Representações de professores sobre a interacção leitura-escrita

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Bárbara Oliveira Nogueira de Sousa Cardoso
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/6340
Resumo: O nosso estudo visava identificar e caracterizar representações de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a interacção leitura-escrita e compreender o impacte que as mesmas poderiam ter no processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa. Os dados foram recolhidos a partir de um questionário passado a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e submetidos a uma análise de conteúdo. Concluiu-se que os professores inquiridos tinham concepções muito tradicionais não só sobre a leitura, a escrita e a sua interacção, como também acerca da forma de as operacionalizar através de uma abordagem transversal do ensino/aprendizagem da língua portuguesa. Na sua sequência, foram apresentadas sugestões relativas a estratégias de promoção da interacção leitura-escrita no âmbito de uma abordagem transversal do ensino/aprendizagem da língua portuguesa.
id RCAP_c69e2d53659b63ab261ab5d84ef67e48
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/6340
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações de professores sobre a interacção leitura-escritaEnsino da língua maternaLíngua portuguesa: Ensino básico 1º cicloEnsino da leituraEnsino da escritaProfessores do básico 1º cicloPapel dos professoresO nosso estudo visava identificar e caracterizar representações de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a interacção leitura-escrita e compreender o impacte que as mesmas poderiam ter no processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa. Os dados foram recolhidos a partir de um questionário passado a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e submetidos a uma análise de conteúdo. Concluiu-se que os professores inquiridos tinham concepções muito tradicionais não só sobre a leitura, a escrita e a sua interacção, como também acerca da forma de as operacionalizar através de uma abordagem transversal do ensino/aprendizagem da língua portuguesa. Na sua sequência, foram apresentadas sugestões relativas a estratégias de promoção da interacção leitura-escrita no âmbito de uma abordagem transversal do ensino/aprendizagem da língua portuguesa.This study was aimed to identify and describe the conceptions of primary school teachers on the interaction reading-writing and to understand the influence they can have on the teaching/learning of the mother tongue. Data were collected by means of a questionnaire and submitted to content analysis. The results revealed that these teachers had rather conservative conceptions, concerning not only the nature of reading, writing and their interaction, but also the way of teaching them. Following this study, suggestions are presented concerning adequate strategies to make good use of the interaction of reading-writing within a transversal approach of the teaching/learning of mother tongue.Universidade de Aveiro2012-02-14T14:16:24Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/6340porGomes, Bárbara Oliveira Nogueira de Sousa Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:11:05Zoai:ria.ua.pt:10773/6340Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:44:31.551651Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações de professores sobre a interacção leitura-escrita
title Representações de professores sobre a interacção leitura-escrita
spellingShingle Representações de professores sobre a interacção leitura-escrita
Gomes, Bárbara Oliveira Nogueira de Sousa Cardoso
Ensino da língua materna
Língua portuguesa: Ensino básico 1º ciclo
Ensino da leitura
Ensino da escrita
Professores do básico 1º ciclo
Papel dos professores
title_short Representações de professores sobre a interacção leitura-escrita
title_full Representações de professores sobre a interacção leitura-escrita
title_fullStr Representações de professores sobre a interacção leitura-escrita
title_full_unstemmed Representações de professores sobre a interacção leitura-escrita
title_sort Representações de professores sobre a interacção leitura-escrita
author Gomes, Bárbara Oliveira Nogueira de Sousa Cardoso
author_facet Gomes, Bárbara Oliveira Nogueira de Sousa Cardoso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Bárbara Oliveira Nogueira de Sousa Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da língua materna
Língua portuguesa: Ensino básico 1º ciclo
Ensino da leitura
Ensino da escrita
Professores do básico 1º ciclo
Papel dos professores
topic Ensino da língua materna
Língua portuguesa: Ensino básico 1º ciclo
Ensino da leitura
Ensino da escrita
Professores do básico 1º ciclo
Papel dos professores
description O nosso estudo visava identificar e caracterizar representações de professores do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a interacção leitura-escrita e compreender o impacte que as mesmas poderiam ter no processo de ensino/aprendizagem da língua portuguesa. Os dados foram recolhidos a partir de um questionário passado a professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e submetidos a uma análise de conteúdo. Concluiu-se que os professores inquiridos tinham concepções muito tradicionais não só sobre a leitura, a escrita e a sua interacção, como também acerca da forma de as operacionalizar através de uma abordagem transversal do ensino/aprendizagem da língua portuguesa. Na sua sequência, foram apresentadas sugestões relativas a estratégias de promoção da interacção leitura-escrita no âmbito de uma abordagem transversal do ensino/aprendizagem da língua portuguesa.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011
2012-02-14T14:16:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/6340
url http://hdl.handle.net/10773/6340
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137496507875328