Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: explorando matemática na infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pita, Maria João Melícias
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/10766
Resumo: O presente relatório de estágio refere-se à Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar, desenvolvida no Colégio Fundação Alentejo, em 2012/13, pela aluna Maria João Melícias Pita, tomando como foco específico a exploração da Matemática na Infância, enquanto área fundamental da educação. Foi um trabalho desenvolvido ao longo de dois semestres, nas duas valências, Creche e Jardim-de-Infância, cujo principal objetivo foi o desenvolvimento da capacidade de usar a matemática para comunicar, raciocinar e resolver problemas, explorando os conceitos e competências associadas ao desenvolvimento do sentido do número. Este estudo pretendeu analisar, no decurso da prática, quais as aprendizagens adquiridas pelos alunos decorrentes do trabalho desenvolvido ao longo desse período, e de que forma o educador de Infância pode contribuir para as crianças construírem a sua relação com a matemática. O relatório inclui uma abordagem teórica sobre a exploração da matemática na educação pré-escolar, nomeadamente sobre o desenvolvimento do sentido do número nas crianças, que permitiu fundamentar a proposta e as tarefas desenvolvidas ao longo do estágio. A concluir, realço neste estudo a importância crucial do papel do educador na exploração da Matemática, nomeadamente para o desenvolvimento do sentido do número com as crianças, proporcionando atividades adequadas e relacionadas com o contexto das crianças; ### ABSTRACT: This report refers to the Supervised Teaching Practice in Preschool Education, developed in the Colégio Fundação Alentejo, in 2012/13, by Maria João Pita Melícias, having as specific focus the exploitation of the learning of Mathematics at the Childhood.. This pratice was developed during two semesters, in Nursery and KinderGarden, and the main objective was the development of children’ s ability to use mathematics to communicate, reason and solve problems, exploring the concepts and skills associated with the development of number sense. This study aims to analyze, in the course of practice, the learning acquired by students arising from the work during this period, and how the childhood educator can help children build their relationship with mathematics. The report includes a theoretical approach to the exploration of mathematics in pre-school education, in particular on the development of number sense, which supports the proposal and the tasks carried out during the practice. In conclusion, this study highlights the crucial importance of the educator's role in the exploration of mathematics, particularly in the development of number sense, providing appropriate activities and related to the context of children.
id RCAP_8e2eee3d29e3fb485bd700ecbf743cfe
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/10766
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: explorando matemática na infânciaEducação pré-escolarExploração da matemáticaColégio Fundação AlentejoO presente relatório de estágio refere-se à Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar, desenvolvida no Colégio Fundação Alentejo, em 2012/13, pela aluna Maria João Melícias Pita, tomando como foco específico a exploração da Matemática na Infância, enquanto área fundamental da educação. Foi um trabalho desenvolvido ao longo de dois semestres, nas duas valências, Creche e Jardim-de-Infância, cujo principal objetivo foi o desenvolvimento da capacidade de usar a matemática para comunicar, raciocinar e resolver problemas, explorando os conceitos e competências associadas ao desenvolvimento do sentido do número. Este estudo pretendeu analisar, no decurso da prática, quais as aprendizagens adquiridas pelos alunos decorrentes do trabalho desenvolvido ao longo desse período, e de que forma o educador de Infância pode contribuir para as crianças construírem a sua relação com a matemática. O relatório inclui uma abordagem teórica sobre a exploração da matemática na educação pré-escolar, nomeadamente sobre o desenvolvimento do sentido do número nas crianças, que permitiu fundamentar a proposta e as tarefas desenvolvidas ao longo do estágio. A concluir, realço neste estudo a importância crucial do papel do educador na exploração da Matemática, nomeadamente para o desenvolvimento do sentido do número com as crianças, proporcionando atividades adequadas e relacionadas com o contexto das crianças; ### ABSTRACT: This report refers to the Supervised Teaching Practice in Preschool Education, developed in the Colégio Fundação Alentejo, in 2012/13, by Maria João Pita Melícias, having as specific focus the exploitation of the learning of Mathematics at the Childhood.. This pratice was developed during two semesters, in Nursery and KinderGarden, and the main objective was the development of children’ s ability to use mathematics to communicate, reason and solve problems, exploring the concepts and skills associated with the development of number sense. This study aims to analyze, in the course of practice, the learning acquired by students