Ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa: proposta para avaliação do programa do Ensino Básico São-Tomense
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/26790 |
Resumo: | No âmbito de um projeto de investigação em desenvolvimento, com o foco na formação em serviço de professores de Língua Portuguesa (LP) do Ensino Básico (EB) de São Tomé, este artigo tem como objetivos: i) Evidenciar o que a investigação defende acerca da avaliação enquanto potenciadora da aprendizagem; ii) Caracterizar o contexto de ensino são-tomense, com enfoque no EB, no seu sistema de avaliação e na importância atribuída à LP; iii) Contribuir para a construção de um referencial de avaliação de programas oficiais de ensino. A abordagem metodológica caracteriza-se pela análise documental, tendo-se analisado os Programas do EB de São Tomé e Príncipe, bem como outros documentos que, dada a importância de se considerar o contexto e a função do Programa oficial, serviram de base para a interpretação do objeto de estudo. |
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Ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa: proposta para avaliação do programa do Ensino Básico São-TomenseAprendizagem da Língua PortuguesaAvaliaçãoPrograma oficial de ensinoReferencial de avaliaçãoSão Tomé e PríncipeNo âmbito de um projeto de investigação em desenvolvimento, com o foco na formação em serviço de professores de Língua Portuguesa (LP) do Ensino Básico (EB) de São Tomé, este artigo tem como objetivos: i) Evidenciar o que a investigação defende acerca da avaliação enquanto potenciadora da aprendizagem; ii) Caracterizar o contexto de ensino são-tomense, com enfoque no EB, no seu sistema de avaliação e na importância atribuída à LP; iii) Contribuir para a construção de um referencial de avaliação de programas oficiais de ensino. A abordagem metodológica caracteriza-se pela análise documental, tendo-se analisado os Programas do EB de São Tomé e Príncipe, bem como outros documentos que, dada a importância de se considerar o contexto e a função do Programa oficial, serviram de base para a interpretação do objeto de estudo.In a developing research project context, focused on the in-service training of Portuguese Language (PL) Teachers of Basic Education (BE) in São Tomé (ST), this article core objectives are: i) To highlight what the research reveals about evaluation as an enhancer of language learning; ii) To characterize the teaching context in ST, focusing on its evaluation system and the importance attributed to the PL; iii) To contribute to the construction of an evaluation framework of official teaching programs. The methodological approach is characterized by documental analysis and, given the importance of considering both function and context of the official program, served as basis for an analysis of the São Tomé and Principe’s BE Programs as well as other documents which served as the basis for the interpretation of the study object.Universidade Federal da Paraíba2019-10-17T10:24:55Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/26790por1983-157910.22478/ufpb.1983-1579.2018v1n11.35694Gorgulho, Ana RitaCosta, NilzaTeixeira, Madalenainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:51:50Zoai:ria.ua.pt:10773/26790Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:59:40.043170Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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