O jogo na cultura : análise da cobertura de videogames na editoria de Arts do Nytimes.com

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gloria, Rafael Silveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/37566
Resumo: Esta monografia tem como tema os jogos na editoria de Arts do The New York Times. O objetivo geral é analisar as características da cobertura da subeditoria de Video Games localizada na editoria de Arts do periódico. Para isso, foram reunidos todos os textos jornalísticos publicados na subeditoria durante o período de 01 de junho a 31 de agosto de 2011 – um corpus de 26 textos estudados por meio da análise de conteúdo. Para situarmos os games como um fenômeno cultural pertinente ao campo do jornalismo e da cultura, no primeiro capítulo, identificamos as características do jornalismo cultural, a sua relação com o sistema de produção cultural e ampliamos o conceito de cultura. A seguir, situamos historicamente o The New York Times e o seu interesse editorial nos videogames. Por fim, para descobrirmos quais os critérios que o Times utiliza para tratar o assunto como um dos segmentos da sua editoria de Arts, partimos para análise quantitativa e qualitativa do material selecionado. Em nossa análise quantitativa, após a contextualização e as leituras exploratórias feitas sobre o material, separamos a amostra por gêneros jornalísticos. Já para a análise qualitativa observamos as ênfases temáticas dominantes dentro dos diferentes gêneros jornalísticos identificados na subeditoria de Video Games, assim como analisamos os principais aspectos do jogo que são levados em conta na cobertura. Entre as conclusões que chegamos é que é na resenha e nas matérias que, a partir de uma abordagem mais artística e contextualizando os games como fenômeno cultural, se justifica a presença dos videogames na editoria de Arts do The New York Times.
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