Laboratório de inovação do varejo: um estudo de caso da concepção ao primeiro ciclo de atividades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
Texto Completo: | http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-09122019-172409/ |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um guia do caminho a ser percorrido para a concepção de futuros laboratórios de inovação setoriais, a partir de um estudo de caso sobre o processo de concepção do Laboratório de Inovação do Varejo, um projeto da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), executado com o apoio de uma consultoria especializada em gestão da inovação. O estudo apresenta todas as etapas percorridas para a estruturação do Laboratório, que envolveram 50 entrevistas em profundidade com especialistas e com representantes do varejo, visitas de observação em 07 lojas conceitos e ambientes promotores de inovação para o segmento, a realização de um workshop de design participativo e um workshop de refino para planejamento das atividades que seriam oferecidas pelo Laboratório. Este trabalho contempla uma revisão teórica sobre o conceito de inovação, tanto fechada quanto aberta, sobre a metodologia de Design Thinking e suas principais ferramentas (como a criação de personas e a construção de mapas da empatia), sobre a abordagem do Design Participativo e, finalmente, sobre o Varejo e sua evolução no relacionamento com os consumidores. O estudo apresenta uma análise dos resultados obtidos durante o primeiro ciclo de atividades do Laboratório de Inovação do Varejo, iniciado a partir da inauguração do espaço físico. Contando com espaço de co-working para startups, salas de reunião e espaço de eventos, durante o primeiro ciclo o Laboratório desenvolveu 34 atividades nos mais diversos formatos com temas relevantes para favorecer a competitividade do setor por meio da inovação. Ao final do primeiro ciclo, as atividades impactaram diretamente mais de 2500 empresários e profissionais do varejo, que representam mais de 320 empresas. |
id |
USP_bc0a5210048a6153d2d694828228924a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:teses.usp.br:tde-09122019-172409 |
network_acronym_str |
USP |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository_id_str |
2721 |
spelling |
Laboratório de inovação do varejo: um estudo de caso da concepção ao primeiro ciclo de atividadesRetail innovation lab: a case study from conceiving to the first cycle of activitiesDesign participativoDesign thinkingDesign thinkingInnovationInovaçãoLaboratórioLaboratoryParticipatory designRetailVarejoO presente trabalho tem como objetivo desenvolver um guia do caminho a ser percorrido para a concepção de futuros laboratórios de inovação setoriais, a partir de um estudo de caso sobre o processo de concepção do Laboratório de Inovação do Varejo, um projeto da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), executado com o apoio de uma consultoria especializada em gestão da inovação. O estudo apresenta todas as etapas percorridas para a estruturação do Laboratório, que envolveram 50 entrevistas em profundidade com especialistas e com representantes do varejo, visitas de observação em 07 lojas conceitos e ambientes promotores de inovação para o segmento, a realização de um workshop de design participativo e um workshop de refino para planejamento das atividades que seriam oferecidas pelo Laboratório. Este trabalho contempla uma revisão teórica sobre o conceito de inovação, tanto fechada quanto aberta, sobre a metodologia de Design Thinking e suas principais ferramentas (como a criação de personas e a construção de mapas da empatia), sobre a abordagem do Design Participativo e, finalmente, sobre o Varejo e sua evolução no relacionamento com os consumidores. O estudo apresenta uma análise dos resultados obtidos durante o primeiro ciclo de atividades do Laboratório de Inovação do Varejo, iniciado a partir da inauguração do espaço físico. Contando com espaço de co-working para startups, salas de reunião e espaço de eventos, durante o primeiro ciclo o Laboratório desenvolveu 34 atividades nos mais diversos formatos com temas relevantes para favorecer a competitividade do setor por meio da inovação. Ao final do primeiro ciclo, as atividades impactaram diretamente mais de 2500 empresários e profissionais do varejo, que representam mais de 320 empresas.The present study aims to develop a guide of the way to be followed for the design of future sector innovation laboratories from a case study on the design process of the Retail Innovation Lab, a project of the Brazilian Agency for Industrial Development (ABDI) executed with the support of a consultancy specialized in innovation management. The study presents all the steps taken to structure the Laboratory, which involved 50 depth interviews with specialists and retail representatives, observation visits in 07 concept stores and environments that promote innovation for the segment, a participatory design workshop and a refining workshop to plan the activities that would be offered by the Laboratory. This work contemplates a theoretical revision on the concept of innovation, both closed and open, on the methodology of Design Thinking and its main tools, as the creation of personas and the construction of empathy maps, on the approach of Participative Design and, finally , on Retail and its evolution in the relationship with consumers. The study presents an analysis of the results obtained during the first cycle of activities of the Retail Innovation Lab, initiated from the inauguration of the physical space. Counting on co-working space for startups, meeting rooms and event space, during the first cycle the Laboratory developed 34 activities in the most diverse formats with relevant themes to favor the competitiveness of the sector through innovation. At the end of the first cycle, the activities impacted directly more than 2500 business owners and retail professionals, representing more than 320 companies.