A comunicação interna e o desempenho dos colaboradores em estabelecimentos hoteleiros da Região Autónoma da Madeira
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/4947 |
Resumo: | O estudo da Comunicação Interna em contexto organizacional tem atraído a atenção de investigadores e gestores nas últimas décadas. Este interesse traduziu-se, sobretudo, na compreensão do comportamento e das atitudes dos indivíduos e no seu impacto em resultados organizacionais. Nesta perspectiva, este estudo tem como objetivo compreender se a Comunicação Interna é um fator impulsionador para o desempenho organizacional. O objecto de estudo é a indústria hoteleira da Região Autónoma da Madeira, tendo sido utilizada uma metodologia quantitativa baseada numa inquirição por questionário aos colaboradores de 14 estabelecimentos hoteleiros de quatro e cinco estrelas. Dos resultados obtidos concluímos que os colaboradores avaliam positivamente o conhecimento que têm sobre as decisões da organização. Conferimos igualmente que 93,5% dos respondentes avaliam como positiva a apresentação das suas opiniões profissionais aos chefes, e 88,1% partilham da mesma avaliação sobre o envolvimento dos colaboradores na tomada de decisões da organização. Quanto às oportunidades criadas pela organização para desenvolver novas competências, podemos reparar que 85% dos respondentes fazem uma avaliação positiva. A opinião dos colaboradores sobre o estado da Comunicação Interna é 89,9% positiva e percebemos ainda que 72% dos respondentes concorda que a CI influencia o desempenho organizacional. As vantagens deste tipo de comunicação para os colaboradores inquiridos são a troca de informações e a consciência da equipa quanto à importância estratégica das atividades da organização. As principais barreiras apontadas para o desenvolvimento das atividades na área da comunicação são: a compreensão, pelos gestores e chefes, da importância das atividades de comunicação para a organização (reuniões, convívios, formações); e os Recursos Financeiros. Numa época em que se aborda constantemente a crise financeira a nossa principal solução para este problema de gestão atual, é a valorização do colaborador, passando por uma eficaz comunicação interna o que irá impulsionar positivamente o desempenho organizacional. |
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Dos resultados obtidos concluímos que os colaboradores avaliam positivamente o conhecimento que têm sobre as decisões da organização. Conferimos igualmente que 93,5% dos respondentes avaliam como positiva a apresentação das suas opiniões profissionais aos chefes, e 88,1% partilham da mesma avaliação sobre o envolvimento dos colaboradores na tomada de decisões da organização. Quanto às oportunidades criadas pela organização para desenvolver novas competências, podemos reparar que 85% dos respondentes fazem uma avaliação positiva. A opinião dos colaboradores sobre o estado da Comunicação Interna é 89,9% positiva e percebemos ainda que 72% dos respondentes concorda que a CI influencia o desempenho organizacional. As vantagens deste tipo de comunicação para os colaboradores inquiridos são a troca de informações e a consciência da equipa quanto à importância estratégica das atividades da organização. As principais barreiras apontadas para o desenvolvimento das atividades na área da comunicação são: a compreensão, pelos gestores e chefes, da importância das atividades de comunicação para a organização (reuniões, convívios, formações); e os Recursos Financeiros. Numa época em que se aborda constantemente a crise financeira a nossa principal solução para este problema de gestão atual, é a valorização do colaborador, passando por uma eficaz comunicação interna o que irá impulsionar positivamente o desempenho organizacional.The study of Internal Communication in the organizational context has attracted the attention of researchers and managers in recent decades. This attention was reflected mainly in understanding the behavior and attitudes of individuals and their impact on organizational outcomes. In this perspective, this study aims to understand the Internal Communication and the Organizational Performance. The object of study is the hotel industry in Madeira (Portugal), having been used a quantitative methodology based on an inquiry by survey to employees of 14 hotels of four and five stars. From the results we conclude that employees positively evaluate the knowledge they have on the decisions of the organization. We can also ensure that 93.5% evaluated as positive the presentation of professional opinions to their chiefs, and 88.1% share the same assessment of employee involvement in decision making of the organization. As for the opportunities created by the organization to develop new skills, we can notice that 85% of respondents make a positive evaluation. The opinion of employees about Internal Communication is 89.9% positive and we still realize that 72% of respondents agree that Internal Communication influences their organizational performance. The advantages of this type of communication to the employees surveyed are the exchange of information and awareness of the team as the strategic importance of the organization's activities. The main barriers to develop activities in the area of communication is the realization by managers and leaders, about the importance of communication activities for the organization (meetings, parties, trainings), and Financial Resources. In an era that constantly addresses the financial crisis, our main solution to this problem of current administration, is the appreciation of the employee, through an effective internal communication which will boost organizational performance positively.2015-09-21T15:41:32Z2015-09-21T00:00:00Z2015-09-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/4947porVieira, Micaela José Piresinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:01:07Zoai:repositorio.utad.pt:10348/4947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:19.371759Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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