Medicina geral e familiar: do ensino à escolha da especialidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Ana Rita da Costa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/952
Resumo: Introdução: O declínio de interesse dos estudantes de Medicina pela Medicina Geral e Familiar (MGF) é um problema complexo e multifactorial que ocorre a nível internacional. Como forma de descodificar um pouco esta problemática inerente à decisão de escolha dos estudantes, este estudo pretende verificar a influência do ensino da disciplina de MGF na escolha desta especialidade. Materiais e Métodos: Consistiu na aplicação de dois questionários: um de resposta aberta aos responsáveis pelo ensino da MGF das faculdades de Medicina portuguesas sobre o plano curricular dessa disciplina e outro anónimo e de auto-resposta aos estudantes do 6ª ano de Medicina do ano lectivo 2010/2011 das sete faculdades, sendo constituído por 3 partes (I- Dados sócio-demográficos, II- Escolha da especialidade, III- Ensino da MGF). Resultados: Da amostra de 367 (28,4%) respondentes de um universo de 1290 estudantes, 73,6% eram do sexo feminino. A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) (38,5%) e a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) (37,7%) são as faculdades onde os estudantes mais colocam a MGF entre as opções de escolha. No 1º ano de faculdade a MGF estava entre as opções de escolha de 20,1% dos estudantes e no 6º ano, 44,2% colocava a MGF entre as opções de escolha. Numa escala de 1 a 5, as classificações médias mais altas atribuídas ao ensino em geral da MGF foram dadas na FCS-UBI (3,85) e Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho (ECS-UM) (3,77), assim como nas suas componentes teórica e prática. Discussão/Conclusão: O ensino pré-graduado da MGF é diferente nas sete faculdades, tendo a FCS-UBI e ECS-UM um plano curricular mais longitudinal e com maior carga horária. Os motivos que mais influenciam na escolha da especialidade são os aspectos relacionados com as características desta especialidade, e, os relacionados com o ensino surgem seguidamente. O interesse pela MGF por parte dos estudantes aumenta ao longo do curso, o que revela que o contacto com esta disciplina durante a faculdade leva a uma sensibilização positiva por parte dos estudantes. Torna-se assim necessário actuar sobre o ensino pré-graduado, com intervenções a nível da uniformização e melhoria da organização dos planos curriculares das faculdades de Medicina portuguesas, com o objectivo de conseguir captar para a MGF melhores jovens médicos, em especial os mais vocacionados para a prática médica desta especialidade.
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spelling Medicina geral e familiar: do ensino à escolha da especialidadeMedicina geral e familiar - Especialidade médica - Estudantes de medicinaMedicina geral e familiar - Escolha de especialidade médicaIntrodução: O declínio de interesse dos estudantes de Medicina pela Medicina Geral e Familiar (MGF) é um problema complexo e multifactorial que ocorre a nível internacional. Como forma de descodificar um pouco esta problemática inerente à decisão de escolha dos estudantes, este estudo pretende verificar a influência do ensino da disciplina de MGF na escolha desta especialidade. Materiais e Métodos: Consistiu na aplicação de dois questionários: um de resposta aberta aos responsáveis pelo ensino da MGF das faculdades de Medicina portuguesas sobre o plano curricular dessa disciplina e outro anónimo e de auto-resposta aos estudantes do 6ª ano de Medicina do ano lectivo 2010/2011 das sete faculdades, sendo constituído por 3 partes (I- Dados sócio-demográficos, II- Escolha da especialidade, III- Ensino da MGF). Resultados: Da amostra de 367 (28,4%) respondentes de um universo de 1290 estudantes, 73,6% eram do sexo feminino. A Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) (38,5%) e a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (FCS-UBI) (37,7%) são as faculdades onde os estudantes mais colocam a MGF entre as opções de escolha. No 1º ano de faculdade a MGF estava entre as opções de escolha de 20,1% dos estudantes e no 6º ano, 44,2% colocava a MGF entre as opções de escolha. Numa escala de 1 a 5, as classificações médias mais altas atribuídas ao ensino em geral da MGF foram dadas na FCS-UBI (3,85) e Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho (ECS-UM) (3,77), assim como nas suas componentes teórica e prática. Discussão/Conclusão: O ensino pré-graduado da MGF é diferente nas sete faculdades, tendo a FCS-UBI e ECS-UM um plano curricular mais longitudinal e com maior carga horária. Os motivos que mais influenciam na escolha da especialidade são os aspectos relacionados com as características desta especialidade, e, os relacionados com o ensino surgem seguidamente. O interesse pela MGF por parte dos estudantes aumenta ao longo do curso, o que revela que o contacto com esta disciplina durante a faculdade leva a uma sensibilização positiva por parte dos estudantes. Torna-se assim necessário actuar sobre o ensino pré-graduado, com intervenções a nível da uniformização e melhoria da organização dos planos curriculares das faculdades de Medicina portuguesas, com o objectivo de conseguir captar para a MGF melhores jovens médicos, em especial os mais vocacionados para a prática médica desta especialidade.Introduction: The decline of interest of medical students for Family Medicine (FM) is a complex and multifactorial problem that occurs internationally. In order to decode the problematic decision regarding students’ choice, this study aims to determine the influence that MF discipline teaching has in this speciality choice. Materials and Methods: This consisted on the application of two questionnaires: one of open response to those responsible for teaching FM in the portuguese medical schools on the curriculum of this discipline, and another, anonymous and of self-response, to the students of the 6 th year of medical school in the academic year of 2010/2011 of the seven colleges, consisting of 3 parts (I-Data on socio-demographic, II- Specialty choice, III-Teaching of FM). Results: Of the sample of 367 (28,4%) respondents from a universe of 1290 students, 73,6% were female. The Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) (38,5%) and the Faculdade Ciências da Saúde da Universidade da Beira Interior (UBI-FCS) (37,7%) are the colleges where more students put FM among their choice options. In the 1st year of medical school FM was 20,1% among the choice options for students and in the 6 th year 44,2% put FM among the choices. On a scale of 1 to 5, the highest average ratings assigned to the general education of FM were given in FCS-UBI (3,85) and Escola Ciências da Saúde da Universidade do Minho (ECS-UM) (3,77), as well as in its theoretical and practical components. Discussion/Conclusion: The pre-graduate teaching of FM is different in the seven colleges, with the FCS-UBI and ECS-UM having a more longitudinal curriculum and more workload. The reasons that most influence the speciality choice are the characteristic aspects of this speciality, and, education-related then arise. The interest in FM by students increases throughout the course, which shows that contact with this subject in college leads to a positive awareness by students. It thus becomes necessary to act on the pre-graduate education, with interventions to standardize and improve the organization of the curricula of medical schools in Portugal, in order to fully attract to FM the best young physicians, especially those more geared for the medical practice of this speciality.Universidade da Beira InteriorLoureiro, Marli Gomes de Pinho da SilvauBibliorumGomes, Ana Rita da Costa2013-01-22T17:11:26Z2011-052011-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/952porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:36:21Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/952Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:42:54.965254Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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