A Receptividade à Mudança e à Inovação Pedagógica: O Professor e o Contexto Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cardoso, Ana Paula
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/3552
Resumo: Na primeira parte da obra, a autora procede a uma revisão exaustiva da receptividade e da resistência dos professores à inovação e analisa, entre outras, o impacto das variáveis de personalidade, do contexto escolar e da formação nas práticas profissionais. Na segunda parte, apresentam-se os principais resultados e conclusões de um estudo empírico que confirmam que a inovação e a mudança são processos complexos, plurais e multideterminados. Tem, assim, o leitor oportunidade de compreender os factores que facilitam e/ou dificultam os processos de inovação e de intervir no sentido de melhorar os dispositivos que induzem a práticas educativas mais eficazes.
id RCAP_f6f48016dea94d4a23dd554a56e2c96d
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3552
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Receptividade à Mudança e à Inovação Pedagógica: O Professor e o Contexto EscolarMudança educativaInovação pedagógicaAtitudesProfessoresContexto escolarFormação de professoresNa primeira parte da obra, a autora procede a uma revisão exaustiva da receptividade e da resistência dos professores à inovação e analisa, entre outras, o impacto das variáveis de personalidade, do contexto escolar e da formação nas práticas profissionais. Na segunda parte, apresentam-se os principais resultados e conclusões de um estudo empírico que confirmam que a inovação e a mudança são processos complexos, plurais e multideterminados. Tem, assim, o leitor oportunidade de compreender os factores que facilitam e/ou dificultam os processos de inovação e de intervir no sentido de melhorar os dispositivos que induzem a práticas educativas mais eficazes.Edições AsaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCardoso, Ana Paula2016-12-29T10:38:17Z2003-012003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/3552por9789724132051info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:54Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3552Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:36.593515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Receptividade à Mudança e à Inovação Pedagógica: O Professor e o Contexto Escolar
title A Receptividade à Mudança e à Inovação Pedagógica: O Professor e o Contexto Escolar
spellingShingle A Receptividade à Mudança e à Inovação Pedagógica: O Professor e o Contexto Escolar
Cardoso, Ana Paula
Mudança educativa
Inovação pedagógica
Atitudes
Professores
Contexto escolar
Formação de professores
title_short A Receptividade à Mudança e à Inovação Pedagógica: O Professor e o Contexto Escolar
title_full A Receptividade à Mudança e à Inovação Pedagógica: O Professor e o Contexto Escolar
title_fullStr A Receptividade à Mudança e à Inovação Pedagógica: O Professor e o Contexto Escolar
title_full_unstemmed A Receptividade à Mudança e à Inovação Pedagógica: O Professor e o Contexto Escolar
title_sort A Receptividade à Mudança e à Inovação Pedagógica: O Professor e o Contexto Escolar
author Cardoso, Ana Paula
author_facet Cardoso, Ana Paula
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Cardoso, Ana Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Mudança educativa
Inovação pedagógica
Atitudes
Professores
Contexto escolar
Formação de professores
topic Mudança educativa
Inovação pedagógica
Atitudes
Professores
Contexto escolar
Formação de professores
description Na primeira parte da obra, a autora procede a uma revisão exaustiva da receptividade e da resistência dos professores à inovação e analisa, entre outras, o impacto das variáveis de personalidade, do contexto escolar e da formação nas práticas profissionais. Na segunda parte, apresentam-se os principais resultados e conclusões de um estudo empírico que confirmam que a inovação e a mudança são processos complexos, plurais e multideterminados. Tem, assim, o leitor oportunidade de compreender os factores que facilitam e/ou dificultam os processos de inovação e de intervir no sentido de melhorar os dispositivos que induzem a práticas educativas mais eficazes.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01
2003-01-01T00:00:00Z
2016-12-29T10:38:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/3552
url http://hdl.handle.net/10400.19/3552
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 9789724132051
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Asa
publisher.none.fl_str_mv Edições Asa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130893386776576