Influência dos estilos educativos parentais e dos estereótipos de género na decisão vocacional de alunos no ensino secundário
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/37328 |
Resumo: | O presente estudo investiga a relação entre os estilos educativos parentais, os estereótipos de género e a decisão vocacional nos alunos do ensino secundário. Neste sentido, de forma a realizar a recolha de dados, foi utilizado o Questionário de Estilos Educativos Parentais revisto - Q.E.E.P.-r. (Ducharne et al., 2006 adaptado por Cruz et al., 2018) para avaliar os estilos educativos parentais, e a escala de decisão vocacional Career Decision Scale (Osipow et al., 1979 adaptada por Taveira, 1997); ainda um questionário sociodemográfico, construído para o efeito. A amostra do estudo é composta por 71 participantes, 47 raparigas e 24 rapazes com idades compreendidas entre os 15 e os 18, a frequentar o 10.º, o 11.º e o 12.º ano de escolaridade. Os dados forma recolhidos numa instituição escolar pertencente ao concelho de Braga. Desta forma, analisando os resultados, não se conseguiu comprovar a existência de uma relação estatisticamente significativa entre a decisão vocacional e os estilos educativos parentais nem entre a decisão vocacional os estereótipos de género. Em relação aos estilos educativos parentais, não se verificou uma correlação estatisticamente significativa com o género, nem com a idade. No que toca aos estereótipos de género, foi encontrada uma correlação negativa e estatisticamente significativa ao nível do género. Relativamente à decisão vocacional, verificou-se uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre as habilitações literárias da mãe e a decisão vocacional, e uma correlação negativa e estatisticamente significativa entre as habilitações literárias da mãe e a indecisão vocacional. No lado oposto não se encontrou nenhuma correlação entre a decisão vocacional, o género e as habilitações literárias do pai. |
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Influência dos estilos educativos parentais e dos estereótipos de género na decisão vocacional de alunos no ensino secundárioEstilos educativos parentaisEstereótipos de géneroDecisão vocacionalEnsino secundárioParenting educational stylesGender stereotypesVocational choiceHigh schoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO presente estudo investiga a relação entre os estilos educativos parentais, os estereótipos de género e a decisão vocacional nos alunos do ensino secundário. Neste sentido, de forma a realizar a recolha de dados, foi utilizado o Questionário de Estilos Educativos Parentais revisto - Q.E.E.P.-r. (Ducharne et al., 2006 adaptado por Cruz et al., 2018) para avaliar os estilos educativos parentais, e a escala de decisão vocacional Career Decision Scale (Osipow et al., 1979 adaptada por Taveira, 1997); ainda um questionário sociodemográfico, construído para o efeito. A amostra do estudo é composta por 71 participantes, 47 raparigas e 24 rapazes com idades compreendidas entre os 15 e os 18, a frequentar o 10.º, o 11.º e o 12.º ano de escolaridade. Os dados forma recolhidos numa instituição escolar pertencente ao concelho de Braga. Desta forma, analisando os resultados, não se conseguiu comprovar a existência de uma relação estatisticamente significativa entre a decisão vocacional e os estilos educativos parentais nem entre a decisão vocacional os estereótipos de género. Em relação aos estilos educativos parentais, não se verificou uma correlação estatisticamente significativa com o género, nem com a idade. No que toca aos estereótipos de género, foi encontrada uma correlação negativa e estatisticamente significativa ao nível do género. Relativamente à decisão vocacional, verificou-se uma correlação positiva e estatisticamente significativa entre as habilitações literárias da mãe e a decisão vocacional, e uma correlação negativa e estatisticamente significativa entre as habilitações literárias da mãe e a indecisão vocacional. No lado oposto não se encontrou nenhuma correlação entre a decisão vocacional, o género e as habilitações literárias do pai.The present study investigates the relationship between parental educational styles, gender stereotypes and vocational decision in high school students from scientific-humanistic courses. In this sense, in order to receive data, it was used in the Revised Parental Educational Styles Questionnaire - Q.E.E.P.-r. (Ducharne et al., 2006 adapted by Cruz et al., 2018) to assess parenting educational styles, and the career decision scale Career Decision Scale (Osipow et al., 1979 adapted by Taveira, 1997); also, a sociodemographic questionnaire, built for this purpose. The study sample is composed of 71 participants, 47 girls and 24 boys aged between 15 and 18, attending the 10th, 11th and 12th grades. Data were collected in a school institution belonging to the municipality of Braga. Thus, analyzing the results, it was not possible to prove the existence of a statistically significant relationship between the vocational decision and parental educational styles, nor between the vocational decision and gender stereotypes. Regarding to parenting styles, there was no statistically significant correlation with gender or age. With regard to gender stereotypes, a negative and statistically significant correlation was found at the gender level. Regarding the vocational decision, there was a positive and statistically significant correlation between the mother's educational qualifications and the vocational decision, and a negative and statistically significant correlation between the mother's educational qualifications and vocational indecision. On the opposite side, no correlation was found between the vocational decision and gender, nor with the father's educational qualifications.Azevedo, Ângela Maria Pereira e SáVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaMoreira, Rita Silva Azevedo2022-04-19T11:35:03Z2022-03-032021-122022-03-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/37328TID:202989011porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:42:46Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/37328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:30:24.401529Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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