Escola Franciscana Hospitaleira : um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/15008 |
Resumo: | A escola como instituição é transmissora da cultura que a sociedade produz. Mas também ela tem uma cultura própria e única, cuja visibilidade varia entre crenças, valores abraçados e os “artefactos”. Para saber que cultura desenvolve a Escola Franciscana Hospitaleira em Portugal, importa perceber qual a identidade própria desta escola. Uma escola onde a hospitalidade e o acolhimento são expressos no viver com o outro e para o outro, fazendo da educação um “segundo nascimento”, para a vida e para a fé, e onde assume papel essencial uma liderança de diálogo. No estudo empírico procuramos aferir o modo como, em cada colégio da Congregação, cada liderança vigente gere o património carismático, que é a razão da existência destas escolas, e qual a implicação desse no seu modo de liderar e se articular com as outras escolas que comungam da mesma identidade, valores, estilo e missão. A Identidade da Escola Franciscana Hospitaleira se desenvolve e se distingue na sua essência pelo cuidar o outro, pelas práticas específicas da Escola Franciscana Hospitaleira delineadas no seu estilo educativo e definidas pela pedagogia do amor, por primar pela prática dos valores da simplicidade, da alegria, do acolhimento e da hospitalidade expressos na proximidade ao outro e pela sua missão de “servir de mães, educando" (Pe. Raimundo Beirão). Este estudo visa contribuir para o conhecimento do ideário da escola Franciscana Hospitaleira e para a promoção da articulação transversal dos respetivos Colégios no que concerne à liderança da ação educativa Franciscana Hospitaleira, em torno da identidade, do estilo educativo e dos valores desta escola, pois é aos líderes que cabe a maior responsabilidade na definição e desenvolvimento de uma ação educativa conjunta. |
id |
RCAP_bfa0932abe2c3b9fd4ac2054c1aaa4ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15008 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Escola Franciscana Hospitaleira : um estudo exploratórioCultura escolarIdentidade Franciscana HospitaleiraValoresEstilo educativo e missãoSchool cultureFranciscan Hospitaller identityValuesEducational style and missionDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA escola como instituição é transmissora da cultura que a sociedade produz. Mas também ela tem uma cultura própria e única, cuja visibilidade varia entre crenças, valores abraçados e os “artefactos”. Para saber que cultura desenvolve a Escola Franciscana Hospitaleira em Portugal, importa perceber qual a identidade própria desta escola. Uma escola onde a hospitalidade e o acolhimento são expressos no viver com o outro e para o outro, fazendo da educação um “segundo nascimento”, para a vida e para a fé, e onde assume papel essencial uma liderança de diálogo. No estudo empírico procuramos aferir o modo como, em cada colégio da Congregação, cada liderança vigente gere o património carismático, que é a razão da existência destas escolas, e qual a implicação desse no seu modo de liderar e se articular com as outras escolas que comungam da mesma identidade, valores, estilo e missão. A Identidade da Escola Franciscana Hospitaleira se desenvolve e se distingue na sua essência pelo cuidar o outro, pelas práticas específicas da Escola Franciscana Hospitaleira delineadas no seu estilo educativo e definidas pela pedagogia do amor, por primar pela prática dos valores da simplicidade, da alegria, do acolhimento e da hospitalidade expressos na proximidade ao outro e pela sua missão de “servir de mães, educando" (Pe. Raimundo Beirão). Este estudo visa contribuir para o conhecimento do ideário da escola Franciscana Hospitaleira e para a promoção da articulação transversal dos respetivos Colégios no que concerne à liderança da ação educativa Franciscana Hospitaleira, em torno da identidade, do estilo educativo e dos valores desta escola, pois é aos líderes que cabe a maior responsabilidade na definição e desenvolvimento de uma ação educativa conjunta.The school, as an institution, conveys the culture that society generates. But it has its own and unique culture, whose visibility ranges between beliefs, embraced values and “artifacts”. In order to know what culture is developed by the Franciscan Hospitaller School in Portugal, it is important to understand this school’s very own identity. A school where hospitality and welcome are expressed by living with others and for others, turning education into “a second birth”, for life and for faith, and where a leadership based on dialogue plays an essential part. In the empirical study we aim to assess, in each college of the Congregation, how actual leaderships are managing the charismatic heritage, which is the reason why these schools exist, and what its implications are, regarding leadership structure and articulation with other schools that share the same