Sistemas de certificação da qualidade nas instituições de respostas sociais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/5314 |
Resumo: | Dar resposta às necessidades sociais, neste momento de crise, constitui um dos problemas mais prementes das economias europeias. A grave crise financeira reflete-se nas respostas dadas pelos estados às necessidades sociais. A eficácia e a qualidade desse tipo de serviços começa a ser um assunto muito complexo e muitas vezes difícil de resolver, mas a que urge dar resposta. O aparecimento de muitas empresas privadas que visam dar a respostas as crescentes necessidades sociais é outro elemento a considerar no contexto da economia social. A competitividade deste sector, nomeadamente do ponto de vista da rentabilidade financeira, assume que a qualidade dos serviços é uma componente essencial. Nos últimos anos tem-se assistido ao aumento significativo da certificação dos sistemas da qualidade das respostas socias. Em Portugal existem 2 esquemas específicos de certificação nas respostas socias a certificação Equass (European Quality Assurance in Social Services) e a certificação segundo os modelos do ISS (Instituto da Segurança Social). A existência destes esquemas a par da certificação baseada na ISO 9001, criou a necessidade deste estudo comparativo de análise e discussão das experiências acumuladas, no sentido de dar uma informação mais precisa ao mercado dos serviços sociais, bem como de identificar as principais necessidades de formação profissional do setor. O início recente dos trabalhos de uma Comissão Técnica de Normalização sobre Sistemas de gestão da qualidade nas respostas sociais veio, ainda reforçar a necessidade já identificada. |
id |
RCAP_8da544a1c9fa7bd75017e8fcce2b7cf2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/5314 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Sistemas de certificação da qualidade nas instituições de respostas sociaisGestão da qualidadeCertificaçãoRespostas sociaisInstituições sociaisSocial institutionsQuality managementCertificationSocial answersDar resposta às necessidades sociais, neste momento de crise, constitui um dos problemas mais prementes das economias europeias. A grave crise financeira reflete-se nas respostas dadas pelos estados às necessidades sociais. A eficácia e a qualidade desse tipo de serviços começa a ser um assunto muito complexo e muitas vezes difícil de resolver, mas a que urge dar resposta. O aparecimento de muitas empresas privadas que visam dar a respostas as crescentes necessidades sociais é outro elemento a considerar no contexto da economia social. A competitividade deste sector, nomeadamente do ponto de vista da rentabilidade financeira, assume que a qualidade dos serviços é uma componente essencial. Nos últimos anos tem-se assistido ao aumento significativo da certificação dos sistemas da qualidade das respostas socias. Em Portugal existem 2 esquemas específicos de certificação nas respostas socias a certificação Equass (European Quality Assurance in Social Services) e a certificação segundo os modelos do ISS (Instituto da Segurança Social). A existência destes esquemas a par da certificação baseada na ISO 9001, criou a necessidade deste estudo comparativo de análise e discussão das experiências acumuladas, no sentido de dar uma informação mais precisa ao mercado dos serviços sociais, bem como de identificar as principais necessidades de formação profissional do setor. O início recente dos trabalhos de uma Comissão Técnica de Normalização sobre Sistemas de gestão da qualidade nas respostas sociais veio, ainda reforçar a necessidade já identificada.In this time of crisis, the answers for social needs are one of the most pressing problems of European economies. With worsening financial crisis, which is reflected in the answers given by the state of this problem, efficiency and quality of such services start to be a very complex subject and often difficult to resolve. The emergence of many private companies that seek to give answers to the growing social needs is a fact. Faced with competition in this sector, which becomes increasingly interesting from the point of view of financial profitability, service quality is thus an essential point. In recent years we are witnessing a significant strengthening of quality assurance of institution which works in that area. In Portugal there are two types of the quality certification in that area: Quality Assurance in Social Services (EQUASS Assurance) (European Certification) and ISS certification (Social Security Institute - Portuguese certification). There is therefore a need to study, analyze and standardize these two types of certification in order to give more accurate information to the market of social services about what kind of certification should be adopted. This is precisely the goal of our work. In this paper we will analyze these two types of certification with the goal of standardizing procedures for a single certification of social responses. We will also analyze what kind of quality certification is adopted by the institutions already certified in the area of social intervention.Repositório ComumLucas, SusanaSARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAKDias, OtíliaPires, António Ramos2014-01-14T15:41:14Z2013-052013-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/5314porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:50:12Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/5314Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:06:17.603630Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sistemas de certificação da qualidade nas instituições de respostas sociais |
title |
Sistemas de certificação da qualidade nas instituições de respostas sociais |
spellingShingle |
Sistemas de certificação da qualidade nas instituições de respostas sociais Lucas, Susana Gestão da qualidade Certificação Respostas sociais Instituições sociais Social institutions Quality management Certification Social answers |
title_short |
Sistemas de certificação da qualidade nas instituições de respostas sociais |
title_full |
Sistemas de certificação da qualidade nas instituições de respostas sociais |
title_fullStr |
Sistemas de certificação da qualidade nas instituições de respostas sociais |
title_full_unstemmed |
Sistemas de certificação da qualidade nas instituições de respostas sociais |
title_sort |
Sistemas de certificação da qualidade nas instituições de respostas sociais |
author |
Lucas, Susana |
author_facet |
Lucas, Susana SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK Dias, Otília Pires, António Ramos |
author_role |
author |
author2 |
SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK Dias, Otília Pires, António Ramos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lucas, Susana SARDINHA, BOGUSLAWA MARIA BARSZCZAK Dias, Otília Pires, António Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão da qualidade Certificação Respostas sociais Instituições sociais Social institutions Quality management Certification Social answers |
topic |
Gestão da qualidade Certificação Respostas sociais Instituições sociais Social institutions Quality management Certification Social answers |
description |
Dar resposta às necessidades sociais, neste momento de crise, constitui um dos problemas mais prementes das economias europeias. A grave crise financeira reflete-se nas respostas dadas pelos estados às necessidades sociais. A eficácia e a qualidade desse tipo de serviços começa a ser um assunto muito complexo e muitas vezes difícil de resolver, mas a que urge dar resposta. O aparecimento de muitas empresas privadas que visam dar a respostas as crescentes necessidades sociais é outro elemento a considerar no contexto da economia social. A competitividade deste sector, nomeadamente do ponto de vista da rentabilidade financeira, assume que a qualidade dos serviços é uma componente essencial. Nos últimos anos tem-se assistido ao aumento significativo da certificação dos sistemas da qualidade das respostas socias. Em Portugal existem 2 esquemas específicos de certificação nas respostas socias a certificação Equass (European Quality Assurance in Social Services) e a certificação segundo os modelos do ISS (Instituto da Segurança Social). A existência destes esquemas a par da certificação baseada na ISO 9001, criou a necessidade deste estudo comparativo de análise e discussão das experiências acumuladas, no sentido de dar uma informação mais precisa ao mercado dos serviços sociais, bem como de identificar as principais necessidades de formação profissional do setor. O início recente dos trabalhos de uma Comissão Técnica de Normalização sobre Sistemas de gestão da qualidade nas respostas sociais veio, ainda reforçar a necessidade já identificada. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-05 2013-05-01T00:00:00Z 2014-01-14T15:41:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/5314 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/5314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135316193312768 |