O lugar dos brinquedos: Semelhanças e singularidades das escolhas de crianças brasileiras e portuguesas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312011000200007 |
Resumo: | Este estudo teve como objetivo identificar os tipos de brinquedos mais usados pelas crianças e verificar as diferenças existentes quanto ao género e à idade de crianças brasileiras e portuguesas. Participaram da pesquisa 259 crianças no Brasil e 172 crianças em Portugal. Todas as crianças frequentavam os quatro primeiros anos do ensino básico e tinham entre 6 e 12 anos de idade. Os dados foram recolhidos por meio de uma escala de brinquedos elaborada especificamente para este estudo. Através da análise dos dados constatou-se que, quanto à caracterização dos brinquedos, muitas semelhanças entre as duas amostras foram encontradas. Os meninos de ambas as amostras apresentaram maior utilização de brinquedos que exigem actividades físicas intensas. As crianças mais jovens da amostra brasileira utilizaram com maior frequência brinquedos que promovem e estimulam o desenvolvimento motor e social. Na amostra portuguesa não foram encontradas diferenças significativas na utilização dos brinquedos entre os diferentes níveis escolares das crianças. |
id |
RCAP_8dbfccdadb7112847d6c06b23ac6e3ce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:scielo:S0870-82312011000200007 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O lugar dos brinquedos: Semelhanças e singularidades das escolhas de crianças brasileiras e portuguesasBrinquedosCulturaEscolaEste estudo teve como objetivo identificar os tipos de brinquedos mais usados pelas crianças e verificar as diferenças existentes quanto ao género e à idade de crianças brasileiras e portuguesas. Participaram da pesquisa 259 crianças no Brasil e 172 crianças em Portugal. Todas as crianças frequentavam os quatro primeiros anos do ensino básico e tinham entre 6 e 12 anos de idade. Os dados foram recolhidos por meio de uma escala de brinquedos elaborada especificamente para este estudo. Através da análise dos dados constatou-se que, quanto à caracterização dos brinquedos, muitas semelhanças entre as duas amostras foram encontradas. Os meninos de ambas as amostras apresentaram maior utilização de brinquedos que exigem actividades físicas intensas. As crianças mais jovens da amostra brasileira utilizaram com maior frequência brinquedos que promovem e estimulam o desenvolvimento motor e social. Na amostra portuguesa não foram encontradas diferenças significativas na utilização dos brinquedos entre os diferentes níveis escolares das crianças.ISPA-Instituto Universitário2011-04-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articletext/htmlhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312011000200007Análise Psicológica v.29 n.2 2011reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttp://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312011000200007Cordazzo,Sheila Tatiana DuarteVieira,Mauro LuísAlmeida,Ana Maria Tomás deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-02-06T17:00:31Zoai:scielo:S0870-82312011000200007Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:16:23.093082Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lugar dos brinquedos: Semelhanças e singularidades das escolhas de crianças brasileiras e portuguesas |
title |
O lugar dos brinquedos: Semelhanças e singularidades das escolhas de crianças brasileiras e portuguesas |
spellingShingle |
O lugar dos brinquedos: Semelhanças e singularidades das escolhas de crianças brasileiras e portuguesas Cordazzo,Sheila Tatiana Duarte Brinquedos Cultura Escola |
title_short |
O lugar dos brinquedos: Semelhanças e singularidades das escolhas de crianças brasileiras e portuguesas |
title_full |
O lugar dos brinquedos: Semelhanças e singularidades das escolhas de crianças brasileiras e portuguesas |
title_fullStr |
O lugar dos brinquedos: Semelhanças e singularidades das escolhas de crianças brasileiras e portuguesas |
title_full_unstemmed |
O lugar dos brinquedos: Semelhanças e singularidades das escolhas de crianças brasileiras e portuguesas |
title_sort |
O lugar dos brinquedos: Semelhanças e singularidades das escolhas de crianças brasileiras e portuguesas |
author |
Cordazzo,Sheila Tatiana Duarte |
author_facet |
Cordazzo,Sheila Tatiana Duarte Vieira,Mauro Luís Almeida,Ana Maria Tomás de |
author_role |
author |
author2 |
Vieira,Mauro Luís Almeida,Ana Maria Tomás de |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cordazzo,Sheila Tatiana Duarte Vieira,Mauro Luís Almeida,Ana Maria Tomás de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Brinquedos Cultura Escola |
topic |
Brinquedos Cultura Escola |
description |
Este estudo teve como objetivo identificar os tipos de brinquedos mais usados pelas crianças e verificar as diferenças existentes quanto ao género e à idade de crianças brasileiras e portuguesas. Participaram da pesquisa 259 crianças no Brasil e 172 crianças em Portugal. Todas as crianças frequentavam os quatro primeiros anos do ensino básico e tinham entre 6 e 12 anos de idade. Os dados foram recolhidos por meio de uma escala de brinquedos elaborada especificamente para este estudo. Através da análise dos dados constatou-se que, quanto à caracterização dos brinquedos, muitas semelhanças entre as duas amostras foram encontradas. Os meninos de ambas as amostras apresentaram maior utilização de brinquedos que exigem actividades físicas intensas. As crianças mais jovens da amostra brasileira utilizaram com maior frequência brinquedos que promovem e estimulam o desenvolvimento motor e social. Na amostra portuguesa não foram encontradas diferenças significativas na utilização dos brinquedos entre os diferentes níveis escolares das crianças. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-04-01 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312011000200007 |
url |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312011000200007 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-82312011000200007 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISPA-Instituto Universitário |
publisher.none.fl_str_mv |
ISPA-Instituto Universitário |
dc.source.none.fl_str_mv |
Análise Psicológica v.29 n.2 2011 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137261173866496 |