identity, values, style and mission. The identity of the Franciscan Hospitaller School is built up and distinguished by caring for others, by the Franciscan Hospitaller School’s specific practices outlined in its educational style and defined by a pedagogy of love, by excelling through the practice of values of simplicity, joy, welcome and hospitality expressed by the proximity to others and by the mission of “acting as mothers, educating” (Father Raimundo Beirão). This study aims to add to the awareness of the Franciscan Hospitaller School’s ideas and to promote each College’s transversal articulation concerning the leadership of the Franciscan Hospitaller’s educational action around identity, educational style and values of this school, since the responsibility of defining and developing a joint educational action belongs to leaders.Araújo, Joaquim MachadoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaAndré, Paula Maria Gonçalves2014-07-29T10:59:22Z2014-04-1020132014-04-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/15008TID:201498430porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-19T01:35:58Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/15008Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:12:13.191191Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola Franciscana Hospitaleira : um estudo exploratório |
title |
Escola Franciscana Hospitaleira : um estudo exploratório |
spellingShingle |
Escola Franciscana Hospitaleira : um estudo exploratório André, Paula Maria Gonçalves Cultura escolar Identidade Franciscana Hospitaleira Valores Estilo educativo e missão School culture Franciscan Hospitaller identity Values Educational style and mission Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Escola Franciscana Hospitaleira : um estudo exploratório |
title_full |
Escola Franciscana Hospitaleira : um estudo exploratório |
title_fullStr |
Escola Franciscana Hospitaleira : um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
Escola Franciscana Hospitaleira : um estudo exploratório |
title_sort |
Escola Franciscana Hospitaleira : um estudo exploratório |
author |
André, Paula Maria Gonçalves |
author_facet |
André, Paula Maria Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Araújo, Joaquim Machado Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
André, Paula Maria Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura escolar Identidade Franciscana Hospitaleira Valores Estilo educativo e missão School culture Franciscan Hospitaller identity Values Educational style and mission Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Cultura escolar Identidade Franciscana Hospitaleira Valores Estilo educativo e missão School culture Franciscan Hospitaller identity Values Educational style and mission Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
A escola como instituição é transmissora da cultura que a sociedade produz. Mas também ela tem uma cultura própria e única, cuja visibilidade varia entre crenças, valores abraçados e os “artefactos”. Para saber que cultura desenvolve a Escola Franciscana Hospitaleira em Portugal, importa perceber qual a identidade própria desta escola. Uma escola onde a hospitalidade e o acolhimento são expressos no viver com o outro e para o outro, fazendo da educação um “segundo nascimento”, para a vida e para a fé, e onde assume papel essencial uma liderança de diálogo. No estudo empírico procuramos aferir o modo como, em cada colégio da Congregação, cada liderança vigente gere o património carismático, que é a razão da existência destas escolas, e qual a implicação desse no seu modo de liderar e se articular com as outras escolas que comungam da mesma identidade, valores, estilo e missão. A Identidade da Escola Franciscana Hospitaleira se desenvolve e se distingue na sua essência pelo cuidar o outro, pelas práticas específicas da Escola Franciscana Hospitaleira delineadas no seu estilo educativo e definidas pela pedagogia do amor, por primar pela prática dos valores da simplicidade, da alegria, do acolhimento e da hospitalidade expressos na proximidade ao outro e pela sua missão de “servir de mães, educando" (Pe. Raimundo Beirão). Este estudo visa contribuir para o conhecimento do ideário da escola Franciscana Hospitaleira e para a promoção da articulação transversal dos respetivos Colégios no que concerne à liderança da ação educativa Franciscana Hospitaleira, em torno da identidade, do estilo educativo e dos valores desta escola, pois é aos líderes que cabe a maior responsabilidade na definição e desenvolvimento de uma ação educativa conjunta. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2014-07-29T10:59:22Z 2014-04-10 2014-04-10T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/15008 TID:201498430 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/15008 |
identifier_str_mv |
TID:201498430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131799868145664 |