Separação-individuação em pais seniores de filhos com deficiência
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.12207/4590 |
Resumo: | O estudo a que se refere a presente investigação centra-se na compreensão do processo de separação-individuação em pais séniores de filhos com deficiência. Define-se como objetivo geral, analisar o impacto da deficiência no processo de separação individuação de pais séniores de filhos com deficiência. A investigação conta com a colaboração de 8 pais participantes com idades compreendidas entre os 65 e os 75 anos cujos filhos estão integrados no Centro de Atividades Ocupacionais da Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Évora. Optou-se por um estudo de carácter qualitativo centrado no conhecimento das histórias de vida dos quatro casais. A recolha dos dados foi efetuada a partir de análise documental e por meio de entrevista semi-estruturada elaborada com base nos referenciais teóricos que foram trabalhados posteriormente recorrendo à análise de conteúdo. Partindo do pressuposto de que a deficiência afeta qualquer família que seja confrontada com esta realidade, os dados permitiram aferir que o impacto da deficiência na dinâmica familiar assume uma influência determinante no processo de separação/individuação destes pais ao longo do seu ciclo de vida, na medida em que, condiciona de forma ímpar a sua verdadeira vivência. Aferimos ainda que, o grau de compromisso que a deficiência imprime em cada um dos filhos, por si só também é fator determinante na influência deste processo, sobretudo, ao nível das vivências pessoais e da organização da dinâmica familiar e por consequência no estabelecimento dos seus projetos de vida pensados e sonhados e da promoção de bem-estar |
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