A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bentes, Carina Isabel Cabrita
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8093
Resumo: Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
id RCAP_8d3756e80491674475254b2e5e24c8f7
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8093
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de casoEducação pré-escolarInclusãoEducação inclusivaNecessidades educativas especiaisJardins de infânciaEstudos de casoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014O presente relatório enquadra-se no estágio realizado em contexto pré-escolar, no âmbito da unidade curricular de PES, ao longo do ano letivo de 2013/2014, num jardim de infância (JI) situado na cidade de Faro. Pretende-se, como objetivo geral, compreender o processo de inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais (NEE) no jardim de infância. Para se atingir o objetivo geral e os objetivos específicos que dele surgiram, recorreu-se a uma investigação de natureza qualitativa, numa abordagem interpretativa e tomando por design o estudo de caso. Assim sendo, numa primeira fase, procedeu-se à análise documental, mais concretamente do Projeto Educativo (PE) da instituição, sendo este um dos principais documentos orientadores da vida organizativa das instituições. Numa fase posterior, aplicaram-se entrevistas semiestruturadas a três intervenientes (coordenadora pedagógica, educadora e mãe da criança com NEE) com o objetivo de conhecer e compreender as perceções de cada um sobre o processo de inclusão da criança com NEE no jardim de infância. Ao longo da investigação recorreu-se, também, à técnica de observação não-participante e ao registo de notas através de um diário de campo, de forma a complementar as informações obtidas através das restantes formas de recolha de dados. Com o presente estudo, verificou-se que são variados os fatores que acabam por influenciar o processo de inclusão de uma criança com NEE, neste caso, no jardim de infância. A escolha da instituição, o momento da matrícula, as estratégias utilizadas por parte dos profissionais, a superação dos medos e receios por parte destes, a aceitação por parte das restantes crianças e até mesmo a relação entre a família e a instituição são fatores que influenciam todo o processo e determinam o sucesso da inclusão da criança. Reconhece-se a importância da educação inclusiva e toma-se consciência da diversidade de fatores como os referidos como necessários para a sua concretização. A educação inclusiva só se consolida com a prática de quem a implementa, assentando no princípio de tratamento igual de todas as crianças, respeitando as diferenças individuais e pressupondo diversidade curricular e de estratégias de ensino/aprendizagem.Borges, Maria LeonorSapientiaBentes, Carina Isabel Cabrita2016-04-29T13:19:56Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8093TID:202229181porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:19Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8093Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:18.922148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de caso
title A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de caso
spellingShingle A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de caso
Bentes, Carina Isabel Cabrita
Educação pré-escolar
Inclusão
Educação inclusiva
Necessidades educativas especiais
Jardins de infância
Estudos de caso
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de caso
title_full A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de caso
title_fullStr A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de caso
title_full_unstemmed A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de caso
title_sort A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de caso
author Bentes, Carina Isabel Cabrita
author_facet Bentes, Carina Isabel Cabrita
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Borges, Maria Leonor
Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Bentes, Carina Isabel Cabrita
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Inclusão
Educação inclusiva
Necessidades educativas especiais
Jardins de infância
Estudos de caso
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação pré-escolar
Inclusão
Educação inclusiva
Necessidades educativas especiais
Jardins de infância
Estudos de caso
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-04-29T13:19:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/8093
TID:202229181
url http://hdl.handle.net/10400.1/8093
identifier_str_mv TID:202229181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133227569381376