Contributos da utilização de mapas de conceitos para a aprendizagem de ciências naturais no 4º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/5325 |
Resumo: | Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico |
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Contributos da utilização de mapas de conceitos para a aprendizagem de ciências naturais no 4º ano de escolaridadeMapas de conceitosCiências naturaisAprendizagem significativaTrabalho de projetoEstudo do meioConcept mapsNatural sciencesSignificant learningProject workEnvironmental StudiesRelatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1º e 2º Ciclos do Ensino BásicoO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação de Lisboa, apresentando-se como uma reflexão sobre todo o percurso efetuado durante um dos estágios de intervenção previstos na unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada II. É apresentada uma investigação que teve como objetivo avaliar o contributo do uso de mapas de conceitos para as aprendizagens dos alunos de 4º ano na área das ciências naturais. Previa-se conhecer a opinião dos alunos relativamente ao uso desta ferramenta; a utilidade da mesma na sistematização das aprendizagens no âmbito do trabalho de projeto; e em que medida os mapas de conceitos tornariam mais significativa a aprendizagem de Ciências Naturais naquele ano de escolaridade. A investigação decorreu num contexto educativo que seguia os princípios pedagógicos do Movimento da Escola Moderna e os mapas de conceitos foram aplicados na sequência dos trabalhos de projeto desenvolvidos pelos alunos para a disciplina de Estudo do Meio. Foram comparadas situações em que se fez uso de mapas de conceitos com outras em que usaram fichas de consolidação. Os alunos mostraram gosto pelo uso dos mapas de conceitos e consideraram os mapas eficazes. Os resultados que emergiram da aplicação de uma entrevista, apontam para uma aproximação, em termos de eficácia, entre mapas de conceitos e as fichas de consolidação no tocante à sistematização das aprendizagens. No entanto não foi possível estabelecer se a aprendizagem das Ciências Naturais se tornava mais significativa com o uso desta ferramenta.ABSTRACT This report was made within the framework of the Masters in Basic Education (1st and 2nd cycles) of the Escola Superior de Educação de Lisboa, and is a reflection on the entire process carried out during one of the hands-on internships included in the course unit of Supervised Teaching Practice II. The report presents a research which has been aimed at assessing the contribution of concept maps to the learning process of 4th grade students in the field of natural sciences. The intention was to know the opinions of the students regarding the use of this tool; the usefulness of this tool for the systematization of the learning processes within the scope of the project work; and to what extent the concept maps would render the learning of Natural Sciences more significant in the relevant school year. The research was carried out in an educational context which followed the pedagogical principles of the Modern School Movement and the concept maps were applied following the project work undertaken by students for the subject of Environmental Studies. A comparison has been made between instances where concept maps were used and others which involved the students taking quizzes. The research showed that the students enjoyed using the concept maps and considered them to be effective. The results from an interview point towards an approximation in terms of efficiency between the concept maps and the quizzes with regard to the systematization of the learning processes. However, it has not been possible to establish whether the learning of Natural Sciences becomes more significant through the use of this tool.Almeida, AntónioRCIPLAlmeida, Ana Alexandra Domingues de2015-11-03T10:21:05Z2015-072015-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/5325TID:201356589porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:48:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/5325Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:14:36.600355Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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