Alimentação e nutrição na pessoa idosa - Alimentação e hidratação no idoso com demência e disfagia.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mateus, Maria Palma
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Popa, Cezara, Correia, Maria Marta, Braz, Nidia
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/18303
Resumo: A demência carateriza-se pela perda de capacidades cognitivas, o que compromete as atividades da vida diária. São afetadas funções como a memória, capacidades de linguagem, perceção visual, resolução de problemas, capacidade de gerir a própria vida, capacidade de concentração e atenção. Engloba uma grande classe de distúrbios cerebrais e muitas deles são irreversíveis. Os tipos de demência mais comuns são a doença de Alzheimer e a demência Vascular, podendo ocorrer em simultâneo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2004, a 6ª principal causa de morte nos países mais desenvolvidos foi a demência, e a doença de Alzheimer foi considerada a 5ª causa de morte mais frequente, em 2006. Atualmente, é considerada uma epidemia global com impacto a nível social, económico e da saúde. Visto isto, é de extrema importância aumentar o conhecimento sobre os fatores ambientais que intervêm na origem e evolução da doença e adotar estratégias preventivas. A prevenção deve focar-se na modulação dos fatores de risco modificáveis (estilo de vida).
id RCAP_8d7d89a9fc4bea22b23fd1a86e1c7e38
oai_identifier_str oai:sapientia.ualg.pt:10400.1/18303
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Alimentação e nutrição na pessoa idosa - Alimentação e hidratação no idoso com demência e disfagia.AlimentaçãoNutriçãoIdosoDemênciaDisfagiaA demência carateriza-se pela perda de capacidades cognitivas, o que compromete as atividades da vida diária. São afetadas funções como a memória, capacidades de linguagem, perceção visual, resolução de problemas, capacidade de gerir a própria vida, capacidade de concentração e atenção. Engloba uma grande classe de distúrbios cerebrais e muitas deles são irreversíveis. Os tipos de demência mais comuns são a doença de Alzheimer e a demência Vascular, podendo ocorrer em simultâneo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2004, a 6ª principal causa de morte nos países mais desenvolvidos foi a demência, e a doença de Alzheimer foi considerada a 5ª causa de morte mais frequente, em 2006. Atualmente, é considerada uma epidemia global com impacto a nível social, económico e da saúde. Visto isto, é de extrema importância aumentar o conhecimento sobre os fatores ambientais que intervêm na origem e evolução da doença e adotar estratégias preventivas. A prevenção deve focar-se na modulação dos fatores de risco modificáveis (estilo de vida).Universidade do AlgarveSapientiaMateus, Maria PalmaPopa, CezaraCorreia, Maria MartaBraz, Nidia2022-09-27T08:42:07Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/18303porMateus, M. P., Popa, C., Correia, M. M., & Braz, N. (2019). ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA PESSOA IDOSA - Alimentação e hidratação no idoso com demência e disfagia. Universidade do Algarve.978-989-8859-83-9info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:30:32Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/18303Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:08:06.146270Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Alimentação e nutrição na pessoa idosa - Alimentação e hidratação no idoso com demência e disfagia.
title Alimentação e nutrição na pessoa idosa - Alimentação e hidratação no idoso com demência e disfagia.
spellingShingle Alimentação e nutrição na pessoa idosa - Alimentação e hidratação no idoso com demência e disfagia.
Mateus, Maria Palma
Alimentação
Nutrição
Idoso
Demência
Disfagia
title_short Alimentação e nutrição na pessoa idosa - Alimentação e hidratação no idoso com demência e disfagia.
title_full Alimentação e nutrição na pessoa idosa - Alimentação e hidratação no idoso com demência e disfagia.
title_fullStr Alimentação e nutrição na pessoa idosa - Alimentação e hidratação no idoso com demência e disfagia.
title_full_unstemmed Alimentação e nutrição na pessoa idosa - Alimentação e hidratação no idoso com demência e disfagia.
title_sort Alimentação e nutrição na pessoa idosa - Alimentação e hidratação no idoso com demência e disfagia.
author Mateus, Maria Palma
author_facet Mateus, Maria Palma
Popa, Cezara
Correia, Maria Marta
Braz, Nidia
author_role author
author2 Popa, Cezara
Correia, Maria Marta
Braz, Nidia
author2_role author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sapientia
dc.contributor.author.fl_str_mv Mateus, Maria Palma
Popa, Cezara
Correia, Maria Marta
Braz, Nidia
dc.subject.por.fl_str_mv Alimentação
Nutrição
Idoso
Demência
Disfagia
topic Alimentação
Nutrição
Idoso
Demência
Disfagia
description A demência carateriza-se pela perda de capacidades cognitivas, o que compromete as atividades da vida diária. São afetadas funções como a memória, capacidades de linguagem, perceção visual, resolução de problemas, capacidade de gerir a própria vida, capacidade de concentração e atenção. Engloba uma grande classe de distúrbios cerebrais e muitas deles são irreversíveis. Os tipos de demência mais comuns são a doença de Alzheimer e a demência Vascular, podendo ocorrer em simultâneo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2004, a 6ª principal causa de morte nos países mais desenvolvidos foi a demência, e a doença de Alzheimer foi considerada a 5ª causa de morte mais frequente, em 2006. Atualmente, é considerada uma epidemia global com impacto a nível social, económico e da saúde. Visto isto, é de extrema importância aumentar o conhecimento sobre os fatores ambientais que intervêm na origem e evolução da doença e adotar estratégias preventivas. A prevenção deve focar-se na modulação dos fatores de risco modificáveis (estilo de vida).
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2022-09-27T08:42:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.1/18303
url http://hdl.handle.net/10400.1/18303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Mateus, M. P., Popa, C., Correia, M. M., & Braz, N. (2019). ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO NA PESSOA IDOSA - Alimentação e hidratação no idoso com demência e disfagia. Universidade do Algarve.
978-989-8859-83-9
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Algarve
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Algarve
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133326514061312