O papel da dimensão relacional na implementação da filosofia lean

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carreira, Cláudia Alexandra Tavares
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/22831
Resumo: Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial
id RCAP_8d4589b44bfed104c2852f6b2836aaaf
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/22831
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da dimensão relacional na implementação da filosofia leanFilosofia LeanJust-in-timeRacionalizaçãoRelacionamentosRedesLean PhilosophyRationalizationRelationshipsNetworksMestrado Bolonha em Gestão e Estratégia IndustrialO conceito de Filosofia Lean tem como base um conjunto de ferramentas e metodologias, cujo objetivo principal é a redução de todo o tipo de desperdícios. No entanto, embora o foco inicial do Lean seja a eficiência interna, para que uma empresa implemente com sucesso metodologias Lean e beneficie delas, é crucial mobilizar os fornecedores. Apoiado num estudo de caso de uma empresa multinacional do setor automóvel e de um dos seus principais fornecedores, o presente estudo tem como objetivo compreender qual a relevância da dimensão relacional na implementação da Filosofia Lean e como é que, neste contexto, as alterações no relacionamento entre as duas empresas afetam outros relacionamentos. Foi possível concluir que, por um lado, o envolvimento dos fornecedores é crucial a fim de explorar o potencial associado à Filosofia Lean e que, por outro lado, no contexto de implementação desta filosofia, há uma manifestação clara de fenómenos de rede. Foi ainda possível retirar conclusões adicionais. Além das iniciativas Lean de melhoria da eficiência, a realização de projetos inter-organizacionais de desenvolvimento de novas ofertas parece contribuir para manter a atratividade e, nessa medida, a capacidade de mobilização da empresa cliente junto dos fornecedores. Finalmente, um certo grau de homogeneidade na carteira de relacionamentos com clientes contribui para a melhoria da eficiência, ao permitir a exploração de similaridades de requisitos entre os clientes.The concept of Lean Philosophy is based on a set of tools and methodologies, whose main objective is to reduce all types of waste. However, while the initial focus of Lean is internal efficiency, for a company to successfully implement Lean methodologies and benefit from them, it is crucial to mobilize suppliers. Supported by a case study of a multinational company in the automotive sector and one of its main suppliers, this study aims, firstly, to understand the relevance of the relational dimension in the implementation of the Lean Philosophy and, secondly, how – in this context – changes in the relationship between two companies affect other relationships. It was possible to conclude that, on the one hand, the involvement of suppliers is crucial in order to explore the potential associated with the Lean Philosophy and that, on the other hand, in a Lean environment, there is a clear manifestation of network phenomena. It was even possible to draw additional conclusions. In addition to the Lean initiatives to improve efficiency, the inter-organizational projects for the development of new offerings seem to contribute to maintaining the attractiveness and, to that extent, the capacity to mobilize suppliers. Finally, a certain degree of homogeneity in the portfolio of customer relationships contributes to improved efficiency by allowing the exploration of similarities in requirements among customers.Instituto Superior de Economia e GestãoMota, JoãoRepositório da Universidade de LisboaCarreira, Cláudia Alexandra Tavares2021-12-28T18:19:44Z2021-102021-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/22831porCarreira, Cláudia Alexandra Tavares (2021). "O papel da dimensão relacional na implementação da filosofia lean". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:52:22Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/22831Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:07:09.673127Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da dimensão relacional na implementação da filosofia lean
title O papel da dimensão relacional na implementação da filosofia lean
spellingShingle O papel da dimensão relacional na implementação da filosofia lean
Carreira, Cláudia Alexandra Tavares
Filosofia Lean
Just-in-time
Racionalização
Relacionamentos
Redes
Lean Philosophy
Rationalization
Relationships
Networks
title_short O papel da dimensão relacional na implementação da filosofia lean
title_full O papel da dimensão relacional na implementação da filosofia lean
title_fullStr O papel da dimensão relacional na implementação da filosofia lean
title_full_unstemmed O papel da dimensão relacional na implementação da filosofia lean
title_sort O papel da dimensão relacional na implementação da filosofia lean
author Carreira, Cláudia Alexandra Tavares
author_facet Carreira, Cláudia Alexandra Tavares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Mota, João
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Carreira, Cláudia Alexandra Tavares
dc.subject.por.fl_str_mv Filosofia Lean
Just-in-time
Racionalização
Relacionamentos
Redes
Lean Philosophy
Rationalization
Relationships
Networks
topic Filosofia Lean
Just-in-time
Racionalização
Relacionamentos
Redes
Lean Philosophy
Rationalization
Relationships
Networks
description Mestrado Bolonha em Gestão e Estratégia Industrial
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-28T18:19:44Z
2021-10
2021-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/22831
url http://hdl.handle.net/10400.5/22831
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carreira, Cláudia Alexandra Tavares (2021). "O papel da dimensão relacional na implementação da filosofia lean". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131164711059456