Responsabilidade Social Corporativa: Sustentabilidade, Reputação e Gestão dos Stakeholders

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eusébio, Luís Eduardo Crespo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/75125
Resumo: O modelo de desenvolvimento em que se alicerçou o desregrado progresso económico dos últimos 200 anos, pautado por uma obsessiva maximização do lucro, evidencia-se, atualmente, insustentável, atendendo à destruição de capital social e ambiental que provocou. As organizações têm, por isso, sido submetidas a uma crescente pressão para reconfigurarem as suas prioridades à luz das necessidades, expectativas e aspirações das suas constelações de stakeholders. Tendo em conta o défice de legitimação social que defrontam, cada vez mais se manifesta imprescindível que as empresas fomentem um permanente diálogo com todos os seus grupos de interesse, procurando, acima de tudo, contribuir para um crescimento inteligente, inclusivo, justo e sustentável da sociedade. A noção de ‘Responsabilidade Social Corporativa’ emerge desta premente necessidade de integrar preocupações de cariz social e ambiental na agenda das organizações, em nome de uma forma mais aberta, humana e transparente de fazer negócios. Desde a década de 1950, múltiplos foram os autores que se debruçaram sobre este conceito, que, ao longo do tempo, deixou de ser conotado com as ideias de filantropia e caridade para passar a ser integrado no âmago do planeamento estratégico das companhias. A Responsabilidade Social Corporativa não responde, somente, a um imperativo de natureza ética ou moral. Trata-se, de igual modo, de um imperativo económico. Um posicionamento baseado numa postura responsiva em relação às necessidades e reivindicações dos stakeholders e da sociedade releva de uma capacidade ímpar para incrementar o capital reputacional da empresa – os públicos sentirão uma maior propensão para se identificarem com organizações em que reconheçam traços de caráter confiáveis e prestigiados. Deste modo, num contexto marcado pelo constante escrutínio fomentado pelas ferramentas da Web 2.0, o cumprimento dos deveres de cidadania corporativa emerge como condição basilar para o sucesso das empresas a longo prazo.
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