Estratégias competitivas e Impacto do grupo hoteleiro Vila Galé nos territórios de baixa densidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/48577 |
Resumo: | O setor do Turismo tem um forte impacto e importância em Portugal, sendo este um dos países com mais “condições” para apostar no desenvolvimento deste setor. O facto de Portugal ser um país banhado na sua maioria pelo oceano atlântico, faz com que um dos principais produtos turísticos seja o turismo de “sol e praia”, que conduz a uma forte concentração da procura turística e, consequentemente, da oferta turística no litoral. De forma a que uma empresa apresente um desempenho superior em relação aos concorrentes diretos, é necessário adotar medidas ligadas à gestão estratégica que visem aumentar a eficiência e a rentabilidade do negócio. Após analisar as estratégias de desempenho principais é possível chegar a um conjunto de modelos e conceitos que poderão facilitar o desenvolvimento das empresas. Num meio cada vez mais competitivo, as empresas têm de adotar novas formas de se destacar face aos restantes concorrentes e ao mercado onde estão inseridas demonstrando assim maior exigência aos gestores. Nesta balança torna-se também necessário apresentar níveis de sustentabilidade equivalentes ao sucesso da empresa. É possível verificar que o turismo é um setor bastante competitivo surgindo com frequência projetos inovadores capazes de alterar as perspetivas iniciais dos seus concorrentes. O aumento da exigência dos consumidores é também um fator chave levando à criação de novos modelos de negócio. O presente projeto de investigação tem como objetivo perceber e analisar quais as estratégias competitivas no setor turístico, na região do Alto Alentejo, através da presença de hotéis pertencentes à cadeia hoteleira Vila Galé que abriram muito recentemente percebendo de que forma os mais variados componentes deste setor hoteleiro poderão ser relevantes para o sucesso de empresas desta área. O objetivo principal passa por estudar quais os fatores de maior relevância para a tomada de determinadas decisões estratégicas. |
id |
RCAP_8d8abf0d670c967bd5b31418cc3e89f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/48577 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estratégias competitivas e Impacto do grupo hoteleiro Vila Galé nos territórios de baixa densidadeEstratégias CompetitivasVila Galé HotéisTurismoHotelariaAlto AlentejoCompetitive StrategiesVila Galé HotelsTourism,HospitalityAlto AlentejoDomínio/Área Científica: Ciências Sociais: Economia e GestãoO setor do Turismo tem um forte impacto e importância em Portugal, sendo este um dos países com mais “condições” para apostar no desenvolvimento deste setor. O facto de Portugal ser um país banhado na sua maioria pelo oceano atlântico, faz com que um dos principais produtos turísticos seja o turismo de “sol e praia”, que conduz a uma forte concentração da procura turística e, consequentemente, da oferta turística no litoral. De forma a que uma empresa apresente um desempenho superior em relação aos concorrentes diretos, é necessário adotar medidas ligadas à gestão estratégica que visem aumentar a eficiência e a rentabilidade do negócio. Após analisar as estratégias de desempenho principais é possível chegar a um conjunto de modelos e conceitos que poderão facilitar o desenvolvimento das empresas. Num meio cada vez mais competitivo, as empresas têm de adotar novas formas de se destacar face aos restantes concorrentes e ao mercado onde estão inseridas demonstrando assim maior exigência aos gestores. Nesta balança torna-se também necessário apresentar níveis de sustentabilidade equivalentes ao sucesso da empresa. É possível verificar que o turismo é um setor bastante competitivo surgindo com frequência projetos inovadores capazes de alterar as perspetivas iniciais dos seus concorrentes. O aumento da exigência dos consumidores é também um fator chave levando à criação de novos modelos de negócio. O presente projeto de investigação tem como objetivo perceber e analisar quais as estratégias competitivas no setor turístico, na região do Alto Alentejo, através da presença de hotéis pertencentes à cadeia hoteleira Vila Galé que abriram muito recentemente percebendo de que forma os mais variados componentes deste setor hoteleiro poderão ser relevantes para o sucesso de empresas desta área. O objetivo principal passa por estudar quais os fatores de maior relevância para a tomada de determinadas decisões estratégicas.The Tourism sector has a strong impact and importance in Portugal, as this is one of the countries with the most “conditions” to invest in the development of this sector. The fact that Portugal is a country bathed mostly by the Atlantic Ocean, makes one of the main tourist products to be “sun and beach” tourism, which leads to a strong concentration of tourist demand and, consequently, of the tourist offer in the country. Coast. In order for a company to present a superior performance in relation to its direct competitors, it is necessary to adopt measures linked to strategic management that aim to increase the efficiency and profitability of the business. After analyzing the main performance strategies, it is possible to arrive at a set of models and concepts that can facilitate the development of companies. In an increasingly competitive environment, companies have to adopt new ways to stand out from other competitors and the