A influência dos fatores que determinam o comportamento do consumidor de medicamentos de marca vs medicamentos genéricos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Charme, Carolina Amélia de Andrade Pereira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/6581
Resumo: Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_ba35b0c39a420973b544091fd7650ea7
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/6581
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A influência dos fatores que determinam o comportamento do consumidor de medicamentos de marca vs medicamentos genéricosComportamento de Compra do ConsumidorModelo “Estímulo-Resposta”Medicamentos Não Sujeitos a Receita MédicaMedicamentos de MarcaMedicamentos GenéricosConsumer Buying BehaviourStimulus-Response ModelOver-the-counter MedicinesBranded MedicinesGeneric MedicinesMestrado em Gestão e Estratégia IndustrialEste estudo analisa o comportamento de compra do consumidor de medicamentos não sujeitos a receita médica no mercado português. O principal objectivo deste trabalho consiste na explicação da influência dos factores do Modelo “Estímulo-Resposta” desenvolvido por Kotler, no comportamento do consumidor de medicamentos genéricos e no comportamento do consumidor de medicamentos de marca. Na literatura, este tema já foi explorado sob diferentes perspectivas, utilizando os factores referidos na influência dos medicamentos não sujeitos a receita médica. Contudo, este estudo confronta a influência de cada um dos factores nos dois tipos de consumidores (marca e genéricos). O comportamento de compra do consumidor foi estudado quantitativamente através da construção de um inquérito como forma de recolha de dados e caracterização do perfil sócio-demográfico dos diferentes tipos de consumidor. A afectação de cada factor nos dois tipos de consumidor foi avaliada através da elaboração de testes estatísticos. Os resultados indicaram que o factor produto e o factor psicológico influenciam mais o consumidor de medicamentos de marca do que o consumidor de medicamentos genéricos. Com um resultado inverso, o factor preço influencia mais o consumidor de medicamentos genéricos. Desta forma, este estudo traz importantes conclusões para as empresas da indústria farmacêutica, nomeadamente ao nível do comportamento de compra dos consumidores e das características diferenciadas nas suas preferências, contribuindo assim para uma definição mais eficaz dos seus planos de marketing.This study analyses the consumer buying behaviour of over-the-counter medicines in Portugal. The aim of this paper is to explain the influence of each factor of the Stimulus-Response Model developed by Kotler in the consumer buying behaviour of the consumers of branded medicines and generics medicines. This subject has already been analysed in literature from different perspectives. However this study confronts the influence of each factor in the both types of consumers (branded and generics). The consumer buying behaviour was studied quantitatively by constructing a survey as a way of collecting data and demographic breakdown of the over-the-counter consumers. The allocation of each factor in both types of consumers was evaluated by several statistical testes. The results showed that the product and physichological factor influence more the consumers of branded medicines rather than the consumers of generic medicines. The opposite result is showed when we analyse the price factor which we conclude that influences more the consumers of generics. Therefore, this study brings relevant inputs for pharmaceutical companies, helping them to understand their consumer’s buying behaviour and some particular characteristics in their preferences, contributing to the development of more effective marketing plans.Instituto Superior de Economia e GestãoNevado, Pedro PicalugaRepositório da Universidade de LisboaCharme, Carolina Amélia de Andrade Pereira2014-03-18T15:26:59Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/6581porCharme, Carolina Amélia de Andrade Pereira. 2014. "A influência dos fatores que determinam o comportamento do consumidor de medicamentos de marca vs medicamentos genéricos". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:37:25Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/6581Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:53:56.241455Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A influência dos fatores que determinam o comportamento do consumidor de medicamentos de marca vs medicamentos genéricos
title A influência dos fatores que determinam o comportamento do consumidor de medicamentos de marca vs medicamentos genéricos
spellingShingle A influência dos fatores que determinam o comportamento do consumidor de medicamentos de marca vs medicamentos genéricos
Charme, Carolina Amélia de Andrade Pereira
Comportamento de Compra do Consumidor
Modelo “Estímulo-Resposta”
Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica
Medicamentos de Marca
Medicamentos Genéricos
Consumer Buying Behaviour
Stimulus-Response Model
Over-the-counter Medicines
Branded Medicines
Generic Medicines
title_short A influência dos fatores que determinam o comportamento do consumidor de medicamentos de marca vs medicamentos genéricos
title_full A influência dos fatores que determinam o comportamento do consumidor de medicamentos de marca vs medicamentos genéricos
title_fullStr A influência dos fatores que determinam o comportamento do consumidor de medicamentos de marca vs medicamentos genéricos
title_full_unstemmed A influência dos fatores que determinam o comportamento do consumidor de medicamentos de marca vs medicamentos genéricos
title_sort A influência dos fatores que determinam o comportamento do consumidor de medicamentos de marca vs medicamentos genéricos
author Charme, Carolina Amélia de Andrade Pereira
author_facet Charme, Carolina Amélia de Andrade Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nevado, Pedro Picaluga
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Charme, Carolina Amélia de Andrade Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento de Compra do Consumidor
Modelo “Estímulo-Resposta”
Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica
Medicamentos de Marca
Medicamentos Genéricos
Consumer Buying Behaviour
Stimulus-Response Model
Over-the-counter Medicines
Branded Medicines
Generic Medicines
topic Comportamento de Compra do Consumidor
Modelo “Estímulo-Resposta”
Medicamentos Não Sujeitos a Receita Médica
Medicamentos de Marca
Medicamentos Genéricos
Consumer Buying Behaviour
Stimulus-Response Model
Over-the-counter Medicines
Branded Medicines
Generic Medicines
description Mestrado em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-03-18T15:26:59Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/6581
url http://hdl.handle.net/10400.5/6581
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Charme, Carolina Amélia de Andrade Pereira. 2014. "A influência dos fatores que determinam o comportamento do consumidor de medicamentos de marca vs medicamentos genéricos". Dissertação de Mestrado. Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131014930366464