Proposta de nova identidade visual para o Vitória Futebol Clube
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/36497 |
Resumo: | Este projeto de tese assenta na análise e reflexão da constante evolução das marcas, em especial no mundo do futebol. Para além do enquadramento teórico sobre a história e atualidade das marcas em Portugal e no mundo, foram também aprofundados todos os elementos da identidade visual, com foco num tipo específico de marca gráfica: o emblema. Foi, ainda, realizada uma pesquisa sobre a indústria do futebol de modo a entender a importância das marcas nesta indústria, utilizando alguns estudos de caso atuais, como por exemplo o Manchester City. A par da industrialização e da globalização do futebol, alguns clubes / emblemas não evoluíram, como é o caso do Vitória Futebol Clube. Assim sendo, foi criada uma nova marca gráfica acompanhada de toda uma identidade visual para, de algum modo, contribuir para uma nova fase positiva do clube. |
id |
RCAP_8dc199ac0893fda946f40cf0fbdc019c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/36497 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Proposta de nova identidade visual para o Vitória Futebol ClubeMarca gráficaIdentidade visualFutebolRebrandingEste projeto de tese assenta na análise e reflexão da constante evolução das marcas, em especial no mundo do futebol. Para além do enquadramento teórico sobre a história e atualidade das marcas em Portugal e no mundo, foram também aprofundados todos os elementos da identidade visual, com foco num tipo específico de marca gráfica: o emblema. Foi, ainda, realizada uma pesquisa sobre a indústria do futebol de modo a entender a importância das marcas nesta indústria, utilizando alguns estudos de caso atuais, como por exemplo o Manchester City. A par da industrialização e da globalização do futebol, alguns clubes / emblemas não evoluíram, como é o caso do Vitória Futebol Clube. Assim sendo, foi criada uma nova marca gráfica acompanhada de toda uma identidade visual para, de algum modo, contribuir para uma nova fase positiva do clube.Maia, Maria Manuela BarrosRepositório ComumContreiras, Carolina dos Reis Vitorino de Almada2021-05-14T10:14:32Z2021-02-01T00:00:00Z2021-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/36497202723763pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:38Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/36497Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:33.969150Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Proposta de nova identidade visual para o Vitória Futebol Clube |
title |
Proposta de nova identidade visual para o Vitória Futebol Clube |
spellingShingle |
Proposta de nova identidade visual para o Vitória Futebol Clube Contreiras, Carolina dos Reis Vitorino de Almada Marca gráfica Identidade visual Futebol Rebranding |
title_short |
Proposta de nova identidade visual para o Vitória Futebol Clube |
title_full |
Proposta de nova identidade visual para o Vitória Futebol Clube |
title_fullStr |
Proposta de nova identidade visual para o Vitória Futebol Clube |
title_full_unstemmed |
Proposta de nova identidade visual para o Vitória Futebol Clube |
title_sort |
Proposta de nova identidade visual para o Vitória Futebol Clube |
author |
Contreiras, Carolina dos Reis Vitorino de Almada |
author_facet |
Contreiras, Carolina dos Reis Vitorino de Almada |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maia, Maria Manuela Barros Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Contreiras, Carolina dos Reis Vitorino de Almada |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Marca gráfica Identidade visual Futebol Rebranding |
topic |
Marca gráfica Identidade visual Futebol Rebranding |
description |
Este projeto de tese assenta na análise e reflexão da constante evolução das marcas, em especial no mundo do futebol. Para além do enquadramento teórico sobre a história e atualidade das marcas em Portugal e no mundo, foram também aprofundados todos os elementos da identidade visual, com foco num tipo específico de marca gráfica: o emblema. Foi, ainda, realizada uma pesquisa sobre a indústria do futebol de modo a entender a importância das marcas nesta indústria, utilizando alguns estudos de caso atuais, como por exemplo o Manchester City. A par da industrialização e da globalização do futebol, alguns clubes / emblemas não evoluíram, como é o caso do Vitória Futebol Clube. Assim sendo, foi criada uma nova marca gráfica acompanhada de toda uma identidade visual para, de algum modo, contribuir para uma nova fase positiva do clube. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-14T10:14:32Z 2021-02-01T00:00:00Z 2021-02-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/36497 202723763 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/36497 |
identifier_str_mv |
202723763 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130002279628800 |