Estudo de disponibilidade lexical e ortografia em alunos portugueses de ELE. Propostas didáticas para desenvolvimento da competência lexical
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7055 |
Resumo: | O objetivo primário dos estudos de disponibilidade lexical é determinar o léxico fundamental de uma determinada comunidade linguística. No entanto, percebeu-se que estes estudos têm outras aplicações interessantes e que podem dar um contributo importante para a didática das línguas, nomeadamente estrangeiras. É neste sentido que surge este estudo. Este trabalho é composto por três capítulos. O primeiro tem como objetivo a análise dos resultados da aplicação de uma prova de disponibilidade lexical a um grupo de estudantes portugueses de ELE do ensino secundário, seguindo alguns dos pressupostos do Proyecto Panhispánico de disponibilidad léxica. Pretende-se perceber que palavras espanholas os alunos têm armazenadas no seu lexicón mental e que seriam capazes de usar em determinadas situações comunicativas, quando expostos a determinados estímulos. No segundo capítulo, analisa-se o material recolhido na aplicação da prova de disponibilidade lexical segundo uma perspetiva ortográfica. Por fim, no terceiro capítulo, partindo do pressuposto de que a competência lexical é parte fundamental da competência linguística e de que o professor deve ajudar os alunos a desenvolverem-na, apresentam-se propostas didáticas para trabalhar o vocabulário na aula de ELE. Essas atividades fazem parte das duas unidades didáticas que elaborei no âmbito do estágio pedagógico deste mestrado. |
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Estudo de disponibilidade lexical e ortografia em alunos portugueses de ELE. Propostas didáticas para desenvolvimento da competência lexicalLíngua espanholaLexicologiaDisponibilidade lexicalInterlínguaEnsino do léxicoCompetência lexicalO objetivo primário dos estudos de disponibilidade lexical é determinar o léxico fundamental de uma determinada comunidade linguística. No entanto, percebeu-se que estes estudos têm outras aplicações interessantes e que podem dar um contributo importante para a didática das línguas, nomeadamente estrangeiras. É neste sentido que surge este estudo. Este trabalho é composto por três capítulos. O primeiro tem como objetivo a análise dos resultados da aplicação de uma prova de disponibilidade lexical a um grupo de estudantes portugueses de ELE do ensino secundário, seguindo alguns dos pressupostos do Proyecto Panhispánico de disponibilidad léxica. Pretende-se perceber que palavras espanholas os alunos têm armazenadas no seu lexicón mental e que seriam capazes de usar em determinadas situações comunicativas, quando expostos a determinados estímulos. No segundo capítulo, analisa-se o material recolhido na aplicação da prova de disponibilidade lexical segundo uma perspetiva ortográfica. Por fim, no terceiro capítulo, partindo do pressuposto de que a competência lexical é parte fundamental da competência linguística e de que o professor deve ajudar os alunos a desenvolverem-na, apresentam-se propostas didáticas para trabalhar o vocabulário na aula de ELE. Essas atividades fazem parte das duas unidades didáticas que elaborei no âmbito do estágio pedagógico deste mestrado.The main purpose of the lexical availability studies has been to determine the lexicon of a particular linguistic community. However, it was noted that these studies have other interesting applications and can give an important contribution to the teaching of languages, particularly foreign languages. In this sense, this study arises. This work consists of three chapters. The first aims to analyze the results of the application of a lexical availability’s test to a group of Portuguese students of Spanish as a foreign language in secondary education, following some of the guidelines of Proyecto Panhispánico de disponibilidad léxica. With this study we intend to realize what Spanish words students have stored in their mental lexicon, ready to use in certain communicative situations, when exposed to certain stimulus. In the second chapter I analyze the collected material in the application of the lexical availability’s test according to a lexical orthographic perspective. Finally, in the third chapter, on the assumption that lexical competence is an essential part of linguistic competence and that the teacher should help students to develop it, I present some didactic proposals for working vocabulary in class of Spanish as a foreign language. These activities are part of the two teaching units that worked out within the teaching practice of this master.2016-12-12T12:53:35Z2016-12-12T00:00:00Z2016-12-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7055porMarques, Cláudia Sofia Fernandesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:30Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7055Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:08.829271Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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