Bem-estar e satisfação no trabalho nos colaboradores da Infraquinta, E.M

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Ana Luísa Ramos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/15101
Resumo: O presente estudo tem como objetivo principal avaliar a satisfação e bem-estar no trabalho dos trabalhadores da empresa Infraquinta, E.M. Assente no pressuposto de que os recursos humanos são o principal ativo de uma organização e que estas devem desenvolver estratégias que potenciem a qualidade de vida e bem-estar dos seus trabalhadores, este estudo definiu satisfação no trabalho e analisou os seus principais motivos (intrínsecos e extrínsecos), tendo como objeto de estudo os trabalhadores da empresa de manutenção e gestão de infraestruturas da Quinta do Lago – Infraquinta, E.M.. Recorrendo a uma metodologia mista, onde se utilizou questionários de carácter quantitativo e questões qualitativas, o estudo analisou a resposta de 54 trabalhadores da empresa em causa relativamente à satisfação no trabalho e ao seu bem-estar. Os resultados revelaram que os colaboradores não percecionam o local de trabalho como um espaço negativo e causador de mal-estar, pelo contrário, consideram que é um local onde se sentem bem de uma forma geral. Os resultados revelaram também que os principais fatores que contribuem para uma satisfação no trabalho relacionam-se com o nível do ambiente geral da organização (relação com os colegas, trabalho que realiza, relação com superior). Os principais fatores que contribuem para a insatisfação relacionam-se com as compensações (remunerações e promoções) e o local de trabalho parece ter alguma influência, sendo que, os trabalhadores que trabalham fora do escritório apresentam níveis mais positivos de satisfação no trabalho. Este trabalho permite que as organizações possam desenvolver estratégias no sentido de melhorar a satisfação e bem-estar dos seus colaboradores e, consequentemente, melhorar o seu desempenho organizacional.
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