Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gama,Renata Prenstteter
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Sousa,Maria do Carmo de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500084
Resumo: Resumo Este artigo tem como objetivo evidenciar e compreender movimentos do processo de colaboração, enquanto metodologia de formação inicial de professores de matemática em espaços de iniciação à docência. Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa interpretativa, com a utilização da triangulação de documentos, de estudos nacionais e de uma ação de formação de professores de matemática e iniciação à docência de uma universidade federal brasileira (UFSCar). A análise se apropriou de conceitos que envolvem processos de reflexão, investigação, parceria e colaboração para o desenvolvimento profissional docente. Os resultados evidenciam que os movimentos de colaboração se tornaram uma metodologia de formação inicial de professores ao considerar e valorizar um processo longitudinal de: co-formação entre todos os envolvidos; diálogos e negociações no planejar, desenvolver e avaliar as práticas docentes; intencionalidades e engajamentos institucionais e práticas e escritas reflexivas e investigativas no/do processo de formação vivido.
id RCAP_8d61128d330a3364b15c4adcd2498040
oai_identifier_str oai:scielo:S2182-84742021000500084
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docênciacolaboraçãoiniciação à docênciaformação inicial de professoresensino superiorlicenciatura em matemáticaResumo Este artigo tem como objetivo evidenciar e compreender movimentos do processo de colaboração, enquanto metodologia de formação inicial de professores de matemática em espaços de iniciação à docência. Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa interpretativa, com a utilização da triangulação de documentos, de estudos nacionais e de uma ação de formação de professores de matemática e iniciação à docência de uma universidade federal brasileira (UFSCar). A análise se apropriou de conceitos que envolvem processos de reflexão, investigação, parceria e colaboração para o desenvolvimento profissional docente. Os resultados evidenciam que os movimentos de colaboração se tornaram uma metodologia de formação inicial de professores ao considerar e valorizar um processo longitudinal de: co-formação entre todos os envolvidos; diálogos e negociações no planejar, desenvolver e avaliar as práticas docentes; intencionalidades e engajamentos institucionais e práticas e escritas reflexivas e investigativas no/do processo de formação vivido.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2021-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500084Sisyphus - Journal of Education v.9 n.2 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500084Gama,Renata PrenstteterSousa,Maria do Carmo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:29:20Zoai:scielo:S2182-84742021000500084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:19.773206Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docência
title Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docência
spellingShingle Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docência
Gama,Renata Prenstteter
colaboração
iniciação à docência
formação inicial de professores
ensino superior
licenciatura em matemática
title_short Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docência
title_full Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docência
title_fullStr Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docência
title_full_unstemmed Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docência
title_sort Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docência
author Gama,Renata Prenstteter
author_facet Gama,Renata Prenstteter
Sousa,Maria do Carmo de
author_role author
author2 Sousa,Maria do Carmo de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gama,Renata Prenstteter
Sousa,Maria do Carmo de
dc.subject.por.fl_str_mv colaboração
iniciação à docência
formação inicial de professores
ensino superior
licenciatura em matemática
topic colaboração
iniciação à docência
formação inicial de professores
ensino superior
licenciatura em matemática
description Resumo Este artigo tem como objetivo evidenciar e compreender movimentos do processo de colaboração, enquanto metodologia de formação inicial de professores de matemática em espaços de iniciação à docência. Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa interpretativa, com a utilização da triangulação de documentos, de estudos nacionais e de uma ação de formação de professores de matemática e iniciação à docência de uma universidade federal brasileira (UFSCar). A análise se apropriou de conceitos que envolvem processos de reflexão, investigação, parceria e colaboração para o desenvolvimento profissional docente. Os resultados evidenciam que os movimentos de colaboração se tornaram uma metodologia de formação inicial de professores ao considerar e valorizar um processo longitudinal de: co-formação entre todos os envolvidos; diálogos e negociações no planejar, desenvolver e avaliar as práticas docentes; intencionalidades e engajamentos institucionais e práticas e escritas reflexivas e investigativas no/do processo de formação vivido.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500084
url http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500084
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500084
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv Sisyphus - Journal of Education v.9 n.2 2021
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137392380084224