A Receptividade à Mudança e à Inovação Pedagógica: O Professor e o Contexto Escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.19/3552 |
Resumo: | Na primeira parte da obra, a autora procede a uma revisão exaustiva da receptividade e da resistência dos professores à inovação e analisa, entre outras, o impacto das variáveis de personalidade, do contexto escolar e da formação nas práticas profissionais. Na segunda parte, apresentam-se os principais resultados e conclusões de um estudo empírico que confirmam que a inovação e a mudança são processos complexos, plurais e multideterminados. Tem, assim, o leitor oportunidade de compreender os factores que facilitam e/ou dificultam os processos de inovação e de intervir no sentido de melhorar os dispositivos que induzem a práticas educativas mais eficazes. |
id |
RCAP_f6f48016dea94d4a23dd554a56e2c96d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3552 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A Receptividade à Mudança e à Inovação Pedagógica: O Professor e o Contexto EscolarMudança educativaInovação pedagógicaAtitudesProfessoresContexto escolarFormação de professoresNa primeira parte da obra, a autora procede a uma revisão exaustiva da receptividade e da resistência dos professores à inovação e analisa, entre outras, o impacto das variáveis de personalidade, do contexto escolar e da formação nas práticas profissionais. Na segunda parte, apresentam-se os principais resultados e conclusões de um estudo empírico que confirmam que a inovação e a mudança são processos complexos, plurais e multideterminados. Tem, assim, o leitor oportunidade de compreender os factores que facilitam e/ou dificultam os processos de inovação e de intervir no sentido de melhorar os dispositivos que induzem a práticas educativas mais eficazes.Edições AsaRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuCardoso, Ana Paula2016-12-29T10:38:17Z2003-012003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/3552por9789724132051info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:26:54Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/3552Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:42:36.593515Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Receptividade à Mudança e à Inovação Pedagógica: O Professor e o Contexto Escolar |
title |
A Receptividade à Mudança e à Inovação Pedagógica: O Professor e o Contexto Escolar |
spellingShingle |
A Receptividade à Mudança e à Inovação Pedagógica: O Professor e o Contexto Escolar Cardoso, Ana Paula Mudança educativa Inovação pedagógica Atitudes Professores Contexto escolar Formação de professores |
title_short |
A Receptividade à Mudança e à Inovação Pedagógica: O Professor e o Contexto Escolar |
title_full |
A Receptividade à Mudança e à Inovação Pedagógica: O Professor e o Contexto Escolar |
title_fullStr |
A Receptividade à Mudança e à Inovação Pedagógica: O Professor e o Contexto Escolar |
title_full_unstemmed |
A Receptividade à Mudança e à Inovação Pedagógica: O Professor e o Contexto Escolar |
title_sort |
A Receptividade à Mudança e à Inovação Pedagógica: O Professor e o Contexto Escolar |
author |
Cardoso, Ana Paula |
author_facet |
Cardoso, Ana Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, Ana Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mudança educativa Inovação pedagógica Atitudes Professores Contexto escolar Formação de professores |
topic |
Mudança educativa Inovação pedagógica Atitudes Professores Contexto escolar Formação de professores |
description |
Na primeira parte da obra, a autora procede a uma revisão exaustiva da receptividade e da resistência dos professores à inovação e analisa, entre outras, o impacto das variáveis de personalidade, do contexto escolar e da formação nas práticas profissionais. Na segunda parte, apresentam-se os principais resultados e conclusões de um estudo empírico que confirmam que a inovação e a mudança são processos complexos, plurais e multideterminados. Tem, assim, o leitor oportunidade de compreender os factores que facilitam e/ou dificultam os processos de inovação e de intervir no sentido de melhorar os dispositivos que induzem a práticas educativas mais eficazes. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003-01 2003-01-01T00:00:00Z 2016-12-29T10:38:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/book |
format |
book |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.19/3552 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.19/3552 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
9789724132051 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Asa |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Asa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817550475760762880 |