Influência dos estilos educativos parentais e dos estereótipos de género na decisão vocacional de alunos no ensino secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Rita Silva Azevedo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/37328
Resumo: O presente estudo investiga a relação entre os estilos educativos parentais, os estereótipos de género e a decisão vocacional nos alunos do ensino secundário. Neste sentido, de forma a realizar a recolha de dados, foi utilizado o Questionário de Estilos Educativos Parentais revisto - Q.E.E.P.-r. (Ducharne et al., 2006 adaptado por Cruz et al., 2018) para avaliar os estilos educativos parentais, e a escala de decisão vocacional Career Decision Scale (Osipow et al., 1979 adaptada por Taveira, 1997); ainda um questionário sociodemográfico, construído para o efeito. A amostra do estudo é composta por 71 participantes, 47 raparigas e 24 rapazes com idades compreendidas entre os 15 e os 18, a frequentar o 10.º, o 11.º e o 12.º ano de escolaridade. Os dados forma recolhidos numa instituição escolar pertencente ao concelho de Braga. Desta forma, analisando os resultados, não se conseguiu comprovar a existência de uma relação estatisticamente significativa entre a decisão vocacional e os estilos educativos parentais nem entre a decisão vocacional os estereótipos de género. Em relação aos estilos educativos parentais, não se verificou uma correlação estatisticamente significativa com o género, nem com a idade. No que toca aos estereótipos de género, foi encontrada uma correlação negativa e estatisticamente significativa ao nível do género. Relativamente à decisão vocacional, verificou-se uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre as habilitações literárias da mãe e a decisão vocacional, e uma correlação negativa e estatisticamente significativa entre as habilitações literárias da mãe e a indecisão vocacional. No lado oposto não se encontrou nenhuma correlação entre a decisão vocacional, o género e as habilitações literárias do pai.
id RCAP_8d94cfd443be7e4b8f9146e005d9f888
oai_identifier_str oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37328
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência dos estilos educativos parentais e dos estereótipos de género na decisão vocacional de alunos no ensino secundárioEstilos educativos parentaisEstereótipos de géneroDecisão vocacionalEnsino secundárioParenting educational stylesGender stereotypesVocational choiceHigh schoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO presente estudo investiga a relação entre os estilos educativos parentais, os estereótipos de género e a decisão vocacional nos alunos do ensino secundário. Neste sentido, de forma a realizar a recolha de dados, foi utilizado o Questionário de Estilos Educativos Parentais revisto - Q.E.E.P.-r. (Ducharne et al., 2006 adaptado por Cruz et al., 2018) para avaliar os estilos educativos parentais, e a escala de decisão vocacional Career Decision Scale (Osipow et al., 1979 adaptada por Taveira, 1997); ainda um questionário sociodemográfico, construído para o efeito. A amostra do estudo é composta por 71 participantes, 47 raparigas e 24 rapazes com idades compreendidas entre os 15 e os 18, a frequentar o 10.º, o 11.º e o 12.º ano de escolaridade. Os dados forma recolhidos numa instituição escolar pertencente ao concelho de Braga. Desta forma, analisando os resultados, não se conseguiu comprovar a existência de uma relação estatisticamente significativa entre a decisão vocacional e os estilos educativos parentais nem entre a decisão vocacional os estereótipos de género. Em relação aos estilos educativos parentais, não se verificou uma correlação estatisticamente significativa com o género, nem com a idade. No que toca aos estereótipos de género, foi encontrada uma correlação negativa e estatisticamente significativa ao nível do género. Relativamente à decisão vocacional, verificou-se uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre as habilitações literárias da mãe e a decisão vocacional, e uma correlação negativa e estatisticamente significativa entre as habilitações literárias da mãe e a indecisão vocacional. No lado oposto não se encontrou nenhuma correlação entre a decisão vocacional, o género e as habilitações literárias do pai.The present study investigates the relationship between parental educational styles, gender stereotypes and vocational decision in high school students from scientific-humanistic courses. In this sense, in order to receive data, it was used in the Revised Parental Educational Styles Questionnaire - Q.E.E.P.