Do impresso ao digital: o processo de transição do New York Times

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Isabella de Sousa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://journals.openedition.org/cp/5048
Resumo: Este artigo procurou analisar o processo de transição do New York Times para o paradigma de negócios digital, processo que possui características específicas, responsáveis por tornar a sua adaptação à Web 2.0 possível e, além disso, lucrativa. Tal estudo se justifica devido à própria tradição do periódico, já que ele está presente desde 1851, tendo sido fundado por Henry R. Raymond. Atualmente, o NYT dá um passo à frente, procurando se destacar também na produção de conteúdo online e, consequentemente, atrair mais assinantes digitais. Nesse sentido, este artigo procura entender quais estratégias têm sido adotadas pelo jornal para enfrentar a crise vivenciada pelo jornalismo mundialmente e, assim, se reinventar em um cenário digital.
id RCAP_8d697389c7073c9a605c2c9b334b7215
oai_identifier_str oai:revues.org:cp/5048
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Do impresso ao digital: o processo de transição do New York TimesjournalismNew York Timesdigital business paradigmWeb 2.0jornalismoNew York Timesparadigma de negócios digitalWeb 2.0Este artigo procurou analisar o processo de transição do New York Times para o paradigma de negócios digital, processo que possui características específicas, responsáveis por tornar a sua adaptação à Web 2.0 possível e, além disso, lucrativa. Tal estudo se justifica devido à própria tradição do periódico, já que ele está presente desde 1851, tendo sido fundado por Henry R. Raymond. Atualmente, o NYT dá um passo à frente, procurando se destacar também na produção de conteúdo online e, consequentemente, atrair mais assinantes digitais. Nesse sentido, este artigo procura entender quais estratégias têm sido adotadas pelo jornal para enfrentar a crise vivenciada pelo jornalismo mundialmente e, assim, se reinventar em um cenário digital.This paper aimed to analyze the transition process faced by The New York Times to achieve its digital business paradigm, which has specific aspects, responsible for making its adaptation to the Web 2.0 possible and also profitable. This study matters because of the newspaper’s tradition, as it exists since 1851, founded by Henry R. Raymond. Nowadays, the NYT gives a step further because it seeks for highlighting at the digital content production and, as a consequence, has the purpose of attracting new digital subscribers. So, this article tries to understand which strategies have been adopted by this newspaper to face the journalism crisis worldwide, reinventing itself in the digital scene.Escola Superior de Comunicação SocialComunicação pública2019-12-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://journals.openedition.org/cp/5048oai:revues.org:cp/5048porurn:doi:10.4000/cp.5048http://journals.openedition.org/cp/5048Gonçalves, Isabella de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-24T11:07:31Zoai:revues.org:cp/5048Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:23.837143Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Do impresso ao digital: o processo de transição do New York Times
title Do impresso ao digital: o processo de transição do New York Times
spellingShingle Do impresso ao digital: o processo de transição do New York Times
Gonçalves, Isabella de Sousa
journalism
New York Times
digital business paradigm
Web 2.0
jornalismo
New York Times
paradigma de negócios digital
Web 2.0
title_short Do impresso ao digital: o processo de transição do New York Times
title_full Do impresso ao digital: o processo de transição do New York Times
title_fullStr Do impresso ao digital: o processo de transição do New York Times
title_full_unstemmed Do impresso ao digital: o processo de transição do New York Times
title_sort Do impresso ao digital: o processo de transição do New York Times
author Gonçalves, Isabella de Sousa
author_facet Gonçalves, Isabella de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Isabella de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv journalism
New York Times
digital business paradigm
Web 2.0
jornalismo
New York Times
paradigma de negócios digital
Web 2.0
topic journalism
New York Times
digital business paradigm
Web 2.0
jornalismo
New York Times
paradigma de negócios digital
Web 2.0
description Este artigo procurou analisar o processo de transição do New York Times para o paradigma de negócios digital, processo que possui características específicas, responsáveis por tornar a sua adaptação à Web 2.0 possível e, além disso, lucrativa. Tal estudo se justifica devido à própria tradição do periódico, já que ele está presente desde 1851, tendo sido fundado por Henry R. Raymond. Atualmente, o NYT dá um passo à frente, procurando se destacar também na produção de conteúdo online e, consequentemente, atrair mais assinantes digitais. Nesse sentido, este artigo procura entender quais estratégias têm sido adotadas pelo jornal para enfrentar a crise vivenciada pelo jornalismo mundialmente e, assim, se reinventar em um cenário digital.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://journals.openedition.org/cp/5048
oai:revues.org:cp/5048
url http://journals.openedition.org/cp/5048
identifier_str_mv oai:revues.org:cp/5048
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv urn:doi:10.4000/cp.5048
http://journals.openedition.org/cp/5048
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Comunicação Social
Comunicação pública
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130597885476864