Estudo da relação entre os comportamentos de aprendizagem grupal e a satisfação dos membros numa perspetiva longitudinal e dinâmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Cláudia Sofia de Sousa
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/32922
Resumo: Ao longo dos anos têm ocorrido inúmeras mudanças no mundo das organizações, merecendo destaque o papel das equipas. Tendo por base a abordagem longitudinal intragrupal de Li e Roe (2012) e o Modelo do Equilíbrio Interrompido de Gersick (1988, 1989, 1991), o presente estudo longitudinal pretende analisar a existência de diferentes padrões de desenvolvimento ao longo do tempo, no que respeita aos comportamentos de aprendizagem grupal, bem como analisar a influência dos diversos padrões na satisfação dos membros para com o grupo. A amostra é constituída por 24 grupos de Engenharia Eletrotécnica e de Tecnologia de Informação pertencentes a um instituto do ensino superior da zona centro. Os dados foram recolhidos através do Instrumento de Caraterização do Funcionamento do Grupo (ICFG). Realizou-se um conjunto de ANOVAS (one-way ANOVA) de forma a testar a existência de diferenças significativas entre os grupos com diferentes padrões de dinâmica temporal (ao nível dos comportamentos de aprendizagem grupal) no que toca à satisfação dos membros para com o grupo. Quando analisadas individualmente cada uma das caraterísticas da mudança (e.g., direção, rácio e grau da mudança) dos cinco comportamentos de aprendizagem grupal em relação à satisfação dos membros no final do projeto obtiveram-se resultados significativos ao nível dos comportamentos de aprendizagem grupal “gestão do erro”, “procura de feedback” e “exploração e co-construção de significado”.
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