A biblioterapia como intervenção especializada no cuidar da pessoa com doença mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, João Pedro Afonso
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/32716
Resumo: A especialização em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica exige do enfermeiro o desenvolvimento do seu autoconhecimento, demonstrando sensibilidade na análise, perspicácia na interpretação e capacidade de avaliação dos fenómenos complexos, na área da saúde mental, centrados na compreensão das necessidades singulares e globais da pessoa, família, grupo e comunidade ao longo do seu ciclo de vida. No encontro interpessoal com estes, o enfermeiro especialista promove um agir intencional consciente, reflexivo e crítico, fundamentado na prática baseada na evidência científica, nos pressupostos ético-deontológicos e jurídicos da profissão na qual desenvolve habilidades, comportamentos e atitudes reconhecidas como competências especializadas. O enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica implementa cuidados de enfermagem especializados que visam a promoção da saúde mental, na prevenção da doença, na intervenção à pessoa em crise e no seu processo reabilitativo, mobilizando fundamentos próprios da disciplina de enfermagem através do desenvolvimento de intervenções de âmbito psicoterapêutico, socioterapêutico, psicossocial e psicoeducacional. Estabelecendo uma relação de cuidado assente na dignidade de ambos, dá suporte e ajuda a pessoa na procura de mecanismos adaptativos eficazes ao longo do processo de transição saúde/ doença, na ótica dos padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem. Neste relatório de estágio recorre-se a uma abordagem metodológica descritiva, reflexiva e crítica, mobilizando os fundamentos científicos de uma revisão integrativa da literatura sobre a eficácia da biblioterapia como intervenção especializada de enfermagem no cuidar da pessoa com doença mental. Estes fundamentos foram importantes no desenvolvimento de competências de enfermeiro especialista. O módulo I- Promoção de estilos de vida, diagnóstico e prevenção decorreu numa Unidade de Residências de Reabilitação Psicossocial na área de Lisboa, foi dinamizada a biblioterapia numa das residências de vida apoiada, dando resposta a uma necessidade encontrada na equipa para enquadrar um espaço comunitário, que permitisse aos residentes a expressão de sentimentos e emoções para gerir atitudes e comportamentos de ajustamento psicossocial, onde se trabalharam aspetos da promoção da saúde e se deu ênfase à importância da adesão ao regime terapêutico na prevenção do agravamento da doença mental. No módulo II- Intervenção na crise no adulto foi mobilizada a biblioterapia como intervenção psicoterapêutica em pessoas com doença mental em fase aguda com o diagnóstico de enfermagem ansiedade presente, havendo ainda oportunidade de dinamizar outras intervenções especializadas como o relaxamento progressivo e a arteterapia. O módulo III- Opcional foi desenvolvido numa unidade de Psiquiatria Forense onde foi mobilizada a biblioterapia a pessoas institucionalizadas (a cumprirem medida de segurança) para melhorar o insight sobre a doença mental como intervenção psicoeducacional com vista a melhorar a adesão ao regime terapêutico, ao longo do período de internamento. Foi ainda promovida a formação em serviço sobre esta intervenção como estratégia de fundamentação da prática baseada na evidência científica.
