A orquestração como ferramenta de desenvolvimento musical dos alunos de Análise e Técnicas de Composição
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/30642 |
Resumo: | O presente projeto educativo propõe a realização de orquestração de uma obra para piano para grupos de música de câmara heterogéneos na disciplina de Análise e Técnicas de Composição. Os objetivos propostos procuram dotar os alunos com conhecimentos de organologia e instrumentação, assim como possibilitar a realização de orquestrações e/ou arranjos para diversas instrumentações. Em simultâneo são aprofundados conhecimentos em análise musical. São apresentadas 4 propostas de aulas, em que para além dos conceitos de orquestração, análise musical e leitura vertical, é introduzido o conceito de redução de partitura. |
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A orquestração como ferramenta de desenvolvimento musical dos alunos de Análise e Técnicas de ComposiçãoOrquestraçãoRedução de partituraAnálise e técnicas de composiçãoO presente projeto educativo propõe a realização de orquestração de uma obra para piano para grupos de música de câmara heterogéneos na disciplina de Análise e Técnicas de Composição. Os objetivos propostos procuram dotar os alunos com conhecimentos de organologia e instrumentação, assim como possibilitar a realização de orquestrações e/ou arranjos para diversas instrumentações. Em simultâneo são aprofundados conhecimentos em análise musical. São apresentadas 4 propostas de aulas, em que para além dos conceitos de orquestração, análise musical e leitura vertical, é introduzido o conceito de redução de partitura.This educational project proposes the orchestration of a work to heterogeneous chamber group based on a piece for solo piano (to heterogeneous chamber) in an Analysis and Composition Techniques class. The proposed goals seek to provide students’ knowledge of organology and instrumentation, as well as to enable orchestrations and/or arrangements for various instruments. At the same time, it aims to a deepened knowledge of musical analysis. Four class proposals are presented, in which in addition to the concepts of orchestration, musical analysis and vertical reading, is introduced the concept of score reduction.2021-02-19T11:33:58Z2020-06-09T00:00:00Z2020-06-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/30642porLima, Bernardo Ramosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:59:12Zoai:ria.ua.pt:10773/30642Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:41.537116Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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