Crenças, conhecimentos e práticas sobre os medicamentos genéricos na população portuguesa: estudo de coorte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/41217 |
Resumo: | Introdução: Os medicamentos genéricos (MG) surgiram em Portugal com a publicação do Dec.Lei n⁰ 81/90 de 12 de março. Apesar destes medicamentos já estarem disponíveis no mercado à algum tempo, a população em geral ainda tem dúvidas relativamente à eficácia, semelhança e diferença entre estes medicamentos e os medicamentos de marca (MM). Face à evolução verificada no mercado dos MG com uma quota de mercado na ordem dos 50%, julgamos pertinente realizar este estudo. Objetivo: Avaliar as crenças, conhecimentos e práticas da população portuguesa sobre os MG. Metodologia: Realizou-se um estudo observacional de coorte transversal, descritivo e correlacional que envolveu a população portuguesa. A recolha de dados foi obtida através de um questionário aplicado via online e decorreu entre 04-2020 e 06-2020. Resultados: Dos 464 indivíduos, 383 são mulheres e 81 são homens, com uma média de idades de 27.22 anos (dp=±10.64), com o ensino superior (56.7%) e maioritariamente estudantes (42.7%). Desta amostra 90.5% sabem o significado de MG, 93.5% consideram que o preço dos MG é mais baixo, 4.1% nunca optaram por MG e 44,7% compram por opção pessoal. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) entre o conhecimento dos MG o género e a idade. Em relação à utilização prática dos MG, foram encontradas diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) com a idade dos indivíduos. As crenças acerca dos medicamentos não parecem estar influenciadas pelos efeitos secundários ou pela prescrição e uso abusivo dos medicamentos em geral. Conclusão: Podemos concluir que os indivíduos da nossa amostra têm bom conhecimento e crenças bem definidas sobre os MG. Quanto ao seu uso reduzido deve-se à juventude da amostra. |
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Crenças, conhecimentos e práticas sobre os medicamentos genéricos na população portuguesa: estudo de coorteMedicamentos genéricosMedicamentos de marcaCrençasEficáciaSegurançaGeneric drugsBranded medicinesBeliefsEfficacySafetyCiências MédicasIntrodução: Os medicamentos genéricos (MG) surgiram em Portugal com a publicação do Dec.Lei n⁰ 81/90 de 12 de março. Apesar destes medicamentos já estarem disponíveis no mercado à algum tempo, a população em geral ainda tem dúvidas relativamente à eficácia, semelhança e diferença entre estes medicamentos e os medicamentos de marca (MM). Face à evolução verificada no mercado dos MG com uma quota de mercado na ordem dos 50%, julgamos pertinente realizar este estudo. Objetivo: Avaliar as crenças, conhecimentos e práticas da população portuguesa sobre os MG. Metodologia: Realizou-se um estudo observacional de coorte transversal, descritivo e correlacional que envolveu a população portuguesa. A recolha de dados foi obtida através de um questionário aplicado via online e decorreu entre 04-2020 e 06-2020. Resultados: Dos 464 indivíduos, 383 são mulheres e 81 são homens, com uma média de idades de 27.22 anos (dp=±10.64), com o ensino superior (56.7%) e maioritariamente estudantes (42.7%). Desta amostra 90.5% sabem o significado de MG, 93.5% consideram que o preço dos MG é mais baixo, 4.1% nunca optaram por MG e 44,7% compram por opção pessoal. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) entre o conhecimento dos MG o género e a idade. Em relação à utilização prática dos MG, foram encontradas diferenças estatisticamente significativas (p<0,05) com a idade dos indivíduos. As crenças acerca dos medicamentos não parecem estar influenciadas pelos efeitos secundários ou pela prescrição e uso abusivo dos medicamentos em geral. Conclusão: Podemos concluir que os indivíduos da nossa amostra têm bom conhecimento e crenças bem definidas sobre os MG. Quanto ao seu uso reduzido deve-se à juventude da amostra.Introduction: Generic drugs (MG) emerged in Portugal with the publication of Decree Law n⁰ 81/90 of 12 March. Although these drugs have been on the market for some time, the general population still has doubts about the effectiveness, similarity and difference between these drugs and brand name drugs (MM). Given the evolution observed in the MG market with a market share of around 50%, we believe it is pertinent to carry out this study. Aim: To Assess beliefs, knowledge, and practices of the Portuguese population on the MG. Methods: A cohort, observational, descriptive-correlational study was carried out involving the Portuguese population in general. Data collection was obtained through an online questionnaire and took place between 04-2020 and 06-2020. Results: Of the 464 individuals, 383 are women and 81 are men, with an average age of 27.22 years (sd=±10.64), with higher education (56.7%) and mostly students (42.7%). Sample 90.5% know the meaning of MG, 93.5% consider that the price of MG is lower, 4.1% never opted for MG and 44.7% buy by personal choice. Statistically significant differences (p<0,05) were found between MG knowledge, gender, and age. Regarding the practical use of MG, statistically significant differences (p<0,05) were found with the age of the individuals. Beliefs about medications do not seem to be influenced by side effects or by prescription and abusive use of medications in general. Conclusion: We conclude that individuals in our sample have good knowledge and well-defined beliefs about GM. As for its reduced use, it is due to the youth of the sample.Cruz, Rui SantosRepositório ComumFernandes, Inês Rodrigues2022-06-29T14:11:06Z2021-11-212022-06-01T00:00:00Z2022-06-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/41217203032969porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:42:00Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/41217Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:17:38.557590Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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