A importância das atividades intelligence da contabilidade de gestão para as estratégias e políticas comerciais nas PME´s Portuguesas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Célia da Conceição da Rocha
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/19909
Resumo: Methodology – This study uses a quantitative approach, in the form of a questionnaire, using the statistical programs: SPSS 26 and AMOS 20. The empirical study is divided into two parts. The first part of the study uses the analysis of structural equations and the second part of the study is elaborated using the measures of central tendency (mean, median and mode) and the paired t-test to give more robustness to the results. Findings – The main result obtained with the realization of this study consists in the validation of a conceptual model where it is revealed that the intelligence activities of management accounting have positive effects on the commercial strategies and policies of Portuguese Small and Medium Enterprises. And, commercial strategies and policies have positive effects on the financial and non-financial performance of Portuguese Small and Medium Enterprises. Original value – Presentation of an original conceptual model that reveals the importance of management accounting in the definition of business strategy in Portuguese Small and Medium Enterprises.
id RCAP_8e19889988eace32e81577d07ef91e6d
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/19909
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância das atividades intelligence da contabilidade de gestão para as estratégias e políticas comerciais nas PME´s PortuguesasContabilidade de gestãoIntelligencePerformanceEstratégias e políticas comerciaisPME’sManagement accountingIntelligenceperformanceCommercial strategies and policiesSmall and Medium EntreprisesContabilidadeMethodology – This study uses a quantitative approach, in the form of a questionnaire, using the statistical programs: SPSS 26 and AMOS 20. The empirical study is divided into two parts. The first part of the study uses the analysis of structural equations and the second part of the study is elaborated using the measures of central tendency (mean, median and mode) and the paired t-test to give more robustness to the results. Findings – The main result obtained with the realization of this study consists in the validation of a conceptual model where it is revealed that the intelligence activities of management accounting have positive effects on the commercial strategies and policies of Portuguese Small and Medium Enterprises. And, commercial strategies and policies have positive effects on the financial and non-financial performance of Portuguese Small and Medium Enterprises. Original value – Presentation of an original conceptual model that reveals the importance of management accounting in the definition of business strategy in Portuguese Small and Medium Enterprises.Objetivo – O principal objetivo deste estudo é testar e validar um modelo concetual que integre os efeitos das atividades intelligence da Contabilidade de Gestão nas estratégias e políticas comerciais das Pequenas e Médias Empresas (PME’s) portuguesas, bem como analisar se estas têm impacto na performance financeira e não financeira da empresa. Metodologia – Este estudo segue uma abordagem quantitativa, com recolha de dados através de questionário e análise com recurso aos programas estatísticos: SPSS 26 e AMOS 20. O estudo empírico é dividido em duas partes. A primeira parte do estudo recorre à análise das equações estruturais (AEE) e a segunda parte do estudo é elaborada com recurso ao uso das medidas de tendência central (média, mediana e moda) e ao teste t pareado para dar mais robustez aos resultados. Resultados – O principal resultado obtido com a realização deste estudo consiste na validação de um modelo concetual onde se revelam que as atividades intelligence da contabilidade de gestão têm efeitos positivos nas estratégias e políticas comerciais das PME’s portuguesas. E, as estratégias e políticas comerciais têm efeitos positivos na performance financeira e não financeiras das PME’s portuguesas. Valor original – Apresentação de um modelo concetual original que revela a importância da contabilidade de gestão na definição da estratégia empresarial nas PME’s portuguesas.Silva, Amélia Cristina Ferreira daSilva, Rui Filipe Pereira Bertuzi daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSantos, Célia da Conceição da Rocha2022-02-11T09:23:41Z2021-06-292021-06-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdftext/plain; charset=utf-8http://hdl.handle.net/10400.22/19909TID:202939138porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:14:48Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/19909Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:39:58.839151Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância das atividades intelligence da contabilidade de gestão para as estratégias e políticas comerciais nas PME´s Portuguesas
title A importância das atividades intelligence da contabilidade de gestão para as estratégias e políticas comerciais nas PME´s Portuguesas
spellingShingle A importância das atividades intelligence da contabilidade de gestão para as estratégias e políticas comerciais nas PME´s Portuguesas
Santos, Célia da Conceição da Rocha
Contabilidade de gestão
Intelligence
Performance
Estratégias e políticas comerciais
PME’s
Management accounting
Intelligence
performance
Commercial strategies and policies
Small and Medium Entreprises
Contabilidade
title_short A importância das atividades intelligence da contabilidade de gestão para as estratégias e políticas comerciais nas PME´s Portuguesas
title_full A importância das atividades intelligence da contabilidade de gestão para as estratégias e políticas comerciais nas PME´s Portuguesas
title_fullStr A importância das atividades intelligence da contabilidade de gestão para as estratégias e políticas comerciais nas PME´s Portuguesas
title_full_unstemmed A importância das atividades intelligence da contabilidade de gestão para as estratégias e políticas comerciais nas PME´s Portuguesas
title_sort A importância das atividades intelligence da contabilidade de gestão para as estratégias e políticas comerciais nas PME´s Portuguesas
author Santos, Célia da Conceição da Rocha
author_facet Santos, Célia da Conceição da Rocha
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Amélia Cristina Ferreira da
Silva, Rui Filipe Pereira Bertuzi da
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Célia da Conceição da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Contabilidade de gestão
Intelligence
Performance
Estratégias e políticas comerciais
PME’s
Management accounting
Intelligence
performance
Commercial strategies and policies
Small and Medium Entreprises
Contabilidade
topic Contabilidade de gestão
Intelligence
Performance
Estratégias e políticas comerciais
PME’s
Management accounting
Intelligence
performance
Commercial strategies and policies
Small and Medium Entreprises
Contabilidade
description Methodology – This study uses a quantitative approach, in the form of a questionnaire, using the statistical programs: SPSS 26 and AMOS 20. The empirical study is divided into two parts. The first part of the study uses the analysis of structural equations and the second part of the study is elaborated using the measures of central tendency (mean, median and mode) and the paired t-test to give more robustness to the results. Findings – The main result obtained with the realization of this study consists in the validation of a conceptual model where it is revealed that the intelligence activities of management accounting have positive effects on the commercial strategies and policies of Portuguese Small and Medium Enterprises. And, commercial strategies and policies have positive effects on the financial and non-financial performance of Portuguese Small and Medium Enterprises. Original value – Presentation of an original conceptual model that reveals the importance of management accounting in the definition of business strategy in Portuguese Small and Medium Enterprises.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-06-29
2021-06-29T00:00:00Z
2022-02-11T09:23:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/19909
TID:202939138
url http://hdl.handle.net/10400.22/19909
identifier_str_mv TID:202939138
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/plain; charset=utf-8
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131487426052096