Escrita em interacção: Processos de construção em crianças de 5-6 anos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/656
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
id RCAP_8d2ff2983d47b69de8746d1cdc8a0bb7
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/656
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escrita em interacção: Processos de construção em crianças de 5-6 anosDissertação de Mestrado em Psicologia EducacionalNeste trabalho procurámos clarificar a influência do modo de resolução de uma tarefa de escrita (Individualmente ou em Interacção) nas conceptualizações das crianças sobre escrita. Procurámos também identificar o tipo de trocas entre crianças durante o processo de interacção, de modo a caracterizar as dinâmicas de trabalho e os factores que as regulam. Trabalhámos com crianças de idade pré-escolar com diferentes conceptualizações sobre escrita. Metade destas crianças tiveram que escrever o texto de um pequeno livro em conjunto com um parceiro, enquanto a outra metade o fez individualmente. Foi entre as crianças que resolveram a tarefa em interacção com um colega que se verificaram mais benefícios ao nível das estratégias de escrita. Contudo estes benefícios só foram identificados em díades onde se desenvolveu uma dinâmica de colaboração ao longo da situação de trabalho conjunto. No grupo das crianças de nível conceptual mais evoluído (silábico) não foi identificada qualquer evolução, contudo para algumas das crianças de nível conceptual grafo perceptivo a situação de interacção mostrou-se potencializadora de progressos. As crianças que obtiveram ganhos pelo facto de trabalharem em conjunto com um colega mostraram-se mais participativas, já que tentaram não só fazer mais propostas como explicá-las. Também quando eram confrontadas com uma proposta do colega, frequentemente desenvolveram comportamentos de verificação e confirmação antes de a aceitarem.Instituto Superior de Psicologia AplicadaMartins, Margarida AlvesRepositório do ISPAMata, Maria de Lourdes Estorninho Neves2011-07-21T18:56:46Z1995-01-01T00:00:00Z1995-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/656porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:47Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/656Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:46.474447Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escrita em interacção: Processos de construção em crianças de 5-6 anos
title Escrita em interacção: Processos de construção em crianças de 5-6 anos
spellingShingle Escrita em interacção: Processos de construção em crianças de 5-6 anos
Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
title_short Escrita em interacção: Processos de construção em crianças de 5-6 anos
title_full Escrita em interacção: Processos de construção em crianças de 5-6 anos
title_fullStr Escrita em interacção: Processos de construção em crianças de 5-6 anos
title_full_unstemmed Escrita em interacção: Processos de construção em crianças de 5-6 anos
title_sort Escrita em interacção: Processos de construção em crianças de 5-6 anos
author Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
author_facet Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Margarida Alves
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Mata, Maria de Lourdes Estorninho Neves
description Dissertação de Mestrado em Psicologia Educacional
publishDate 1995
dc.date.none.fl_str_mv 1995-01-01T00:00:00Z
1995-01-01T00:00:00Z
2011-07-21T18:56:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/656
url http://hdl.handle.net/10400.12/656
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130048035291136