Design para a preservação e transmissão do Património Cultural Imaterial Português. Os jovens como parte ativa do processo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/86264 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Design de Produtos e Serviços |
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Design para a preservação e transmissão do Património Cultural Imaterial Português. Os jovens como parte ativa do processoPreservaçãoTransmissãoDesign thinkingDesign participativoFolclorePreservationTransmissionParticipatory designFolkloreHumanidades::ArtesDissertação de mestrado em Design de Produtos e ServiçosDe modo a contribuir para uma base teórica acerca da importância da preservação e transmissão do património cultural imaterial, irá ser analisado o contributo que o design poderá oferecer na promoção destas duas diretrizes. Devido à multiplicidade do património cultural imaterial, optou-se, depois de uma breve pesquisa, escolher o folclore como área a explorar. O tema para a dissertação surgiu de uma crescente preocupação com o afastamento das novas gerações em relação ao folclore, e procurou-se, por esse motivo criar uma metodologia que pudesse conceber ferramentas para fomentar a preservação e a transmissão nas novas gerações. Iniciaram-se os trabalhos com uma pesquisa história, de maneira a conhecer o caminho do folclore em Portugal, desde o seu primórdio até aos dias de hoje. De seguida recorreu-se à utilização de métodos etnográficos e participativos, na imersão junto de um grupo folclórico. Como resultado, foi possível um profundo conhecimento do grupo e dos seus elementos, bem como das suas necessidades e carências, utilizando como ferramentas a observação participante e entrevistas semiestruturadas. Numa segunda fase foram utilizados métodos participativos com duas turmas de 10º ano de escolaridade da Escola Secundária Francisco de Holanda, que funcionaram como amostra das novas gerações, onde se aplicou numa primeira fase, questionários com a finalidade de perceber relação que cada aluno possuía com o Folclore. Numa segunda fase, desenvolveu-se com ambas as turmas um projeto, baseado em Design Thinking, tendo resultado uma proposta para a aproximação dos jovens ao folclore, onde foram criadas e analisadas oportunidades de inovação, para uma possível renovação na forma como o folclore é comunicado e vivido.In order to contribute to a theoretical basis about the importance of preserving and transmitting intangible cultural heritage, the contribution that design can offer in promoting these two guidelines will be analysed. Due to the multiplicity of intangible cultural heritage, it was decided, after a brief survey, to choose folklore as an area to explore. The theme for the dissertation arose from a growing concern with the distancing of the new generations in relation to folklore, and, for this reason, an attempt was made to create a methodology that could conceive tools to encourage preservation and transmission in the new generations. Work began with a historical survey, in order to discover the path of folklore in Portugal, from its beginnings to the present day. Then resorted to the use of ethnographic and participatory methods, in immersion with a folkloric group. As a result, a deep knowledge of the group and its members was possible, as well as their needs and shortcommings, using participant observation and semistructured interviews as tools. In a second phase, participatory methods were used with two 10th grade classes at Escola Secundária Francisco de Holanda, which worked as a sample of the new generations, where questionnaires were applied in a first phase in order to perceive the relationship that each student had with the folklore. In a second phase, a project based on Design Thinking was developed with both groups, resulting in a proposal for bringing young people closer to folklore, where opportunities for innovation were created and analyzed, for a possible renewal in the way folklore is played, communicated and lived.Providencia, BUniversidade do MinhoSilva, Helena Sofia Novais Correia da2023-06-272023-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/86264por203345746info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-02T01:19:54Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/86264Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:58.067493Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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