Estudo de disponibilidade lexical e ortografia em alunos portugueses de ELE. Propostas didáticas para desenvolvimento da competência lexical

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Cláudia Sofia Fernandes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7055
Resumo: O objetivo primário dos estudos de disponibilidade lexical é determinar o léxico fundamental de uma determinada comunidade linguística. No entanto, percebeu-se que estes estudos têm outras aplicações interessantes e que podem dar um contributo importante para a didática das línguas, nomeadamente estrangeiras. É neste sentido que surge este estudo. Este trabalho é composto por três capítulos. O primeiro tem como objetivo a análise dos resultados da aplicação de uma prova de disponibilidade lexical a um grupo de estudantes portugueses de ELE do ensino secundário, seguindo alguns dos pressupostos do Proyecto Panhispánico de disponibilidad léxica. Pretende-se perceber que palavras espanholas os alunos têm armazenadas no seu lexicón mental e que seriam capazes de usar em determinadas situações comunicativas, quando expostos a determinados estímulos. No segundo capítulo, analisa-se o material recolhido na aplicação da prova de disponibilidade lexical segundo uma perspetiva ortográfica. Por fim, no terceiro capítulo, partindo do pressuposto de que a competência lexical é parte fundamental da competência linguística e de que o professor deve ajudar os alunos a desenvolverem-na, apresentam-se propostas didáticas para trabalhar o vocabulário na aula de ELE. Essas atividades fazem parte das duas unidades didáticas que elaborei no âmbito do estágio pedagógico deste mestrado.
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