Escola Franciscana Hospitaleira : um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: André, Paula Maria Gonçalves
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/15008
Resumo: A escola como instituição é transmissora da cultura que a sociedade produz. Mas também ela tem uma cultura própria e única, cuja visibilidade varia entre crenças, valores abraçados e os “artefactos”. Para saber que cultura desenvolve a Escola Franciscana Hospitaleira em Portugal, importa perceber qual a identidade própria desta escola. Uma escola onde a hospitalidade e o acolhimento são expressos no viver com o outro e para o outro, fazendo da educação um “segundo nascimento”, para a vida e para a fé, e onde assume papel essencial uma liderança de diálogo. No estudo empírico procuramos aferir o modo como, em cada colégio da Congregação, cada liderança vigente gere o património carismático, que é a razão da existência destas escolas, e qual a implicação desse no seu modo de liderar e se articular com as outras escolas que comungam da mesma identidade, valores, estilo e missão. A Identidade da Escola Franciscana Hospitaleira se desenvolve e se distingue na sua essência pelo cuidar o outro, pelas práticas específicas da Escola Franciscana Hospitaleira delineadas no seu estilo educativo e definidas pela pedagogia do amor, por primar pela prática dos valores da simplicidade, da alegria, do acolhimento e da hospitalidade expressos na proximidade ao outro e pela sua missão de “servir de mães, educando" (Pe. Raimundo Beirão). Este estudo visa contribuir para o conhecimento do ideário da escola Franciscana Hospitaleira e para a promoção da articulação transversal dos respetivos Colégios no que concerne à liderança da ação educativa Franciscana Hospitaleira, em torno da identidade, do estilo educativo e dos valores desta escola, pois é aos líderes que cabe a maior responsabilidade na definição e desenvolvimento de uma ação educativa conjunta.
id RCAP_bfa0932abe2c3b9fd4ac2054c1aaa4ef
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15008
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escola Franciscana Hospitaleira : um estudo exploratórioCultura escolarIdentidade Franciscana HospitaleiraValoresEstilo educativo e missãoSchool cultureFranciscan Hospitaller identityValuesEducational style and missionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA escola como instituição é transmissora da cultura que a sociedade produz. Mas também ela tem uma cultura própria e única, cuja visibilidade varia entre crenças, valores abraçados e os “artefactos”. Para saber que cultura desenvolve a Escola Franciscana Hospitaleira em Portugal, importa perceber qual a identidade própria desta escola. Uma escola onde a hospitalidade e o acolhimento são expressos no viver com o outro e para o outro, fazendo da educação um “segundo nascimento”, para a vida e para a fé, e onde assume papel essencial uma liderança de diálogo. No estudo empírico procuramos aferir o modo como, em cada colégio da Congregação, cada liderança vigente gere o património carismático, que é a razão da existência destas escolas, e qual a implicação desse no seu modo de liderar e se articular com as outras escolas que comungam da mesma identidade, valores, estilo e missão. A Identidade da Escola Franciscana Hospitaleira se desenvolve e se distingue na sua essência pelo cuidar o outro, pelas práticas específicas da Escola Franciscana Hospitaleira delineadas no seu estilo educativo e definidas pela pedagogia do amor, por primar pela prática dos valores da simplicidade, da alegria, do acolhimento e da hospitalidade expressos na proximidade ao outro e pela sua missão de “servir de mães, educando" (Pe. Raimundo Beirão). Este estudo visa contribuir para o conhecimento do ideário da escola Franciscana Hospitaleira e para a promoção da articulação transversal dos respetivos Colégios no que concerne à liderança da ação educativa Franciscana Hospitaleira, em torno da identidade, do estilo educativo e dos valores desta escola, pois é aos líderes que cabe a maior responsabilidade na definição e desenvolvimento de uma ação educativa conjunta.The school, as an institution, conveys the culture that society generates. But it has its own and unique culture, whose visibility ranges between beliefs, embraced values and “artifacts”. In order to know what culture is developed by the Franciscan Hospitaller School in Portugal, it is important to understand this school’s very own identity. A school where hospitality and welcome are expressed by living with others and for others, turning education into “a second birth”, for life and for faith, and where a leadership based on dialogue plays an essential part. In the empirical study we aim to assess, in each college of the Congregation, how actual leaderships are managing the charismatic heritage, which is the reason why these schools exist, and what its implications are, regarding