Colaborando a propósito da argumentação na aula de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Boavida, Ana Maria
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/5734
Resumo: Este artigo tem por referência um estudo cujos objectivos foram (1) descrever e analisar o trabalho de duas professoras orientado para o envolvimento dos seus alunos em actividades de argumentação matemática; e (2) compreender potencialidades e problemas emergentes do desenvolvimento de um projecto de investigação colaborativa centrado na reflexão sobre as práticas destas professoras. Cada um destes dois objectivos originou um grupo de conclusões. Cinjo-me, no artigo, a conclusões associadas ao segundo objectivo. Em particular, procurarei ilustrar que um trabalho em colaboração cuja equipa inclui pessoas com formações, experiências e perspectivas diversificadas e em que a reflexão sobre a prática tem um lugar privilegiado, pode constituir um contexto significativamente favorável ao desenvolvimento do professor. Com efeito, a análise do discurso das professoras associado à experiência de participação no projecto, permite evidenciar, nomeadamente a emergência de novas perspectivas sobre a argumentação na aula de Matemática e modos de a facilitar, o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica e organizada sobre a própria prática e de competências na área da comunicação e o aprofundamento do conhecimento teórico, do conhecimento didáctico e do conhecimento de si.
id RCAP_8d94a4d0777a7858b282d9876a40fe7a
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/5734
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Colaborando a propósito da argumentação na aula de matemáticaArgumentação em matemáticaEnsino da matemáticaTrabalho colaborativoInvestigação colaborativaArgumentation in mathematicsMathematics teachingCollaborative workCollaborative researchEste artigo tem por referência um estudo cujos objectivos foram (1) descrever e analisar o trabalho de duas professoras orientado para o envolvimento dos seus alunos em actividades de argumentação matemática; e (2) compreender potencialidades e problemas emergentes do desenvolvimento de um projecto de investigação colaborativa centrado na reflexão sobre as práticas destas professoras. Cada um destes dois objectivos originou um grupo de conclusões. Cinjo-me, no artigo, a conclusões associadas ao segundo objectivo. Em particular, procurarei ilustrar que um trabalho em colaboração cuja equipa inclui pessoas com formações, experiências e perspectivas diversificadas e em que a reflexão sobre a prática tem um lugar privilegiado, pode constituir um contexto significativamente favorável ao desenvolvimento do professor. Com efeito, a análise do discurso das professoras associado à experiência de participação no projecto, permite evidenciar, nomeadamente a emergência de novas perspectivas sobre a argumentação na aula de Matemática e modos de a facilitar, o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica e organizada sobre a própria prática e de competências na área da comunicação e o aprofundamento do conhecimento teórico, do conhecimento didáctico e do conhecimento de si.This paper is based on a study directed by two goals: (1) to describe and to analyze the work of two teachers who wish to involve their students in mathematical argumentation activities; and (2) to examine the potentialities and problems arising from a collaborative research project which focuses on reflection about these teachers’ practices. Each of these two goals led to a group of conclusions. In the paper I will focus only on the conclusions related to the second goal. Particularly, I intend to illustrate that collaborative work carried out by a team that includes people with different competencies, experiences and perspectives and where reflection upon teacher practice has a privileged place, can be a relevant context for teacher development. In fact, the analysis of the teachers’ discourse concerning their project’s experience reveals the emergence of news perspectives about mathematical argumentation and ways of developing it. It reveals also that they developed communicative competencies and the capacity to reflect upon his practices in a critical and organized way. Finally, it reveals that they deepen their theoretical knowledge, their didactical knowledge and the knowledge about themselves.Associação de Professores de MatemáticaRepositório ComumBoavida, Ana Maria2014-02-20T15:19:44Z20062006-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/5734por0872-3915info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:29Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/5734Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:30.071399Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Colaborando a propósito da argumentação na aula de matemática
title Colaborando a propósito da argumentação na aula de matemática
spellingShingle Colaborando a propósito da argumentação na aula de matemática
Boavida, Ana Maria
Argumentação em matemática
Ensino da matemática
Trabalho colaborativo
Investigação colaborativa
Argumentation in mathematics
Mathematics teaching
Collaborative work
Collaborative research
title_short Colaborando a propósito da argumentação na aula de matemática
title_full Colaborando a propósito da argumentação na aula de matemática
title_fullStr Colaborando a propósito da argumentação na aula de matemática
title_full_unstemmed Colaborando a propósito da argumentação na aula de matemática
title_sort Colaborando a propósito da argumentação na aula de matemática
author Boavida, Ana Maria
author_facet Boavida, Ana Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Boavida, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Argumentação em matemática
Ensino da matemática
Trabalho colaborativo
Investigação colaborativa
Argumentation in mathematics
Mathematics teaching
Collaborative work
Collaborative research
topic Argumentação em matemática
Ensino da matemática
Trabalho colaborativo
Investigação colaborativa
Argumentation in mathematics
Mathematics teaching
Collaborative work
Collaborative research
description Este artigo tem por referência um estudo cujos objectivos foram (1) descrever e analisar o trabalho de duas professoras orientado para o envolvimento dos seus alunos em actividades de argumentação matemática; e (2) compreender potencialidades e problemas emergentes do desenvolvimento de um projecto de investigação colaborativa centrado na reflexão sobre as práticas destas professoras. Cada um destes dois objectivos originou um grupo de conclusões. Cinjo-me, no artigo, a conclusões associadas ao segundo objectivo. Em particular, procurarei ilustrar que um trabalho em colaboração cuja equipa inclui pessoas com formações, experiências e perspectivas diversificadas e em que a reflexão sobre a prática tem um lugar privilegiado, pode constituir um contexto significativamente favorável ao desenvolvimento do professor. Com efeito, a análise do discurso das professoras associado à experiência de participação no projecto, permite evidenciar, nomeadamente a emergência de novas perspectivas sobre a argumentação na aula de Matemática e modos de a facilitar, o desenvolvimento da capacidade de reflexão crítica e organizada sobre a própria prática e de competências na área da comunicação e o aprofundamento do conhecimento teórico, do conhecimento didáctico e do conhecimento de si.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-01T00:00:00Z
2014-02-20T15:19:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/5734
url http://hdl.handle.net/10400.26/5734
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 0872-3915
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
publisher.none.fl_str_mv Associação de Professores de Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135319492132864