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No encontro interpessoal com estes, o enfermeiro especialista promove um agir intencional consciente, reflexivo e crítico, fundamentado na prática baseada na evidência científica, nos pressupostos ético-deontológicos e jurídicos da profissão na qual desenvolve habilidades, comportamentos e atitudes reconhecidas como competências especializadas. O enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental e psiquiátrica implementa cuidados de enfermagem especializados que visam a promoção da saúde mental, na prevenção da doença, na intervenção à pessoa em crise e no seu processo reabilitativo, mobilizando fundamentos próprios da disciplina de enfermagem através do desenvolvimento de intervenções de âmbito psicoterapêutico, socioterapêutico, psicossocial e psicoeducacional. Estabelecendo uma relação de cuidado assente na dignidade de ambos, dá suporte e ajuda a pessoa na procura de mecanismos adaptativos eficazes ao longo do processo de transição saúde/ doença, na ótica dos padrões de qualidade dos cuidados de enfermagem. Neste relatório de estágio recorre-se a uma abordagem metodológica descritiva, reflexiva e crítica, mobilizando os fundamentos científicos de uma revisão integrativa da literatura sobre a eficácia da biblioterapia como intervenção especializada de enfermagem no cuidar da pessoa com doença mental. Estes fundamentos foram importantes no desenvolvimento de competências de enfermeiro especialista. O módulo I- Promoção de estilos de vida, diagnóstico e prevenção decorreu numa Unidade de Residências de Reabilitação Psicossocial na área de Lisboa, foi dinamizada a biblioterapia numa das residências de vida apoiada, dando resposta a uma necessidade encontrada na equipa para enquadrar um espaço comunitário, que permitisse aos residentes a expressão de sentimentos e emoções para gerir atitudes e comportamentos de ajustamento psicossocial, onde se trabalharam aspetos da promoção da saúde e se deu ênfase à importância da adesão ao regime terapêutico na prevenção do agravamento da doença mental. No módulo II- Intervenção na crise no adulto foi mobilizada a biblioterapia como intervenção psicoterapêutica em pessoas com doença mental em fase aguda com o diagnóstico de enfermagem ansiedade presente, havendo ainda oportunidade de dinamizar outras intervenções especializadas como o relaxamento progressivo e a arteterapia. O módulo III- Opcional foi desenvolvido numa unidade de Psiquiatria Forense onde foi mobilizada a biblioterapia a pessoas institucionalizadas (a cumprirem medida de segurança) para melhorar o insight sobre a doença mental como intervenção psicoeducacional com vista a melhorar a adesão ao regime terapêutico, ao longo do período de internamento. Foi ainda promovida a formação em serviço sobre esta intervenção como estratégia de fundamentação da prática baseada na evidência científica.The specialization in Mental Health Nursing demands the development of self-knowledge, critical analysis, sharp interpretation and capacity to evaluate complex phenomenons in mental health, focused in the understanding of individual and global needs of the person, family, group and community, throughout the cycle of life. In the interpersonal relationship, a specialist nurse promotes an intentional, conscious, reflective and critical analysis, with evidence based practice. It is also supported with ethical, deontological and legal assumptions of the nursing profession allowing the development of skills, behaviours, and attitudes recognised as specialised competences. The Mental Health specialist Nurse implements specialised nursing care aiming the promotion of mental health and the prevention of disease, mobilising fundamentals of nursing to support the person in crisis and in the rehabilitation process, through the development of psychotherapeutical, psychosocial and psychoeducational interventions. Establishing a dignity based nursing care provides support and helps the person to find adaptive and efficient mechanisms throughout the process of transition from disease to health, in the perspective of nursing standards of quality. In this report a methodological-descriptive, reflective-critical, approach is used, mobilising an integrative revision of literature about bibliotherapy’s efficiency as a specialised nursing intervention in caring for the person with mental health. These evidences were important in the development of competences of the specialist nurse. The first placement regarding Module I – Promotion of lifestyles, Diagnosis and Prevention, has happened in a Unit of Psychosocial Rehabilitation in Lisbon. Bibliotherapy was developed in one rehabilitation residence as a response of one of the needs found within the community team, allowing the residents to express feelings and emotions in order manage psychosocial attitudes and behaviours. In these moments the promotion of health is approached highlighting the importance of compliance with medication in the prevention of worsening mental disease. In Module II – Intervention on the Adult in crisis, Bibliotherapy was used as a psycotherapeutical tool in persons with acute mental disease with the nursing diagnosis present anxiety. Other specialised interventions as progressive relaxation and therapy art were used. In Module III – Optional was developed in a Unit of Forensic Psychiatry mobilising Bibliotherapy with inpatients to improve the insight of Mental Health Disease as a psychoeducation intervention in order to improve compliance with the therapeutical plan. Also, developed an educational presentation as a theoretical ground for evidence based practice.Valentim, OlgaVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaGonçalves, João Pedro Afonso2021-04-22T15:37:50Z2019-04-2920182019-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/32716TID:202705714porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:38:13Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/32716Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:26:26.167272Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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