leadership structure and articulation with other schools that share the same identity, values, style and mission. The identity of the Franciscan Hospitaller School is built up and distinguished by caring for others, by the Franciscan Hospitaller School’s specific practices outlined in its educational style and defined by a pedagogy of love, by excelling through the practice of values of simplicity, joy, welcome and hospitality expressed by the proximity to others and by the mission of “acting as mothers, educating” (Father Raimundo Beirão). This study aims to add to the awareness of the Franciscan Hospitaller School’s ideas and to promote each College’s transversal articulation concerning the leadership of the Franciscan Hospitaller’s educational action around identity, educational style and values of this school, since the responsibility of defining and developing a joint educational action belongs to leaders.Araújo, Joaquim MachadoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAndré, Paula Maria Gonçalves2014-07-29T10:59:22Z2014-04-1020132014-04-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/15008TID:201498430porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-19T01:35:58Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:12:13.191191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola Franciscana Hospitaleira : um estudo exploratório
title Escola Franciscana Hospitaleira : um estudo exploratório
spellingShingle Escola Franciscana Hospitaleira : um estudo exploratório
André, Paula Maria Gonçalves
Cultura escolar
Identidade Franciscana Hospitaleira
Valores
Estilo educativo e missão
School culture
Franciscan Hospitaller identity
Values
Educational style and mission
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Escola Franciscana Hospitaleira : um estudo exploratório
title_full Escola Franciscana Hospitaleira : um estudo exploratório
title_fullStr Escola Franciscana Hospitaleira : um estudo exploratório
title_full_unstemmed Escola Franciscana Hospitaleira : um estudo exploratório
title_sort Escola Franciscana Hospitaleira : um estudo exploratório
author André, Paula Maria Gonçalves
author_facet André, Paula Maria Gonçalves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Araújo, Joaquim Machado
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv André, Paula Maria Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura escolar
Identidade Franciscana Hospitaleira
Valores
Estilo educativo e missão
School culture
Franciscan Hospitaller identity
Values
Educational style and mission
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Cultura escolar
Identidade Franciscana Hospitaleira
Valores
Estilo educativo e missão
School culture
Franciscan Hospitaller identity
Values
Educational style and mission
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description A escola como instituição é transmissora da cultura que a sociedade produz. Mas também ela tem uma cultura própria e única, cuja visibilidade varia entre crenças, valores abraçados e os “artefactos”. Para saber que cultura desenvolve a Escola Franciscana Hospitaleira em Portugal, importa perceber qual a identidade própria desta escola. Uma escola onde a hospitalidade e o acolhimento são expressos no viver com o outro e para o outro, fazendo da educação um “segundo nascimento”, para a vida e para a fé, e onde assume papel essencial uma liderança de diálogo. No estudo empírico procuramos aferir o modo como, em cada colégio da Congregação, cada liderança vigente gere o património carismático, que é a razão da existência destas escolas, e qual a implicação desse no seu modo de liderar e se articular com as outras escolas que comungam da mesma identidade, valores, estilo e missão. A Identidade da Escola Franciscana Hospitaleira se desenvolve e se distingue na sua essência pelo cuidar o outro, pelas práticas específicas da Escola Franciscana Hospitaleira delineadas no seu estilo educativo e definidas pela pedagogia do amor, por primar pela prática dos valores da simplicidade, da alegria, do acolhimento e da hospitalidade expressos na proximidade ao outro e pela sua missão de “servir de mães, educando" (Pe. Raimundo Beirão). Este estudo visa contribuir para o conhecimento do ideário da escola Franciscana Hospitaleira e para a promoção da articulação transversal dos respetivos Colégios no que concerne à liderança da ação educativa Franciscana Hospitaleira, em torno da identidade, do estilo educativo e dos valores desta escola, pois é aos líderes que cabe a maior responsabilidade na definição e desenvolvimento de uma ação educativa conjunta.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2014-07-29T10:59:22Z
2014-04-10
2014-04-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/15008
TID:201498430
url http://hdl.handle.net/10400.14/15008
identifier_str_mv TID:201498430
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131799868145664