O papel da dimensão relacional na implementação da filosofia lean
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/22831 |
Resumo: | Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial |
id |
RCAP_8d4589b44bfed104c2852f6b2836aaaf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22831 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da dimensão relacional na implementação da filosofia leanFilosofia LeanJust-in-timeRacionalizaçãoRelacionamentosRedesLean PhilosophyRationalizationRelationshipsNetworksMestrado Bolonha em Gestão e Estratégia IndustrialO conceito de Filosofia Lean tem como base um conjunto de ferramentas e metodologias, cujo objetivo principal é a redução de todo o tipo de desperdícios. No entanto, embora o foco inicial do Lean seja a eficiência interna, para que uma empresa implemente com sucesso metodologias Lean e beneficie delas, é crucial mobilizar os fornecedores. Apoiado num estudo de caso de uma empresa multinacional do setor automóvel e de um dos seus principais fornecedores, o presente estudo tem como objetivo compreender qual a relevância da dimensão relacional na implementação da Filosofia Lean e como é que, neste contexto, as alterações no relacionamento entre as duas empresas afetam outros relacionamentos. Foi possível concluir que, por um lado, o envolvimento dos fornecedores é crucial a fim de explorar o potencial associado à Filosofia Lean e que, por outro lado, no contexto de implementação desta filosofia, há uma manifestação clara de fenómenos de rede. Foi ainda possível retirar conclusões adicionais. Além das iniciativas Lean de melhoria da eficiência, a realização de projetos inter-organizacionais de desenvolvimento de novas ofertas parece contribuir para manter a atratividade e, nessa medida, a capacidade de mobilização da empresa cliente junto dos fornecedores. Finalmente, um certo grau de homogeneidade na carteira de relacionamentos com clientes contribui para a melhoria da eficiência, ao permitir a exploração de similaridades de requisitos entre os clientes.The concept of Lean Philosophy is based on a set of tools and methodologies, whose main objective is to reduce all types of waste. However, while the initial focus of Lean is internal efficiency, for a company to successfully implement Lean methodologies and benefit from them, it is crucial to mobilize suppliers. Supported by a case study of a multinational company in the automotive sector and one of its main suppliers, this study aims, firstly, to understand the relevance of the relational dimension in the implementation of the Lean Philosophy and, secondly, how – in this context – changes in the relationship between two companies affect other relationships. It was possible to conclude that, on the one hand, the involvement of suppliers is crucial in order to explore the potential associated with the Lean Philosophy and that, on the other hand, in a Lean environment, there is a clear manifestation of network phenomena. It was even possible to draw additional conclusions. In addition to the Lean initiatives to improve efficiency, the inter-organizational projects for the development of new offerings seem to contribute to maintaining the attractiveness and, to that extent, the capacity to mobilize suppliers. Finally, a certain degree of homogeneity in the portfolio of customer relationships contributes to improved efficiency by allowing the exploration of similarities in requirements among customers.Instituto Superior de Economia e GestãoMota, JoãoRepositório da Universidade de LisboaCarreira, Cláudia Alexandra Tavares2021-12-28T18:19:44Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22831porCarreira, Cláudia Alexandra Tavares (2021). "O papel da dimensão relacional na implementação da filosofia lean". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:22Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:09.673127Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da dimensão relacional na implementação da filosofia lean |
title |
O papel da dimensão relacional na implementação da filosofia lean |
spellingShingle |
O papel da dimensão relacional na implementação da filosofia lean Carreira, Cláudia Alexandra Tavares Filosofia Lean Just-in-time Racionalização Relacionamentos Redes Lean Philosophy Rationalization Relationships Networks |
title_short |
O papel da dimensão relacional na implementação da filosofia lean |
title_full |
O papel da dimensão relacional na implementação da filosofia lean |
title_fullStr |
O papel da dimensão relacional na implementação da filosofia lean |
title_full_unstemmed |
O papel da dimensão relacional na implementação da filosofia lean |
title_sort |
O papel da dimensão relacional na implementação da filosofia lean |
author |
Carreira, Cláudia Alexandra Tavares |
author_facet |
Carreira, Cláudia Alexandra Tavares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mota, João Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carreira, Cláudia Alexandra Tavares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filosofia Lean Just-in-time Racionalização Relacionamentos Redes Lean Philosophy Rationalization Relationships Networks |
topic |
Filosofia Lean Just-in-time Racionalização Relacionamentos Redes Lean Philosophy Rationalization Relationships Networks |
description |
Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-28T18:19:44Z 2021-10 2021-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/22831 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/22831 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Carreira, Cláudia Alexandra Tavares (2021). "O papel da dimensão relacional na implementação da filosofia lean". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Superior de Economia e Gestão |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131164711059456 |