A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira Filho, Francisco
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135312
Resumo: Tese (Doutorado) - Universidade Anhanguera de São Paulo, 2013. Orientador: Prof. Dr. Ubiratan D'Ambrosio. xiii, 562f.; 30cm. CDD 510.1
id UFSC_06ef28854ca437407d4700e5c85d7530
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/135312
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar.Disciplina escolarMatemática do colégioHistória das disciplinas escolaresHistória da educação matemáticaTese (Doutorado) - Universidade Anhanguera de São Paulo, 2013. Orientador: Prof. Dr. Ubiratan D'Ambrosio. xiii, 562f.; 30cm. CDD 510.1Esta pesquisa teve por objetivo traçar a trajetória de constituição da disciplina Matemática do Colégio, no período 1930 – 1970, pela análise da produção didática do período. O período em estudo é atravessado por quatro grandes momentos/reformas educacionais: Francisco Campos, Capanema, Simões Filho e Matemática Moderna. Teve como aporte teórico principal os estudos do historiador André Chervel (1990), com seu texto História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. Foram também utilizados os aportes teóricos dos historiadores Alain Choppin (História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte – 2004, e Pasado y presente de los manuales escolares – 2000), Antonio Viñao Frago (Sistemas educativos, culturas escolares e reformas – 2007), Dominique Julia (A cultura escolar como objeto histórico – 2001) e de Roger Chartier, com o conceito de Apropriação (O mundo como representação – 1991). Verificou-se ao final que a Matemática do Colégio teve o seguinte trajeto de constituição: não constituída no período dos Cursos Complementares (1931 – 1942); constituída no período dos Cursos Clássico e Científico (1943 – 1951); estabilizada no período do Programa Mínimo (1952 – 1960), não constituída e em busca de uma nova configuração, durante o período da Matemática Moderna (1961 – 1970). Palavras-chave: disciplina escolar; matemática do colégio; livros didáticos; história das disciplinas escolares; história da educação matemática.D'Ambrosio, UbiratanOliveira Filho, Francisco2015-09-30T02:51:51Z2015-09-30T02:51:51Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135312porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-30T02:56:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/135312Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-09-30T02:56:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar.
title A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar.
spellingShingle A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar.
Oliveira Filho, Francisco
Disciplina escolar
Matemática do colégio
História das disciplinas escolares
História da educação matemática
title_short A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar.
title_full A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar.
title_fullStr A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar.
title_full_unstemmed A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar.
title_sort A Matemática do Colégio: livros didáticos e história de uma disciplina escolar.
author Oliveira Filho, Francisco
author_facet Oliveira Filho, Francisco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv D'Ambrosio, Ubiratan
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira Filho, Francisco
dc.subject.por.fl_str_mv Disciplina escolar
Matemática do colégio
História das disciplinas escolares
História da educação matemática
topic Disciplina escolar
Matemática do colégio
História das disciplinas escolares
História da educação matemática
description Tese (Doutorado) - Universidade Anhanguera de São Paulo, 2013. Orientador: Prof. Dr. Ubiratan D'Ambrosio. xiii, 562f.; 30cm. CDD 510.1
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2015-09-30T02:51:51Z
2015-09-30T02:51:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135312
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/135312
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652211874430976