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPVidal, Luciane Meneguin OrtegaRodrigues, Daniel de Moraes2019-10-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-09122019-172409/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2019-12-11T21:00:02Zoai:teses.usp.br:tde-09122019-172409Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212019-12-11T21:00:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Laboratório de inovação do varejo: um estudo de caso da concepção ao primeiro ciclo de atividades Retail innovation lab: a case study from conceiving to the first cycle of activities |
title |
Laboratório de inovação do varejo: um estudo de caso da concepção ao primeiro ciclo de atividades |
spellingShingle |
Laboratório de inovação do varejo: um estudo de caso da concepção ao primeiro ciclo de atividades Rodrigues, Daniel de Moraes Design participativo Design thinking Design thinking Innovation Inovação Laboratório Laboratory Participatory design Retail Varejo |
title_short |
Laboratório de inovação do varejo: um estudo de caso da concepção ao primeiro ciclo de atividades |
title_full |
Laboratório de inovação do varejo: um estudo de caso da concepção ao primeiro ciclo de atividades |
title_fullStr |
Laboratório de inovação do varejo: um estudo de caso da concepção ao primeiro ciclo de atividades |
title_full_unstemmed |
Laboratório de inovação do varejo: um estudo de caso da concepção ao primeiro ciclo de atividades |
title_sort |
Laboratório de inovação do varejo: um estudo de caso da concepção ao primeiro ciclo de atividades |
author |
Rodrigues, Daniel de Moraes |
author_facet |
Rodrigues, Daniel de Moraes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vidal, Luciane Meneguin Ortega |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Daniel de Moraes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design participativo Design thinking Design thinking Innovation Inovação Laboratório Laboratory Participatory design Retail Varejo |
topic |
Design participativo Design thinking Design thinking Innovation Inovação Laboratório Laboratory Participatory design Retail Varejo |
description |
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um guia do caminho a ser percorrido para a concepção de futuros laboratórios de inovação setoriais, a partir de um estudo de caso sobre o processo de concepção do Laboratório de Inovação do Varejo, um projeto da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), executado com o apoio de uma consultoria especializada em gestão da inovação. O estudo apresenta todas as etapas percorridas para a estruturação do Laboratório, que envolveram 50 entrevistas em profundidade com especialistas e com representantes do varejo, visitas de observação em 07 lojas conceitos e ambientes promotores de inovação para o segmento, a realização de um workshop de design participativo e um workshop de refino para planejamento das atividades que seriam oferecidas pelo Laboratório. Este trabalho contempla uma revisão teórica sobre o conceito de inovação, tanto fechada quanto aberta, sobre a metodologia de Design Thinking e suas principais ferramentas (como a criação de personas e a construção de mapas da empatia), sobre a abordagem do Design Participativo e, finalmente, sobre o Varejo e sua evolução no relacionamento com os consumidores. O estudo apresenta uma análise dos resultados obtidos durante o primeiro ciclo de atividades do Laboratório de Inovação do Varejo, iniciado a partir da inauguração do espaço físico. Contando com espaço de co-working para startups, salas de reunião e espaço de eventos, durante o primeiro ciclo o Laboratório desenvolveu 34 atividades nos mais diversos formatos com temas relevantes para favorecer a competitividade do setor por meio da inovação. Ao final do primeiro ciclo, as atividades impactaram diretamente mais de 2500 empresários e profissionais do varejo, que representam mais de 320 empresas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-10-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-09122019-172409/ |
url |
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12142/tde-09122019-172409/ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
|
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Liberar o conteúdo para acesso público. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
|
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
publisher.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
virginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.br |
_version_ |
1826318604588548096 |