Espiritualidade franciscana hospitaleira : uma chave que abre horizontes na Educação Moral e Religiosa Católica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André, Paula Maria Gonçalves
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/25610
Resumo: O presente Relatório pretende descrever a Prática de Ensino Supervisionada (PES) no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas que, para mim, foi uma oportunidade de descoberta e aprendizagem no meu percurso profissional. Durante este itinerário de estágio, tomei consciência, mais uma vez, de que, sem dúvida, os contextos culturais onde nascemos e crescemos influenciam o nosso comportamento e que, também, sem dúvida, a Escola é uma instituição de transmissão e construção de cultura. É assim que este Relatório começa fazendo uma destrinça entre culturas, e cultura do cristianismo, de forma a contextualizar a Prática Letiva da lecionação das Unidades Letivas 1 e 4 do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), do quinto ano de escolaridade, “Viver Juntos” e “Construir Fraternidade”. Por isso, no desenvolvimento de todo o processo, surgiu a questão: qual o papel da disciplina de EMRC na escola e qual o seu contributo para a construção do bem comum e do cuidado do outro? A partir desta questão, foi feita uma reflexão de modo a apresentar algumas chaves de leitura para essa construção do Bem Comum e do Cuidado do Outro e sobre a forma como o concretizar, na ação educativa, com a contribuição desta disciplina. Sendo múltiplas as chaves que poderíamos encontrar, concluímos que a EMRC é uma; e outra possível é a Cultura Franciscana Hospitaleira, cuja espiritualidade se distingue, na sua essência, pelo cuidar o outro, definindo-se através de um caminho - a pedagogia do amor. Esta pedagogia veicula a prática dos valores da simplicidade, da alegria, do acolhimento e da hospitalidade, expressos na proximidade ao outro. E é a partir destas chaves que, por fim, se apresenta uma proposta pedagógica - a implementação da dinâmica “O Chaveiro”, cujos objetivos promovem o envolvimento dos alunos, familiares e comunidade educativa, e divulgam os conteúdos mais significativas da disciplina de EMRC.
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É assim que este Relatório começa fazendo uma destrinça entre culturas, e cultura do cristianismo, de forma a contextualizar a Prática Letiva da lecionação das Unidades Letivas 1 e 4 do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), do quinto ano de escolaridade, “Viver Juntos” e “Construir Fraternidade”. Por isso, no desenvolvimento de todo o processo, surgiu a questão: qual o papel da disciplina de EMRC na escola e qual o seu contributo para a construção do bem comum e do cuidado do outro? A partir desta questão, foi feita uma reflexão de modo a apresentar algumas chaves de leitura para essa construção do Bem Comum e do Cuidado do Outro e sobre a forma como o concretizar, na ação educativa, com a contribuição desta disciplina. Sendo múltiplas as chaves que poderíamos encontrar, concluímos que a EMRC é uma; e outra possível é a Cultura Franciscana Hospitaleira, cuja espiritualidade se distingue, na sua essência, pelo cuidar o outro, definindo-se através de um caminho - a pedagogia do amor. Esta pedagogia veicula a prática dos valores da simplicidade, da alegria, do acolhimento e da hospitalidade, expressos na proximidade ao outro. E é a partir destas chaves que, por fim, se apresenta uma proposta pedagógica - a implementação da dinâmica “O Chaveiro”, cujos objetivos promovem o envolvimento dos alunos, familiares e comunidade educativa, e divulgam os conteúdos mais significativas da disciplina de EMRC.This Report intends to describe the Supervised Teaching Practice (ESP) within the Master's Degree in Religious Sciences, which for me was an opportunity for discovery and learning in my professional career. During this internship, I became aware once again that, without doubt, the cultural contexts where we are born and grow influence our behavior and that the School is also an institution of transmission and construction of culture. This is how this Report begins, making a distinction between cultures, and culture of Christianity, in order to contextualize the Learner Practice of Units 1 and 4 of the Catholic Religious and Moral Education Program (EMRC), in the fifth year of schooling: "Living Together" and "Building Fraternity". Therefore, in the development of the whole process, the question arose: what is the role of the EMRC discipline in the school and what is its contribution to the construction of the common good and the care of the other? From this question, a reflection was made in order to present some keys of reading for this construction of the Common Good and Care of the Other and about how to concretize it in the educational action with the contribution of this discipline. With multiple keys we could find, we conclude that the EMRC is one; and another possible is the Franciscan Hospitaller Culture, whose spirituality is distinguished, in its essence, by caring for the other, defining itself through a path - the pedagogy of love. This pedagogy conveys the values of simplicity, joy, and hospitality expressed in the proximity to the other. It is from these keys that, finally, a pedagogical proposal is presented - the implementation of the "O Chaveiro" dynamics, whose objective promotes the involvement of students, families and the educational community, and disseminate the most significant contents of the EMRC discipline.Nunes, José Manuel Valente da SilvaGarcia Ambrosio, Juan FranciscoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAndré, Paula Maria Gonçalves2018-09-07T09:21:23Z2018-06-2720182018-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/25610TID:201964368porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:30:59Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/25610Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:20:24.795552Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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description O presente Relatório pretende descrever a Prática de Ensino Supervisionada (PES) no âmbito do Mestrado em Ciências Religiosas que, para mim, foi uma oportunidade de descoberta e aprendizagem no meu percurso profissional. Durante este itinerário de estágio, tomei consciência, mais uma vez, de que, sem dúvida, os contextos culturais onde nascemos e crescemos influenciam o nosso comportamento e que, também, sem dúvida, a Escola é uma instituição de transmissão e construção de cultura. É assim que este Relatório começa fazendo uma destrinça entre culturas, e cultura do cristianismo, de forma a contextualizar a Prática Letiva da lecionação das Unidades Letivas 1 e 4 do Programa de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC), do quinto ano de escolaridade, “Viver Juntos” e “Construir Fraternidade”. Por isso, no desenvolvimento de todo o processo, surgiu a questão: qual o papel da disciplina de EMRC na escola e qual o seu contributo para a construção do bem comum e do cuidado do outro? A partir desta questão, foi feita uma reflexão de modo a apresentar algumas chaves de leitura para essa construção do Bem Comum e do Cuidado do Outro e sobre a forma como o concretizar, na ação educativa, com a contribuição desta disciplina. Sendo múltiplas as chaves que poderíamos encontrar, concluímos que a EMRC é uma; e outra possível é a Cultura Franciscana Hospitaleira, cuja espiritualidade se distingue, na sua essência, pelo cuidar o outro, definindo-se através de um caminho - a pedagogia do amor. Esta pedagogia veicula a prática dos valores da simplicidade, da alegria, do acolhimento e da hospitalidade, expressos na proximidade ao outro. E é a partir destas chaves que, por fim, se apresenta uma proposta pedagógica - a implementação da dinâmica “O Chaveiro”, cujos objetivos promovem o envolvimento dos alunos, familiares e comunidade educativa, e divulgam os conteúdos mais significativas da disciplina de EMRC.
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