market in which they operate, thus demonstrating greater demands on managers. In this balance, it is also necessary to present levels of sustainability equivalent to the success of the company. It is possible to verify that tourism is a very competitive sector, with innovative projects frequently appearing capable ofchanging the initial perspectives of its competitors. Increased consumer demand is also akey factor leading to the creation of new business models. This research project aims to understand and analyze which are the competitives trategies in the tourism sector, in the Alto Alentejo region, through the presence of hotels belonging to the Vila Galé hotel chain that opened very recently, realizing how the most varied components of this sector hotel sector may be relevant for the success of companies in this area. The main objective is to study which factors are most relevant for makingcertain strategic decisions.Dinis, Maria GoreteRepositório ComumCosta, Bruno2023-12-19T19:19:48Z2023-10-182022-01-142023-10-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/48577TID:203394810porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-21T13:25:48Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/48577Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:55:24.549881Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estratégias competitivas e Impacto do grupo hoteleiro Vila Galé nos territórios de baixa densidade |
title |
Estratégias competitivas e Impacto do grupo hoteleiro Vila Galé nos territórios de baixa densidade |
spellingShingle |
Estratégias competitivas e Impacto do grupo hoteleiro Vila Galé nos territórios de baixa densidade Costa, Bruno Estratégias Competitivas Vila Galé Hotéis Turismo Hotelaria Alto Alentejo Competitive Strategies Vila Galé Hotels Tourism, Hospitality Alto Alentejo Domínio/Área Científica: Ciências Sociais: Economia e Gestão |
title_short |
Estratégias competitivas e Impacto do grupo hoteleiro Vila Galé nos territórios de baixa densidade |
title_full |
Estratégias competitivas e Impacto do grupo hoteleiro Vila Galé nos territórios de baixa densidade |
title_fullStr |
Estratégias competitivas e Impacto do grupo hoteleiro Vila Galé nos territórios de baixa densidade |
title_full_unstemmed |
Estratégias competitivas e Impacto do grupo hoteleiro Vila Galé nos territórios de baixa densidade |
title_sort |
Estratégias competitivas e Impacto do grupo hoteleiro Vila Galé nos territórios de baixa densidade |
author |
Costa, Bruno |
author_facet |
Costa, Bruno |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Dinis, Maria Gorete Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Costa, Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estratégias Competitivas Vila Galé Hotéis Turismo Hotelaria Alto Alentejo Competitive Strategies Vila Galé Hotels Tourism, Hospitality Alto Alentejo Domínio/Área Científica: Ciências Sociais: Economia e Gestão |
topic |
Estratégias Competitivas Vila Galé Hotéis Turismo Hotelaria Alto Alentejo Competitive Strategies Vila Galé Hotels Tourism, Hospitality Alto Alentejo Domínio/Área Científica: Ciências Sociais: Economia e Gestão |
description |
O setor do Turismo tem um forte impacto e importância em Portugal, sendo este um dos países com mais “condições” para apostar no desenvolvimento deste setor. O facto de Portugal ser um país banhado na sua maioria pelo oceano atlântico, faz com que um dos principais produtos turísticos seja o turismo de “sol e praia”, que conduz a uma forte concentração da procura turística e, consequentemente, da oferta turística no litoral. De forma a que uma empresa apresente um desempenho superior em relação aos concorrentes diretos, é necessário adotar medidas ligadas à gestão estratégica que visem aumentar a eficiência e a rentabilidade do negócio. Após analisar as estratégias de desempenho principais é possível chegar a um conjunto de modelos e conceitos que poderão facilitar o desenvolvimento das empresas. Num meio cada vez mais competitivo, as empresas têm de adotar novas formas de se destacar face aos restantes concorrentes e ao mercado onde estão inseridas demonstrando assim maior exigência aos gestores. Nesta balança torna-se também necessário apresentar níveis de sustentabilidade equivalentes ao sucesso da empresa. É possível verificar que o turismo é um setor bastante competitivo surgindo com frequência projetos inovadores capazes de alterar as perspetivas iniciais dos seus concorrentes. O aumento da exigência dos consumidores é também um fator chave levando à criação de novos modelos de negócio. O presente projeto de investigação tem como objetivo perceber e analisar quais as estratégias competitivas no setor turístico, na região do Alto Alentejo, através da presença de hotéis pertencentes à cadeia hoteleira Vila Galé que abriram muito recentemente percebendo de que forma os mais variados componentes deste setor hoteleiro poderão ser relevantes para o sucesso de empresas desta área. O objetivo principal passa por estudar quais os fatores de maior relevância para a tomada de determinadas decisões estratégicas. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-01-14 2023-12-19T19:19:48Z 2023-10-18 2023-10-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/48577 TID:203394810 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/48577 |
identifier_str_mv |
TID:203394810 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136440577163264 |