Análise do periodo de concessão das PPP rodoviárias em Portugal
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/11424 |
Resumo: | Mestrado em Finanças (Mercados financeiros) |
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Análise do periodo de concessão das PPP rodoviárias em PortugalParcerias Público-PrivadasPeríodo de ConcessãoPeríodo Mínimo de ConcessãoFCFFVALProject FinancePublic-Private PartnershipsConcession PeriodMinimum Concession PeriodNPVMestrado em Finanças (Mercados financeiros)Portugal tem recorrido a parcerias público-privadas (PPP), particularmente no sector rodoviário, com o intuito de reduzir os encargos que este tipo de investimentos teria por via de uma contratação pública tradicional. No entanto, tem sido questionado se o período de concessão acordado nos contratos das PPP em Portugal será o adequado. Como a relação risco-retorno é preponderante, para o sector público e privado, dados os elevados riscos financeiros, políticos e de mercado, é necessário determinar o FCFF, VAL e WACC adequado para cada concessão em análise. Assim, esta investigação tem como objectivo proceder à aplicação dos métodos indicados a uma amostra de 7 Scut e 7 Subconcessões do sector rodoviário em Portugal, de modo a determinar um período mínimo de concessão e compará-lo com o período de concessão contratado, verificando os riscos assumidos pelas partes envolvidas na parceria. Recorreu-se a análises de sensibilidade e à simulação de Monte Carlo, de forma a analisar as variáveis que afectam o período de concessão. Na maioria das concessões analisadas os resultados apresentam evidências de que o interesse do Estado Português pode não ter sido assegurado, aumentando a sua exposição ao risco.Portugal has been resorting to public-private partnerships (PPP), especially in the road sector, in order to reduce the costs that such investments would have through a traditional public procurement. However, the concession period agreed in the PPP contracts has often been questioned for being considered excessive. Since the risk-return ratio is important for the public and private sector, given the high financial, political and market risks it is necessary to determine the appropriate FCFF, NPV and WACC for each concession in analysis. Thus, this research aims to apply the methods given to a 7 Scut and 7 Subconcession sample from the road sector in Portugal in order to establish a minimum concession period and compare it to the hired concession period, verifying the assumed risks by the intervenients involved in the partnership. Sensibility analyses were used as was the Monte Carlo simulation so that the variables affecting the concession period would be analysed. In most analysed concessions the results show signs that Portuguese government?s interest may not have been assured, increasing their exposure to risk.Instituto Superior de Economia e GestãoSarmento, JoaquimRepositório da Universidade de LisboaMarques, Mónica Filipa Jesus2016-04-21T13:51:06Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/11424porMarques, Mónica Filipa Jesus (2013). "Análise do periodo de concessão das PPP rodoviárias em Portugal". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:41:42Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/11424Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:57:42.103805Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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