A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.1/8093 |
Resumo: | Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 |
id |
RCAP_8d3756e80491674475254b2e5e24c8f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8093 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de casoEducação pré-escolarInclusãoEducação inclusivaNecessidades educativas especiaisJardins de infânciaEstudos de casoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014O presente relatório enquadra-se no estágio realizado em contexto pré-escolar, no âmbito da unidade curricular de PES, ao longo do ano letivo de 2013/2014, num jardim de infância (JI) situado na cidade de Faro. Pretende-se, como objetivo geral, compreender o processo de inclusão de uma criança com necessidades educativas especiais (NEE) no jardim de infância. Para se atingir o objetivo geral e os objetivos específicos que dele surgiram, recorreu-se a uma investigação de natureza qualitativa, numa abordagem interpretativa e tomando por design o estudo de caso. Assim sendo, numa primeira fase, procedeu-se à análise documental, mais concretamente do Projeto Educativo (PE) da instituição, sendo este um dos principais documentos orientadores da vida organizativa das instituições. Numa fase posterior, aplicaram-se entrevistas semiestruturadas a três intervenientes (coordenadora pedagógica, educadora e mãe da criança com NEE) com o objetivo de conhecer e compreender as perceções de cada um sobre o processo de inclusão da criança com NEE no jardim de infância. Ao longo da investigação recorreu-se, também, à técnica de observação não-participante e ao registo de notas através de um diário de campo, de forma a complementar as informações obtidas através das restantes formas de recolha de dados. Com o presente estudo, verificou-se que são variados os fatores que acabam por influenciar o processo de inclusão de uma criança com NEE, neste caso, no jardim de infância. A escolha da instituição, o momento da matrícula, as estratégias utilizadas por parte dos profissionais, a superação dos medos e receios por parte destes, a aceitação por parte das restantes crianças e até mesmo a relação entre a família e a instituição são fatores que influenciam todo o processo e determinam o sucesso da inclusão da criança. Reconhece-se a importância da educação inclusiva e toma-se consciência da diversidade de fatores como os referidos como necessários para a sua concretização. A educação inclusiva só se consolida com a prática de quem a implementa, assentando no princípio de tratamento igual de todas as crianças, respeitando as diferenças individuais e pressupondo diversidade curricular e de estratégias de ensino/aprendizagem.Borges, Maria LeonorSapientiaBentes, Carina Isabel Cabrita2016-04-29T13:19:56Z201420142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8093TID:202229181porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:19Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8093Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:18.922148Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de caso |
title |
A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de caso |
spellingShingle |
A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de caso Bentes, Carina Isabel Cabrita Educação pré-escolar Inclusão Educação inclusiva Necessidades educativas especiais Jardins de infância Estudos de caso Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de caso |
title_full |
A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de caso |
title_fullStr |
A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de caso |
title_sort |
A inclusão de uma criança com NEE no jardim de infância: um estudo de caso |
author |
Bentes, Carina Isabel Cabrita |
author_facet |
Bentes, Carina Isabel Cabrita |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Borges, Maria Leonor Sapientia |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bentes, Carina Isabel Cabrita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar Inclusão Educação inclusiva Necessidades educativas especiais Jardins de infância Estudos de caso Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Educação pré-escolar Inclusão Educação inclusiva Necessidades educativas especiais Jardins de infância Estudos de caso Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014 |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014 2014 2014-01-01T00:00:00Z 2016-04-29T13:19:56Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.1/8093 TID:202229181 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.1/8093 |
identifier_str_mv |
TID:202229181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133227569381376 |