Science, technology and sculpture : an investigation into the technification of sculpture
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/54499 |
Resumo: | (...) Esta dissertação busca compreender a relação dinâmica entre as descobertas científicas, o rápido desenvolvimento tecnológico e a expressão artística. Ao dissecar a relação desse tripartite, um discurso multifacetado envolvendo ideologia, poder, educação e ruptura do sistema é descoberto. Acadêmicos e especialistas do mais alto nível estão expressando sérias preocupações sobre a condição de nossa civilização porque - em paralelo à melhoria dos padrões de vida e acesso à informação por meio de aparelhos eletrônicos avançados - enfrentamos uma miríade de ameaças existenciais, todas remontando ao exatamente os mesmos desenvolvimentos que nos permitiram graduar na civilização moderna. Limites, estruturas e fundações existentes há milênios estão sendo desafiados nesta metamorfose de um século da condição humana. Espero, por meio da arte, como um espelho da psique humana coletiva, compreender melhor essa relação em constante evolução entre nós, humanos, e a tecnologia que inventamos. Compartilho a opinião dos pensadores a serem discutidos nesta dissertação, de que a inovação científica e tecnológica deve fazer parte de uma conversa pública e que os artistas em sua natureza expressiva, investigativa e comunicativa têm um papel a desempenhar nessa discussão. Os efeitos do desenvolvimento científico e tecnológico nas artes foram amplamente discutidos ao longo do século XX. Apresentarei 4 desses livros abordando este tópico de ângulos muito diferentes. Isso iluminará os pensamentos do início do modernismo, descreverá uma frustração de meados do século e nos deixará com uma visão quase atual sobre o assunto. A análise apresentará primeiro alguns pontos de vista ideológicos sobre a questão da segregação da sociedade em grupos especializados e as consequências disso. A importância de um sistema de educação poli-matemática e do conhecimento intersetorial geral é discutida com diferentes objetivos e razões. A segunda parte da análise descreve a transformação da escultura ao longo do século XX com foco na separação da tradição e no abraço da ciência. São oferecidos alguns pensamentos sugestivos sobre o significado dessa metamorfose. Em conclusão, uma seção de teoria discutindo o ambiente atual, incluindo uma descrição de estruturas úteis na prática de combinar arte com ciência. Focar a parte analítica de minha dissertação nesses fatores macro ambientais serve ao propósito de colocar meu trabalho na linha do tempo. Após a análise, há uma seção sobre o estado da arte. Abordo isso cobrindo algumas das ferramentas e técnicas mais recentes no campo da escultura; as práticas intimamente ligadas de modelagem 3D e manufatura aditiva. Esses dois campos, extremamente úteis no processo de fazer esculturas, sofreram um rápido desenvolvimento e melhorias nos últimos 20 anos e foram centrais para o desenvolvimento de meu próprio corpo de trabalho. O estado da arte também inclui uma seção sobre educação. A discussão de minha análise tem a ver com a introdução de novas tecnologias e seu impacto nas artes. Portanto, considero relevante olhar para o panorama atual da educação artística para ver se, e como, essas discussões se manifestaram na academia de hoje. A última parte da dissertação é dedicada ao meu próprio trabalho - o que chamo de Projeto Sistema. O Projeto Sistema é um termo abrangente que cobre meu trabalho produzido no período entre 2020 e 2021, focando na natureza em constante mudança dos sistemas vivos. Vou descompactar a base sobre a qual a obra está assentada e apresentá-la em relação a artistas que buscam caminhos semelhantes de investigação. Em seguida, ampliarei o processo de modelagem da escultura e explicarei as decisões subjetivas que tomei nessa área. Concluindo o corpo da obra, incluo um conjunto de imagens como documentação para a exposição do corpo da obra prática submetida ao curso de Mestrado em Escultura da FBAUL, realizado no espaço expositivo da Cisterna da faculdade (...) |
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