The influence of authentic leadership on employees analyzed through self-determination theory

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bordei, Irina
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/8157
Resumo: Dissertação de Mestrado, Gestão de Recursos Humanos, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015
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spelling The influence of authentic leadership on employees analyzed through self-determination theoryAuthentic leadershipWork extrinsic and intrinsic motivationJob satisfactionPerception of unethical behaviorPublic managerPublic employeeDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências SociaisDissertação de Mestrado, Gestão de Recursos Humanos, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2015Ao longo dos últimos, o papel das organizações na sociedade tem aumentado de forma constante. O processo de prestação de diferentes serviços aos cidadãos cria uma oportunidade para o seu desenvolvimento e aperfeiçoamento. A fim de preservar a sua importância para a sociedade, cada organização deve assegurar que os seus funcionários estão motivados e satisfeitos com seu trabalho. Hoje em dia, podemos considerar que toda a organização está interessada em promover uma gestão inovadora dos recursos humanos. Um aspeto importante de qualquer organização é o estilo de liderança e a sua adequação à organização. Tendo em conta as recentes pesquisas na área de liderança, um grande número de organizações tentou incutir autenticidade à sua liderança. É essencial que todo o gestor adapte o seu comportamento a uma liderança genuína de forma a aumentar o nível de motivação dos colaboradores. Este estudo analisa o efeito da liderança autêntica nos colaboradores de organizações públicas considerando a teoria da autodeterminação. O nosso principal objetivo foi identificar o efeito da liderança autêntica no nível de motivação e na perceção de atos não éticos, ou seja, atos de corrupção. Especificamente o estudo pretende satisfazer três objetivos. O primeiro objetivo é observar a relação entre o comportamento de liderança autêntica e a motivação (motivação intrínseca e extrínseca, e desmotivação). O segundo objetivo observar a relação entre satisfação e motivação no trabalho. O terceiro objetivo é observar o efeito da satisfação sobre a atitude dos funcionários públicos relativamente a atos de corrupção. A pesquisa foi realizada em instituições públicas da República da Moldávia (educação, saúde, e administrativas) Os nossos participantes (N = 98) na sua maioria estão há mais de 10 anos na instituição (M = 12,22; DP = 12,63). A amostra é composta por 19,4% do género masculino e 80,6% do género feminino. Recorremos a um instrumento composto por: a) Inventário de Liderança Autêntica (Neider & Schriesheim, 2011); b) Versão curta da Escala de Motivação no Trabalho (Blais, Brière, Lachance, Riddle, & Vallerand, 1993); c) Escala de Satisfação no Trabalho (Warr, Cook & Wall, 1979); d) Questionário de avaliação de atos de corrupção (Haberfeld, Kutnjak Ivkovich, Klockars, & Pagon, 2000). Todos estes questionários foram traduzidos em língua Romena. A validade interna da pesquisa foi verificada. Todos os instrumentos utilizados apresentaram bons alfas, entre 0.80 e 0.92. Os dados recolhidos foram analisados estatisticamente usando o IBM SPSS (versão 20.0). As médias e desvios-padrão foram calculados para cada dimensão das variáveis em estudo. A análise T-test foi realizada na comparação de géneros, classe etária (jovens vs. maturos), experiência de trabalho para as variáveis: motivação no trabalho, satisfação no trabalho, perceção das atividades do gestor e atitude do indivíduo em relação ao comportamento antiético, ou seja, atos de corrupção. As hipóteses de pesquisa foram ainda testados através de regressões múltiplas hierárquicos. Os resultados da pesquisa mostraram que não há diferença entre os géneros na percepção das atividades dos funcionários públicos, a satisfação no trabalho ou sua atitude para com a corrupção. No entanto, a idade e experiência de trabalho dos funcionários públicos apresenta uma diferença ligeiramente entre mais jovens e mais velhos funcionários públicos em relação a nível de motivação de trabalho (trabalhadores mais jovens tendem a ser menos motivados do que os trabalhadores mais velhos). Grupo etário e experiência de trabalho não apresenta nenhuma diferença na perceção dos funcionários públicos das atividades de liderança do gestor, satisfação no trabalho e atitude para com a corrupção. Os resultados da nossa pesquisa mostraram que o comportamento de liderança autêntica tem um impacto positivo sobre a motivação no trabalho, especialmente sobre a motivação extrínseca dos funcionários públicos. Observamos também que a satisfação no trabalho é positivamente correlacionada com a motivação no trabalho. No entanto, a satisfação no trabalho não tem qualquer influência sobre a atitude dos funcionários públicos para o comportamento antiético, ou seja, atos de corrupção. Por outro lado, o comportamento de liderança autêntica tem um impacto positivo na percepção de atos de corrupção dos funcionários públicos, mas apenas quando eles percebem esses atos como menos graves.Gonçalves, GabrielaSapientiaBordei, Irina2016-05-06T09:01:51Z2015-06-1820152015-06-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/8157TID:201237350enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:19:23Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/8157Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:00:23.515753Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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