Experiências Sensoriais em Pessoas com Autismo e o Ensino de Ciências
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25749/sis.27551 |
Resumo: | Esse artigo tem como objetivo apresentar e discutir as contribuições da utilização de materiais multissensoriais no desenvolvimento de estudantes com autismo em aulas de Ciências. Para tal, elaborou-se uma sequência de ensino investigativa na qual um carrinho move-se sobre um plano inclinado. A atividade permitiu explorar os conceitos físicos de força e movimento. Como instrumentos para a coleta de dados utilizou-se registros em áudio, que posteriormente foram transcritos, e anotações em cadernos de campo. Os dados obtidos foram tabulados e categorizados atendendo as diferentes etapas de uma Análise de Conteúdo. Os materiais multissensoriais contribuíram com o processo de ensino/aprendizagem dos estudantes ao contemplarem distintos estilos perceptivos, como a visibilidade e os efeitos sonoros do carrinho. A manipulação dos objetos propiciou o trabalho em grupo e o desenvolvimento de habilidades sociais e psicomotoras. Por meio da atividade, os aprendizes compartilharam e reformularam hipóteses sobre o fenômeno apresentado. |
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Experiências Sensoriais em Pessoas com Autismo e o Ensino de CiênciasExperiencias Sensoriales en Personas con Autismo y Enseñanza de las CienciasExperiências Sensoriais em Pessoas com Autismo e o Ensino de CiênciasArticlesEsse artigo tem como objetivo apresentar e discutir as contribuições da utilização de materiais multissensoriais no desenvolvimento de estudantes com autismo em aulas de Ciências. Para tal, elaborou-se uma sequência de ensino investigativa na qual um carrinho move-se sobre um plano inclinado. A atividade permitiu explorar os conceitos físicos de força e movimento. Como instrumentos para a coleta de dados utilizou-se registros em áudio, que posteriormente foram transcritos, e anotações em cadernos de campo. Os dados obtidos foram tabulados e categorizados atendendo as diferentes etapas de uma Análise de Conteúdo. Os materiais multissensoriais contribuíram com o processo de ensino/aprendizagem dos estudantes ao contemplarem distintos estilos perceptivos, como a visibilidade e os efeitos sonoros do carrinho. A manipulação dos objetos propiciou o trabalho em grupo e o desenvolvimento de habilidades sociais e psicomotoras. Por meio da atividade, os aprendizes compartilharam e reformularam hipóteses sobre o fenômeno apresentado.This article aims to present and discuss the contributions of the use of multisensory materials in the development of students with autism in science classes. For this purpose, this study presents an inquiry-based teaching approach in which a toy car moves on an inclined plane. Teaching/learning situations were used in which the concepts of force and movement were explored. As instruments for data collection, audio records were used, which were later transcribed and annotated in field notebooks. The data obtained were tabulated and categorized according to the distinct stages of a Content Analysis. The multisensory materials contributed to the teaching/learning process of the students by contemplating different perceptive styles, such as the visibility and sound effects of the toy car. The manipulation of objects provided group work and the development of social and psychomotor skills. Through the activity, the learners shared and reformulated hypotheses about the physical phenomena presented.Este artículo tiene como objetivo presentar y discutir las contribuciones del uso de materiales multisensoriales en el desarrollo de estudiantes con autismo en clases de ciencias. Para este propósito, se desarrolló una Secuencia Didáctica de Investigación en el que un carro de juguete se mueve en un plano inclinado. Se utilizaron situaciones de enseñanza/aprendizaje en las que se exploraron los conceptos de fuerza y movimiento. Como instrumentos para la recolección de datos se utilizaron registros de audio, que luego fueron transcritos y anotados en cuadernos de campo. Los datos obtenidos fueron tabulados y categorizados según las distintas etapas de un Análisis de Contenido. Los materiales multisensoriales contribuyeron al proceso de enseñanza/aprendizaje de los estudiantes al contemplar diferentes estilos perceptivos, como la visibilidad y los efectos sonoros del carro de juguete. La manipulación de objetos facilitó el trabajo en grupo y el desarrollo de habilidades sociales y psicomotrices. A través de la actividad, los alumnos compartieron y reformularon hipótesis sobre los fenómenos físicos presentados.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2022-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.27551por2182-96402182-8474Moura, Tiago Fernando Alves deCamargo, Eder Pires deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-11-04T08:15:34Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/27551Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:14:13.250781Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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