O ritmo nos limites da estruturação da memória: o estudo dos intervalos de tempo e das acentuações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, César Filipe Guerreiro
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15878
Resumo: Partindo da especificidade inerente a cada tipo de memória — memória sensorial, memória de curto prazo e memória de longo prazo —, em seu silencioso modo de funcionamento e, da sua articulação com o estudo de dois parâmetros rítmicos — intervalos de tempo e acentuações —, esta dissertação procura evidenciar o modo como os distintos mecanismos de operar, condicionados pelas próprias capacidades de cada tipo de memória, determinam a percepção e função dos parâmetros rítmicos, assim como procura expor os distintos factores que influem sobre a aplicabilidade dos parâmetros rítmicos em proveito da optimização da sua codificação e consolidação nas memórias. É, assim, traçada uma analogia entre o modelo de organização hierárquica e associativa da sedimentação das memórias e um modelo de organização dos intervalos de tempo e das acentuações, empoderando, deste modo, o processo composicional; ABSTRACT: Based on the specific nature of each type of memory — sensory memory, short-term memory and long-term memory — in their silent mode of operation and its connection with the study of two rhythmic parameters — time intervals and accents —, this dissertation seeks to show how the different mechanisms operate, conditioned by the own capabilities of each type of memory, perception and determine the perception and function of rhythmic parameters. It also attempts to show the different factors that influence the applicability of the rhythmic parameters in what concerns the enhancement of their encoding and consolidation in each type of memory. An analogy is thus drawn between the model of hierarchical organization and associative memories and the settling of an organizational model of the time intervals and accents, empowering the compositional process.
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