Laboratório de inovação do varejo: um estudo de caso da concepção ao primeiro ciclo de atividades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Daniel de Moraes
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
Texto Completo: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-09122019-172409/
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um guia do caminho a ser percorrido para a concepção de futuros laboratórios de inovação setoriais, a partir de um estudo de caso sobre o processo de concepção do Laboratório de Inovação do Varejo, um projeto da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), executado com o apoio de uma consultoria especializada em gestão da inovação. O estudo apresenta todas as etapas percorridas para a estruturação do Laboratório, que envolveram 50 entrevistas em profundidade com especialistas e com representantes do varejo, visitas de observação em 07 lojas conceitos e ambientes promotores de inovação para o segmento, a realização de um workshop de design participativo e um workshop de refino para planejamento das atividades que seriam oferecidas pelo Laboratório. Este trabalho contempla uma revisão teórica sobre o conceito de inovação, tanto fechada quanto aberta, sobre a metodologia de Design Thinking e suas principais ferramentas (como a criação de personas e a construção de mapas da empatia), sobre a abordagem do Design Participativo e, finalmente, sobre o Varejo e sua evolução no relacionamento com os consumidores. O estudo apresenta uma análise dos resultados obtidos durante o primeiro ciclo de atividades do Laboratório de Inovação do Varejo, iniciado a partir da inauguração do espaço físico. Contando com espaço de co-working para startups, salas de reunião e espaço de eventos, durante o primeiro ciclo o Laboratório desenvolveu 34 atividades nos mais diversos formatos com temas relevantes para favorecer a competitividade do setor por meio da inovação. Ao final do primeiro ciclo, as atividades impactaram diretamente mais de 2500 empresários e profissionais do varejo, que representam mais de 320 empresas.
id USP_bc0a5210048a6153d2d694828228924a
oai_identifier_str oai:teses.usp.br:tde-09122019-172409
network_acronym_str USP
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository_id_str 2721
spelling Laboratório de inovação do varejo: um estudo de caso da concepção ao primeiro ciclo de atividadesRetail innovation lab: a case study from conceiving to the first cycle of activitiesDesign participativoDesign thinkingDesign thinkingInnovationInovaçãoLaboratórioLaboratoryParticipatory designRetailVarejoO presente trabalho tem como objetivo desenvolver um guia do caminho a ser percorrido para a concepção de futuros laboratórios de inovação setoriais, a partir de um estudo de caso sobre o processo de concepção do Laboratório de Inovação do Varejo, um projeto da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), executado com o apoio de uma consultoria especializada em gestão da inovação. O estudo apresenta todas as etapas percorridas para a estruturação do Laboratório, que envolveram 50 entrevistas em profundidade com especialistas e com representantes do varejo, visitas de observação em 07 lojas conceitos e ambientes promotores de inovação para o segmento, a realização de um workshop de design participativo e um workshop de refino para planejamento das atividades que seriam oferecidas pelo Laboratório. Este trabalho contempla uma revisão teórica sobre o conceito de inovação, tanto fechada quanto aberta, sobre a metodologia de Design Thinking e suas principais ferramentas (como a criação de personas e a construção de mapas da empatia), sobre a abordagem do Design Participativo e, finalmente, sobre o Varejo e sua evolução no relacionamento com os consumidores. O estudo apresenta uma análise dos resultados obtidos durante o primeiro ciclo de atividades do Laboratório de Inovação do Varejo, iniciado a partir da inauguração do espaço físico. Contando com espaço de co-working para startups, salas de reunião e espaço de eventos, durante o primeiro ciclo o Laboratório desenvolveu 34 atividades nos mais diversos formatos com temas relevantes para favorecer a competitividade do setor por meio da inovação. Ao final do primeiro ciclo, as atividades impactaram diretamente mais de 2500 empresários e profissionais do varejo, que representam mais de 320 empresas.The present study aims to develop a guide of the way to be followed for the design of future sector innovation laboratories from a case study on the design process of the Retail Innovation Lab, a project of the Brazilian Agency for Industrial Development (ABDI) executed with the support of a consultancy specialized in innovation management. The study presents all the steps taken to structure the Laboratory, which involved 50 depth interviews with specialists and retail representatives, observation visits in 07 concept stores and environments that promote innovation for the segment, a participatory design workshop and a refining workshop to plan the activities that would be offered by the Laboratory. This work contemplates a theoretical revision on the concept of innovation, both closed and open, on the methodology of Design Thinking and its main tools, as the creation of