Experimentar, descobrir e aprender

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Ana Margarida Brito
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/12995
Resumo: O jardim-de-infância é um local de partilha, onde se desenvolvem relações e onde a criança assume o principal papel de toda a ação, pois é para ela que tudo é desenvolvido. Ora no decorrer de todo o processo educativo, não se pode menosprezar as capacidades da criança, devendo a mesma ser incluída e considerada em todas as etapas da sua própria aprendizagem. O presente relatório pretende dar conhecimento das aprendizagens realizadas por mim, durante o meu processo formativo, enquanto futura profissional da educação pré-escolar, ressalvando a importância de escutar as crianças e de como este facto se torna essencial no dia-a-dia de um jardim-de-infância. Escutar as crianças é assumir que as mesmas são parte ativa do processo educativo, que têm capacidades, que devem ser respeitadas e mais importante que isto, devem sentir-se seguras e confiantes na exposição das suas opiniões e ideias, pois saberá de antemão, que tudo o que expuser será considerado e não desvalorizado. O educador de infância é o principal responsável por incluir as crianças num ambiente seguro, de partilha, onde as relações criança-adulto, criança-criança, devem fluir naturalmente e sem pressões.
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