-r. (Ducharne et al., 2006 adapted by Cruz et al., 2018) to assess parenting educational styles, and the career decision scale Career Decision Scale (Osipow et al., 1979 adapted by Taveira, 1997); also, a sociodemographic questionnaire, built for this purpose. The study sample is composed of 71 participants, 47 girls and 24 boys aged between 15 and 18, attending the 10th, 11th and 12th grades. Data were collected in a school institution belonging to the municipality of Braga. Thus, analyzing the results, it was not possible to prove the existence of a statistically significant relationship between the vocational decision and parental educational styles, nor between the vocational decision and gender stereotypes. Regarding to parenting styles, there was no statistically significant correlation with gender or age. With regard to gender stereotypes, a negative and statistically significant correlation was found at the gender level. Regarding the vocational decision, there was a positive and statistically significant correlation between the mother's educational qualifications and the vocational decision, and a negative and statistically significant correlation between the mother's educational qualifications and vocational indecision. On the opposite side, no correlation was found between the vocational decision and gender, nor with the father's educational qualifications.Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMoreira, Rita Silva Azevedo2022-04-19T11:35:03Z2022-03-032021-122022-03-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37328TID:202989011porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:46Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:24.401529Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência dos estilos educativos parentais e dos estereótipos de género na decisão vocacional de alunos no ensino secundário
title Influência dos estilos educativos parentais e dos estereótipos de género na decisão vocacional de alunos no ensino secundário
spellingShingle Influência dos estilos educativos parentais e dos estereótipos de género na decisão vocacional de alunos no ensino secundário
Moreira, Rita Silva Azevedo
Estilos educativos parentais
Estereótipos de género
Decisão vocacional
Ensino secundário
Parenting educational styles
Gender stereotypes
Vocational choice
High school
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Influência dos estilos educativos parentais e dos estereótipos de género na decisão vocacional de alunos no ensino secundário
title_full Influência dos estilos educativos parentais e dos estereótipos de género na decisão vocacional de alunos no ensino secundário
title_fullStr Influência dos estilos educativos parentais e dos estereótipos de género na decisão vocacional de alunos no ensino secundário
title_full_unstemmed Influência dos estilos educativos parentais e dos estereótipos de género na decisão vocacional de alunos no ensino secundário
title_sort Influência dos estilos educativos parentais e dos estereótipos de género na decisão vocacional de alunos no ensino secundário
author Moreira, Rita Silva Azevedo
author_facet Moreira, Rita Silva Azevedo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Azevedo, Ângela Maria Pereira e Sá
Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Rita Silva Azevedo
dc.subject.por.fl_str_mv Estilos educativos parentais
Estereótipos de género
Decisão vocacional
Ensino secundário
Parenting educational styles
Gender stereotypes
Vocational choice
High school
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Estilos educativos parentais
Estereótipos de género
Decisão vocacional
Ensino secundário
Parenting educational styles
Gender stereotypes
Vocational choice
High school
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description O presente estudo investiga a relação entre os estilos educativos parentais, os estereótipos de género e a decisão vocacional nos alunos do ensino secundário. Neste sentido, de forma a realizar a recolha de dados, foi utilizado o Questionário de Estilos Educativos Parentais revisto - Q.E.E.P.-r. (Ducharne et al., 2006 adaptado por Cruz et al., 2018) para avaliar os estilos educativos parentais, e a escala de decisão vocacional Career Decision Scale (Osipow et al., 1979 adaptada por Taveira, 1997); ainda um questionário sociodemográfico, construído para o efeito. A amostra do estudo é composta por 71 participantes, 47 raparigas e 24 rapazes com idades compreendidas entre os 15 e os 18, a frequentar o 10.º, o 11.º e o 12.º ano de escolaridade. Os dados forma recolhidos numa instituição escolar pertencente ao concelho de Braga. Desta forma, analisando os resultados, não se conseguiu comprovar a existência de uma relação estatisticamente significativa entre a decisão vocacional e os estilos educativos parentais nem entre a decisão vocacional os estereótipos de género. Em relação aos estilos educativos parentais, não se verificou uma correlação estatisticamente significativa com o género, nem com a idade. No que toca aos estereótipos de género, foi encontrada uma correlação negativa e estatisticamente significativa ao nível do género. Relativamente à decisão vocacional, verificou-se uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre as habilitações literárias da mãe e a decisão vocacional, e uma correlação negativa e estatisticamente significativa entre as habilitações literárias da mãe e a indecisão vocacional. No lado oposto não se encontrou nenhuma correlação entre a decisão vocacional, o género e as habilitações literárias do pai.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12
2022-04-19T11:35:03Z
2022-03-03
2022-03-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.14/37328
TID:202989011
url http://hdl.handle.net/10400.14/37328
identifier_str_mv TID:202989011
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132025789087744