Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500084 |
Resumo: | Resumo Este artigo tem como objetivo evidenciar e compreender movimentos do processo de colaboração, enquanto metodologia de formação inicial de professores de matemática em espaços de iniciação à docência. Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa interpretativa, com a utilização da triangulação de documentos, de estudos nacionais e de uma ação de formação de professores de matemática e iniciação à docência de uma universidade federal brasileira (UFSCar). A análise se apropriou de conceitos que envolvem processos de reflexão, investigação, parceria e colaboração para o desenvolvimento profissional docente. Os resultados evidenciam que os movimentos de colaboração se tornaram uma metodologia de formação inicial de professores ao considerar e valorizar um processo longitudinal de: co-formação entre todos os envolvidos; diálogos e negociações no planejar, desenvolver e avaliar as práticas docentes; intencionalidades e engajamentos institucionais e práticas e escritas reflexivas e investigativas no/do processo de formação vivido. |
id |
RCAP_8d61128d330a3364b15c4adcd2498040 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S2182-84742021000500084 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docênciacolaboraçãoiniciação à docênciaformação inicial de professoresensino superiorlicenciatura em matemáticaResumo Este artigo tem como objetivo evidenciar e compreender movimentos do processo de colaboração, enquanto metodologia de formação inicial de professores de matemática em espaços de iniciação à docência. Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa interpretativa, com a utilização da triangulação de documentos, de estudos nacionais e de uma ação de formação de professores de matemática e iniciação à docência de uma universidade federal brasileira (UFSCar). A análise se apropriou de conceitos que envolvem processos de reflexão, investigação, parceria e colaboração para o desenvolvimento profissional docente. Os resultados evidenciam que os movimentos de colaboração se tornaram uma metodologia de formação inicial de professores ao considerar e valorizar um processo longitudinal de: co-formação entre todos os envolvidos; diálogos e negociações no planejar, desenvolver e avaliar as práticas docentes; intencionalidades e engajamentos institucionais e práticas e escritas reflexivas e investigativas no/do processo de formação vivido.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa2021-10-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500084Sisyphus - Journal of Education v.9 n.2 2021reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500084Gama,Renata PrenstteterSousa,Maria do Carmo deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:29:20Zoai:scielo:S2182-84742021000500084Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:33:19.773206Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docência |
title |
Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docência |
spellingShingle |
Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docência Gama,Renata Prenstteter colaboração iniciação à docência formação inicial de professores ensino superior licenciatura em matemática |
title_short |
Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docência |
title_full |
Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docência |
title_fullStr |
Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docência |
title_full_unstemmed |
Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docência |
title_sort |
Colaboração Enquanto Metodologia de Formação Inicial de Professores em Espaços de Iniciação à Docência |
author |
Gama,Renata Prenstteter |
author_facet |
Gama,Renata Prenstteter Sousa,Maria do Carmo de |
author_role |
author |
author2 |
Sousa,Maria do Carmo de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gama,Renata Prenstteter Sousa,Maria do Carmo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
colaboração iniciação à docência formação inicial de professores ensino superior licenciatura em matemática |
topic |
colaboração iniciação à docência formação inicial de professores ensino superior licenciatura em matemática |
description |
Resumo Este artigo tem como objetivo evidenciar e compreender movimentos do processo de colaboração, enquanto metodologia de formação inicial de professores de matemática em espaços de iniciação à docência. Para isso, foi realizada uma investigação qualitativa interpretativa, com a utilização da triangulação de documentos, de estudos nacionais e de uma ação de formação de professores de matemática e iniciação à docência de uma universidade federal brasileira (UFSCar). A análise se apropriou de conceitos que envolvem processos de reflexão, investigação, parceria e colaboração para o desenvolvimento profissional docente. Os resultados evidenciam que os movimentos de colaboração se tornaram uma metodologia de formação inicial de professores ao considerar e valorizar um processo longitudinal de: co-formação entre todos os envolvidos; diálogos e negociações no planejar, desenvolver e avaliar as práticas docentes; intencionalidades e engajamentos institucionais e práticas e escritas reflexivas e investigativas no/do processo de formação vivido. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-10-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500084 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500084 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-84742021000500084 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
Sisyphus - Journal of Education v.9 n.2 2021 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137392380084224 |