As atitudes do professor e a sua participação na mudança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/4125 |
Resumo: | Neste artigo relacionamos a receptividade à inovação, entendida como a "atitude que o professor assume perante a inovação", e a inovação pedagógica. De seguida, abordamos as diversas "fases de preocupações" do professor relativamente a uma inovação que se quer implementar, desde a simples tomada de consciência, até à reavaliação/reajustamento, reflectindo sobre as implicações decorrentes desta evolução ao nível das suas atitudes. Concluímos realçando a importância do desenvolvimento de uma crescente abertura à mudança por parte do professor tendo em vista uma transformação significativa do ensino. |
id |
RCAP_8d7225f5345b804b1f033dc9d26575a0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4125 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As atitudes do professor e a sua participação na mudançaAtitudesProfessormudançainovação pedagógicaNeste artigo relacionamos a receptividade à inovação, entendida como a "atitude que o professor assume perante a inovação", e a inovação pedagógica. De seguida, abordamos as diversas "fases de preocupações" do professor relativamente a uma inovação que se quer implementar, desde a simples tomada de consciência, até à reavaliação/reajustamento, reflectindo sobre as implicações decorrentes desta evolução ao nível das suas atitudes. Concluímos realçando a importância do desenvolvimento de uma crescente abertura à mudança por parte do professor tendo em vista uma transformação significativa do ensino.Repositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCardoso, Ana Paula2017-01-27T13:37:15Z20052005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/4125porCardoso, A. P. (2005). As atitudes do professor e a sua participação na mudança. Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano 39 (2), 245-267.1647-8614info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:27:04Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/4125Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:52.296400Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As atitudes do professor e a sua participação na mudança |
title |
As atitudes do professor e a sua participação na mudança |
spellingShingle |
As atitudes do professor e a sua participação na mudança Cardoso, Ana Paula Atitudes Professor mudança inovação pedagógica |
title_short |
As atitudes do professor e a sua participação na mudança |
title_full |
As atitudes do professor e a sua participação na mudança |
title_fullStr |
As atitudes do professor e a sua participação na mudança |
title_full_unstemmed |
As atitudes do professor e a sua participação na mudança |
title_sort |
As atitudes do professor e a sua participação na mudança |
author |
Cardoso, Ana Paula |
author_facet |
Cardoso, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atitudes Professor mudança inovação pedagógica |
topic |
Atitudes Professor mudança inovação pedagógica |
description |
Neste artigo relacionamos a receptividade à inovação, entendida como a "atitude que o professor assume perante a inovação", e a inovação pedagógica. De seguida, abordamos as diversas "fases de preocupações" do professor relativamente a uma inovação que se quer implementar, desde a simples tomada de consciência, até à reavaliação/reajustamento, reflectindo sobre as implicações decorrentes desta evolução ao nível das suas atitudes. Concluímos realçando a importância do desenvolvimento de uma crescente abertura à mudança por parte do professor tendo em vista uma transformação significativa do ensino. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-01-01T00:00:00Z 2017-01-27T13:37:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/4125 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/4125 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cardoso, A. P. (2005). As atitudes do professor e a sua participação na mudança. Revista Portuguesa de Pedagogia, Ano 39 (2), 245-267. 1647-8614 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130896567107584 |