personas and the construction of empathy maps, on the approach of Participative Design and, finally , on Retail and its evolution in the relationship with consumers. The study presents an analysis of the results obtained during the first cycle of activities of the Retail Innovation Lab, initiated from the inauguration of the physical space. Counting on co-working space for startups, meeting rooms and event space, during the first cycle the Laboratory developed 34 activities in the most diverse formats with relevant themes to favor the competitiveness of the sector through innovation. At the end of the first cycle, the activities impacted directly more than 2500 business owners and retail professionals, representing more than 320 companies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVidal, Luciane Meneguin OrtegaRodrigues, Daniel de Moraes2019-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-09122019-172409/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-11T21:00:02Zoai:teses.usp.br:tde-09122019-172409Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-11T21:00:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Laboratório de inovação do varejo: um estudo de caso da concepção ao primeiro ciclo de atividades
Retail innovation lab: a case study from conceiving to the first cycle of activities
title Laboratório de inovação do varejo: um estudo de caso da concepção ao primeiro ciclo de atividades
spellingShingle Laboratório de inovação do varejo: um estudo de caso da concepção ao primeiro ciclo de atividades
Rodrigues, Daniel de Moraes
Design participativo
Design thinking
Design thinking
Innovation
Inovação
Laboratório
Laboratory
Participatory design
Retail
Varejo
title_short Laboratório de inovação do varejo: um estudo de caso da concepção ao primeiro ciclo de atividades
title_full Laboratório de inovação do varejo: um estudo de caso da concepção ao primeiro ciclo de atividades
title_fullStr Laboratório de inovação do varejo: um estudo de caso da concepção ao primeiro ciclo de atividades
title_full_unstemmed Laboratório de inovação do varejo: um estudo de caso da concepção ao primeiro ciclo de atividades
title_sort Laboratório de inovação do varejo: um estudo de caso da concepção ao primeiro ciclo de atividades
author Rodrigues, Daniel de Moraes
author_facet Rodrigues, Daniel de Moraes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vidal, Luciane Meneguin Ortega
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues, Daniel de Moraes
dc.subject.por.fl_str_mv Design participativo
Design thinking
Design thinking
Innovation
Inovação
Laboratório
Laboratory
Participatory design
Retail
Varejo
topic Design participativo
Design thinking
Design thinking
Innovation
Inovação
Laboratório
Laboratory
Participatory design
Retail
Varejo
description O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um guia do caminho a ser percorrido para a concepção de futuros laboratórios de inovação setoriais, a partir de um estudo de caso sobre o processo de concepção do Laboratório de Inovação do Varejo, um projeto da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), executado com o apoio de uma consultoria especializada em gestão da inovação. O estudo apresenta todas as etapas percorridas para a estruturação do Laboratório, que envolveram 50 entrevistas em profundidade com especialistas e com representantes do varejo, visitas de observação em 07 lojas conceitos e ambientes promotores de inovação para o segmento, a realização de um workshop de design participativo e um workshop de refino para planejamento das atividades que seriam oferecidas pelo Laboratório. Este trabalho contempla uma revisão teórica sobre o conceito de inovação, tanto fechada quanto aberta, sobre a metodologia de Design Thinking e suas principais ferramentas (como a criação de personas e a construção de mapas da empatia), sobre a abordagem do Design Participativo e, finalmente, sobre o Varejo e sua evolução no relacionamento com os consumidores. O estudo apresenta uma análise dos resultados obtidos durante o primeiro ciclo de atividades do Laboratório de Inovação do Varejo, iniciado a partir da inauguração do espaço físico. Contando com espaço de co-working para startups, salas de reunião e espaço de eventos, durante o primeiro ciclo o Laboratório desenvolveu 34 atividades nos mais diversos formatos com temas relevantes para favorecer a competitividade do setor por meio da inovação. Ao final do primeiro ciclo, as atividades impactaram diretamente mais de 2500 empresários e profissionais do varejo, que representam mais de 320 empresas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-08
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-09122019-172409/
url http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-09122019-172409/
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv
dc.rights.driver.fl_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Liberar o conteúdo para acesso público.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv
dc.publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
publisher.none.fl_str_mv Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
dc.source.none.fl_str_mv
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br
_version_ 1826318604588548096