A melhoria do FMEA - do projeto à industrialização no setor automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/23422 |
Resumo: | Num mercado cada vez mais competitivo, as organizações da indústria automóvel necessitam de soluções inovadoras e diferenciadoras para ganharem vantagem competitiva. Para isso, torna-se necessário a automatização e digitalização de processos que visam influenciar a operacionalização de novos projetos, diminuindo assim a produção de não conformes e o aparecimento de potenciais modos de falha. Neste contexto, o relatório apresentado insere-se no âmbito de um estágio curricular numa empresa da indústria de componentes para o setor automóvel e, que teve como objetivo, a melhoria de um processo transversal à gestão do risco – a Análise do Modo e Efeito de Falha (FMEA). Esta ferramenta apresentava algumas falhas no que diz respeito ao seu modo de conceção, não apresentando assim toda a informação desejada e ao nível de detalhe requerido pelo cliente. Logo, e sendo um caso de estudo único e exclusivo a uma empresa pertencente à indústria automóvel, este trabalho exigiu um tipo de metodologia com um comportamento indutivo apoiado por variadas ferramentas de análise quantitativa e qualitativa. Numa primeira fase do trabalho proposto, foi essencial perceber os processos produtivos associados ao tipo de produto comercializado na empresa. Concluída essa fase, procedeu-se à revisão bibliográfica, que foi fundamental para contextualizar a indústria automóvel e a sua ligação à qualidade e à ferramenta FMEA. No que diz respeito à conceção da ferramenta de risco na empresa, foi imperatório compreender o seu funcionamento. Isto foi possível através de várias presenças em reuniões de diferentes processos, de modo a assimilar o ambiente estratégico, operacional e tecnológico por detrás deste procedimento. Após isso, foi feito um levantamento, através de um inquérito, das perceções dos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta da qualidade, em relação a oportunidades e ameaças implícitas no processo do FMEA. No sentido de eliminar a falta de compromisso das pessoas, a falta de um software capaz e de tempo, pontos negativos concluídos através do questionário, foi implementado um novo software na empresa. Um projetoteste e um processo-piloto foram desenvolvidos para avaliar a eficiência e eficácia desta solução. A passagem do projeto foi imperatória para testar a aplicação desta solução, que serviria também de controlo obrigatório em futuras auditorias. O processo-piloto teve como grande objetivo a atualização do FMEA de um processo transversal à produção de tubagens de ar-condicionado diretamente através da ferramenta, visando assim o novo procedimento de criação e atualização de FMEA na empresa. Posteriormente, uma nova sondagem foi realizada, através de um novo inquérito, para extrair impactos após a transformação digital do processo. Entre as demais estatísticas, comprovou-se que todos os elementos pertencentes às equipas de FMEA concordaram com a substituição do Excel. Auxiliarmente, afirmam que este é melhor que o Excel, o que significa que esta medida aplicada foi bem-encarada e sucedida. Além disso, a implementação deste software refletiu-se em efeitos bastante positivos, atingindo assim os níveis pretendidos de eficácia e eficiência através da redução do tempo de desenvolvimento na conceção de um FMEA e da diminuição da probabilidade de ocultar informação pertinente e detalhada. |
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Esta ferramenta apresentava algumas falhas no que diz respeito ao seu modo de conceção, não apresentando assim toda a informação desejada e ao nível de detalhe requerido pelo cliente. Logo, e sendo um caso de estudo único e exclusivo a uma empresa pertencente à indústria automóvel, este trabalho exigiu um tipo de metodologia com um comportamento indutivo apoiado por variadas ferramentas de análise quantitativa e qualitativa. Numa primeira fase do trabalho proposto, foi essencial perceber os processos produtivos associados ao tipo de produto comercializado na empresa. Concluída essa fase, procedeu-se à revisão bibliográfica, que foi fundamental para contextualizar a indústria automóvel e a sua ligação à qualidade e à ferramenta FMEA. No que diz respeito à conceção da ferramenta de risco na empresa, foi imperatório compreender o seu funcionamento. Isto foi possível através de várias presenças em reuniões de diferentes processos, de modo a assimilar o ambiente estratégico, operacional e tecnológico por detrás deste procedimento. Após isso, foi feito um levantamento, através de um inquérito, das perceções dos profissionais responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta da qualidade, em relação a oportunidades e ameaças implícitas no processo do FMEA. No sentido de eliminar a falta de compromisso das pessoas, a falta de um software capaz e de tempo, pontos negativos concluídos através