arising from the work during this period, and how the childhood educator can help children build their relationship with mathematics. The report includes a theoretical approach to the exploration of mathematics in pre-school education, in particular on the development of number sense, which supports the proposal and the tasks carried out during the practice. In conclusion, this study highlights the crucial importance of the educator's role in the exploration of mathematics, particularly in the development of number sense, providing appropriate activities and related to the context of children.Universidade de Évora2014-02-20T10:46:53Z2014-02-202013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/10766http://hdl.handle.net/10174/10766TID:201245914pormaryjpita@hotmail.com229Pita, Maria João Melíciasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:53:53Zoai:dspace.uevora.pt:10174/10766Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:04:36.469168Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: explorando matemática na infância
title Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: explorando matemática na infância
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: explorando matemática na infância
Pita, Maria João Melícias
Educação pré-escolar
Exploração da matemática
Colégio Fundação Alentejo
title_short Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: explorando matemática na infância
title_full Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: explorando matemática na infância
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: explorando matemática na infância
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: explorando matemática na infância
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar: explorando matemática na infância
author Pita, Maria João Melícias
author_facet Pita, Maria João Melícias
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pita, Maria João Melícias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
Exploração da matemática
Colégio Fundação Alentejo
topic Educação pré-escolar
Exploração da matemática
Colégio Fundação Alentejo
description O presente relatório de estágio refere-se à Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar, desenvolvida no Colégio Fundação Alentejo, em 2012/13, pela aluna Maria João Melícias Pita, tomando como foco específico a exploração da Matemática na Infância, enquanto área fundamental da educação. Foi um trabalho desenvolvido ao longo de dois semestres, nas duas valências, Creche e Jardim-de-Infância, cujo principal objetivo foi o desenvolvimento da capacidade de usar a matemática para comunicar, raciocinar e resolver problemas, explorando os conceitos e competências associadas ao desenvolvimento do sentido do número. Este estudo pretendeu analisar, no decurso da prática, quais as aprendizagens adquiridas pelos alunos decorrentes do trabalho desenvolvido ao longo desse período, e de que forma o educador de Infância pode contribuir para as crianças construírem a sua relação com a matemática. O relatório inclui uma abordagem teórica sobre a exploração da matemática na educação pré-escolar, nomeadamente sobre o desenvolvimento do sentido do número nas crianças, que permitiu fundamentar a proposta e as tarefas desenvolvidas ao longo do estágio. A concluir, realço neste estudo a importância crucial do papel do educador na exploração da Matemática, nomeadamente para o desenvolvimento do sentido do número com as crianças, proporcionando atividades adequadas e relacionadas com o contexto das crianças; ### ABSTRACT: This report refers to the Supervised Teaching Practice in Preschool Education, developed in the Colégio Fundação Alentejo, in 2012/13, by Maria João Pita Melícias, having as specific focus the exploitation of the learning of Mathematics at the Childhood.. This pratice was developed during two semesters, in Nursery and KinderGarden, and the main objective was the development of children’ s ability to use mathematics to communicate, reason and solve problems, exploring the concepts and skills associated with the development of number sense. This study aims to analyze, in the course of practice, the learning acquired by students arising from the work during this period, and how the childhood educator can help children build their relationship with mathematics. The report includes a theoretical approach to the exploration of mathematics in pre-school education, in particular on the development of number sense, which supports the proposal and the tasks carried out during the practice. In conclusion, this study highlights the crucial importance of the educator's role in the exploration of mathematics, particularly in the development of number sense, providing appropriate activities and related to the context of children.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2014-02-20T10:46:53Z
2014-02-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/10766
http://hdl.handle.net/10174/10766
TID:201245914
url http://hdl.handle.net/10174/10766
identifier_str_mv TID:201245914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv maryjpita@hotmail.com
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136530535546880