Proposta de nova identidade visual para o Vitória Futebol Clube

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Contreiras, Carolina dos Reis Vitorino de Almada
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/36497
Resumo: Este projeto de tese assenta na análise e reflexão da constante evolução das marcas, em especial no mundo do futebol. Para além do enquadramento teórico sobre a história e atualidade das marcas em Portugal e no mundo, foram também aprofundados todos os elementos da identidade visual, com foco num tipo específico de marca gráfica: o emblema. Foi, ainda, realizada uma pesquisa sobre a indústria do futebol de modo a entender a importância das marcas nesta indústria, utilizando alguns estudos de caso atuais, como por exemplo o Manchester City. A par da industrialização e da globalização do futebol, alguns clubes / emblemas não evoluíram, como é o caso do Vitória Futebol Clube. Assim sendo, foi criada uma nova marca gráfica acompanhada de toda uma identidade visual para, de algum modo, contribuir para uma nova fase positiva do clube.
id RCAP_8dc199ac0893fda946f40cf0fbdc019c
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36497
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Proposta de nova identidade visual para o Vitória Futebol ClubeMarca gráficaIdentidade visualFutebolRebrandingEste projeto de tese assenta na análise e reflexão da constante evolução das marcas, em especial no mundo do futebol. Para além do enquadramento teórico sobre a história e atualidade das marcas em Portugal e no mundo, foram também aprofundados todos os elementos da identidade visual, com foco num tipo específico de marca gráfica: o emblema. Foi, ainda, realizada uma pesquisa sobre a indústria do futebol de modo a entender a importância das marcas nesta indústria, utilizando alguns estudos de caso atuais, como por exemplo o Manchester City. A par da industrialização e da globalização do futebol, alguns clubes / emblemas não evoluíram, como é o caso do Vitória Futebol Clube. Assim sendo, foi criada uma nova marca gráfica acompanhada de toda uma identidade visual para, de algum modo, contribuir para uma nova fase positiva do clube.Maia, Maria Manuela BarrosRepositório ComumContreiras, Carolina dos Reis Vitorino de Almada2021-05-14T10:14:32Z2021-02-01T00:00:00Z2021-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36497202723763pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36497Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:33.969150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Proposta de nova identidade visual para o Vitória Futebol Clube
title Proposta de nova identidade visual para o Vitória Futebol Clube
spellingShingle Proposta de nova identidade visual para o Vitória Futebol Clube
Contreiras, Carolina dos Reis Vitorino de Almada
Marca gráfica
Identidade visual
Futebol
Rebranding
title_short Proposta de nova identidade visual para o Vitória Futebol Clube
title_full Proposta de nova identidade visual para o Vitória Futebol Clube
title_fullStr Proposta de nova identidade visual para o Vitória Futebol Clube
title_full_unstemmed Proposta de nova identidade visual para o Vitória Futebol Clube
title_sort Proposta de nova identidade visual para o Vitória Futebol Clube
author Contreiras, Carolina dos Reis Vitorino de Almada
author_facet Contreiras, Carolina dos Reis Vitorino de Almada
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Maia, Maria Manuela Barros
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Contreiras, Carolina dos Reis Vitorino de Almada
dc.subject.por.fl_str_mv Marca gráfica
Identidade visual
Futebol
Rebranding
topic Marca gráfica
Identidade visual
Futebol
Rebranding
description Este projeto de tese assenta na análise e reflexão da constante evolução das marcas, em especial no mundo do futebol. Para além do enquadramento teórico sobre a história e atualidade das marcas em Portugal e no mundo, foram também aprofundados todos os elementos da identidade visual, com foco num tipo específico de marca gráfica: o emblema. Foi, ainda, realizada uma pesquisa sobre a indústria do futebol de modo a entender a importância das marcas nesta indústria, utilizando alguns estudos de caso atuais, como por exemplo o Manchester City. A par da industrialização e da globalização do futebol, alguns clubes / emblemas não evoluíram, como é o caso do Vitória Futebol Clube. Assim sendo, foi criada uma nova marca gráfica acompanhada de toda uma identidade visual para, de algum modo, contribuir para uma nova fase positiva do clube.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-14T10:14:32Z
2021-02-01T00:00:00Z
2021-02-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/36497
202723763
url http://hdl.handle.net/10400.26/36497
identifier_str_mv 202723763
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130002279628800