do questionário, foi implementado um novo software na empresa. Um projetoteste e um processo-piloto foram desenvolvidos para avaliar a eficiência e eficácia desta solução. A passagem do projeto foi imperatória para testar a aplicação desta solução, que serviria também de controlo obrigatório em futuras auditorias. O processo-piloto teve como grande objetivo a atualização do FMEA de um processo transversal à produção de tubagens de ar-condicionado diretamente através da ferramenta, visando assim o novo procedimento de criação e atualização de FMEA na empresa. Posteriormente, uma nova sondagem foi realizada, através de um novo inquérito, para extrair impactos após a transformação digital do processo. Entre as demais estatísticas, comprovou-se que todos os elementos pertencentes às equipas de FMEA concordaram com a substituição do Excel. Auxiliarmente, afirmam que este é melhor que o Excel, o que significa que esta medida aplicada foi bem-encarada e sucedida. Além disso, a implementação deste software refletiu-se em efeitos bastante positivos, atingindo assim os níveis pretendidos de eficácia e eficiência através da redução do tempo de desenvolvimento na conceção de um FMEA e da diminuição da probabilidade de ocultar informação pertinente e detalhada.In an increasingly competitive market, automotive organizations need innovative and differentiating solutions to gain competitive advantage. For this, it becomes necessary the automation and digitalization of processes that aim to influence the operationalization of new projects, thus reducing the production of non-compliant and the emergence of potential failure modes. In this context, the report presented is part of a curricular internship in a company in the automotive components industry, which aimed to improve a process transversal to risk management - the Failure Mode and Effect Analysis. This tool had some issues regarding its conception, thus not presenting all the desired information and the level of detail required by the client. Therefore, and being a unique and exclusive case study to a company belonging to the automotive industry, this work required a type of methodology with an inductive behavior supported by various quantitative and qualitative analysis tools. In a first phase of the proposed work, it was essential to understand the production processes associated with the type of product commercialized in the company. Once this phase was completed, a literature review was carried out, which was fundamental to contextualize the automotive industry and its connection to quality and the FMEA tool. Regarding the design of the risk tool in the company, it was imperative to understand its operation. This was possible through several attendances at meetings of different processes, in order to assimilate the strategic, operational and technological environment behind this procedure. After that, a survey was carried out on the perceptions of the professionals responsible for the development of the quality tool, regarding the opportunities and threats implicit in the FMEA process. In order to eliminate the lack of commitment from people, the lack of a capable software and time, negative points concluded through the questionnaire, a new software was implemented in the company. A test project and a pilot process were developed to evaluate the efficiency and effectiveness of this solution. The passage of the project was imperative to test the application of this solution, which would also serve as a mandatory control in future audits. The pilot process had as a major objective the update of the FMEA of a process transversal to the production of air conditioning pipes directly through the tool, thus aiming at the new procedure of creation and update of FMEA in the company. Subsequently, a new survey was conducted to extract impacts after the digital transformation of the process. Among the other statistics, it was found that all the members of the FMEA teams agreed with the replacement of Excel. Additionally, they stated that it is better than Excel, which means that this applied measure was well appreciated and successful. Moreover, the implementation of this software has reflected in very positive effects, thus achieving the desired levels of effectiveness and efficiency by reducing the development time in develop an FMEA and decreasing the probability of hiding pertinent and detailed information.Mota, Luísa Maria Gaspar Morgado daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoCarreiras, Inês do Carmo Duarte2023-08-29T10:41:50Z20232023-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/23422TID:203344189porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-09-06T01:46:09Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/23422Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:27:42.145350Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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