rega Deficitária Controlada (RDC), 60% ETc, em comparação com a Rega em Conforto Hídrico (100% ETc), rega do agricultor. Não se observaram diferenças significativas a nível de produção, rendimento, acidez. Na cultivar “Hojiblanca”, houve alguma diferença no volume dos frutos, sendo que as árvores sujeitas a Rega Deficitária Controlada, em Agosto apresentavam frutos com volumes inferiores aos das árvores em Conforto Hídrico, mas em Dezembro apresentavam frutos com volumes superiores, devido talvez às chuvas outonais. Em termos de crescimentos médios de ambas as cultivares, o resultado da análise de variância, mostrou um efeito significativo do fator rega. Na cultivar “Picual”, os frutos das árvores, sujeitas à estratégia de rega deficitária controlada, apresentavam volumes inferiores, mas no entanto todos os outros parâmetros observados não apresentavam diferenças significativas. Assim, os resultados mostram que é possível, ao agricultor, poupar na água de rega, sem que isso ponha em causa a produção, qualidade do fruto e a perenidade da Oliveira.2018-09-27T09:22:28Z2017-07-28T00:00:00Z2017-07-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.12207/4641TID:201860996porMendes, Mário Alberto Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T08:15:43Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/4641Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T14:58:57.661364Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Comportamento de variedades de olival em condições de modificação climática: “Caso de estudo sob Rega Deficitária Controlada”
title Comportamento de variedades de olival em condições de modificação climática: “Caso de estudo sob Rega Deficitária Controlada”
spellingShingle Comportamento de variedades de olival em condições de modificação climática: “Caso de estudo sob Rega Deficitária Controlada”
Mendes, Mário Alberto Fernandes
Olea Europaea
Rega
Produção
Rendimento
Crescimento
title_short Comportamento de variedades de olival em condições de modificação climática: “Caso de estudo sob Rega Deficitária Controlada”
title_full Comportamento de variedades de olival em condições de modificação climática: “Caso de estudo sob Rega Deficitária Controlada”
title_fullStr Comportamento de variedades de olival em condições de modificação climática: “Caso de estudo sob Rega Deficitária Controlada”
title_full_unstemmed Comportamento de variedades de olival em condições de modificação climática: “Caso de estudo sob Rega Deficitária Controlada”
title_sort Comportamento de variedades de olival em condições de modificação climática: “Caso de estudo sob Rega Deficitária Controlada”
author Mendes, Mário Alberto Fernandes
author_facet Mendes, Mário Alberto Fernandes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Mário Alberto Fernandes
dc.subject.por.fl_str_mv Olea Europaea
Rega
Produção
Rendimento
Crescimento
topic Olea Europaea
Rega
Produção
Rendimento
Crescimento
description Realizou-se um ensaio, em condições de clima Mediterrâneo, onde a escassez de água, reforçada pelas alterações climáticas, é um problema a ter em atenção. Estudou-se o efeito da Rega Deficitária Controlada, ao longo do ciclo vegetativo da Oliveira (Olea Europaea L.), nas duas cultivares em estudo, “Picual” e “Hojiblanca”, em comparação com a Rega em Conforto Hídrico nas mesmas duas cultivares, num Olival Intensivo, com enrelvamento espontâneo na entrelinha, situado no concelho do Redondo, na freguesia de Montoito. Foram avaliados, o crescimento vegetativo, a produção, o rendimento em gordura, os níveis de acidez, o intervalo de colheita e condições sanitárias. Foi avaliado ainda, e em virtude de uma das cultivares, “Hojiblanca”, ser vocacionada para o consumo em verde, o peso e volume dos frutos. O estudo iniciou-se em Junho de 2016, quando o agricultor tinha já um mês de rega efetuado. Assim, só em Junho se iniciou a estratégia de Rega Deficitária Controlada (RDC), 60% ETc, em comparação com a Rega em Conforto Hídrico (100% ETc), rega do agricultor. Não se observaram diferenças significativas a nível de produção, rendimento, acidez. Na cultivar “Hojiblanca”, houve alguma diferença no volume dos frutos, sendo que as árvores sujeitas a Rega Deficitária Controlada, em Agosto apresentavam frutos com volumes inferiores aos das árvores em Conforto Hídrico, mas em Dezembro apresentavam frutos com volumes superiores, devido talvez às chuvas outonais. Em termos de crescimentos médios de ambas as cultivares, o resultado da análise de variância, mostrou um efeito significativo do fator rega. Na cultivar “Picual”, os frutos das árvores, sujeitas à estratégia de rega deficitária controlada, apresentavam volumes inferiores, mas no entanto todos os outros parâmetros observados não apresentavam diferenças significativas. Assim, os resultados mostram que é possível, ao agricultor, poupar na água de rega, sem que isso ponha em causa a produção, qualidade do fruto e a perenidade da Oliveira.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-28T00:00:00Z
2017-07-28
2018-09-27T09:22:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.12207/4641
TID:201860996
url http://hdl.handle.net/20.500.12207/4641
identifier_str_mv TID:201860996
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129862195118080