A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135312 |
Resumo: | Tese (Doutorado) - Universidade Anhanguera de São Paulo, 2013. Orientador: Prof. Dr. Ubiratan D'Ambrosio. xiii, 562f.; 30cm. CDD 510.1 |
id |
UFSC_06ef28854ca437407d4700e5c85d7530 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135312 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar.Disciplina escolarMatemática do colégioHistória das disciplinas escolaresHistória da educação matemáticaTese (Doutorado) - Universidade Anhanguera de São Paulo, 2013. Orientador: Prof. Dr. Ubiratan D'Ambrosio. xiii, 562f.; 30cm. CDD 510.1Esta pesquisa teve por objetivo traçar a trajetória de constituição da disciplina Matemática do Colégio, no período 1930 – 1970, pela análise da produção didática do período. O período em estudo é atravessado por quatro grandes momentos/reformas educacionais: Francisco Campos, Capanema, Simões Filho e Matemática Moderna. Teve como aporte teórico principal os estudos do historiador André Chervel (1990), com seu texto História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Foram também utilizados os aportes teóricos dos historiadores Alain Choppin (História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte – 2004, e Pasado y presente de los manuales escolares – 2000), Antonio Viñao Frago (Sistemas educativos, culturas escolares e reformas – 2007), Dominique Julia (A cultura escolar como objeto histórico – 2001) e de Roger Chartier, com o conceito de Apropriação (O mundo como representação – 1991). Verificou-se ao final que a Matemática do Colégio teve o seguinte trajeto de constituição: não constituída no período dos Cursos Complementares (1931 – 1942); constituída no período dos Cursos Clássico e Científico (1943 – 1951); estabilizada no período do Programa Mínimo (1952 – 1960), não constituída e em busca de uma nova configuração, durante o período da Matemática Moderna (1961 – 1970). Palavras-chave: disciplina escolar; matemática do colégio; livros didáticos; história das disciplinas escolares; história da educação matemática.D'Ambrosio, UbiratanOliveira Filho, Francisco2015-09-30T02:51:51Z2015-09-30T02:51:51Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135312porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-30T02:56:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/135312Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-09-30T02:56:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar. |
title |
A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar. |
spellingShingle |
A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar. Oliveira Filho, Francisco Disciplina escolar Matemática do colégio História das disciplinas escolares História da educação matemática |
title_short |
A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar. |
title_full |
A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar. |
title_fullStr |
A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar. |
title_full_unstemmed |
A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar. |
title_sort |
A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar. |
author |
Oliveira Filho, Francisco |
author_facet |
Oliveira Filho, Francisco |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
D'Ambrosio, Ubiratan |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira Filho, Francisco |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Disciplina escolar Matemática do colégio História das disciplinas escolares História da educação matemática |
topic |
Disciplina escolar Matemática do colégio História das disciplinas escolares História da educação matemática |
description |
Tese (Doutorado) - Universidade Anhanguera de São Paulo, 2013. Orientador: Prof. Dr. Ubiratan D'Ambrosio. xiii, 562f.; 30cm. CDD 510.1 |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2015-09-30T02:51:51Z 2015-09-30T02:51:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135312 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135312 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652211874430976 |