Arte pública: que sentido na educação?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3038 |
Resumo: | É inegável o crescente interesse, nas últimas décadas, pela arte pública que merece e deve ser motivo da nossa atenção. Os alunos deixaram de serprotagonistas passivos da vida social e, por consequência, da arte que surge na sua cidade. Neste contexto, a arte pública é chamada a exercer o seu papel, abrindo e preenchendo a dimensão ontológica do ser humano, constituindo umfator de integração social e de comunicaçãointercultural. Quer isto dizerque a arte pública não visa unicamente objetivos estéticos, mas também objetivos culturais, políticos e sociais que dão formaaum novo cenárioeducativo que vai acompanhar toda a vida do cidadão e que temde ser revelado, considerado e desenvolvido naescola. Esta investigação discute a importância da arte pública como conteúdopedagógico na Educaçãoe teve comoobjetivo analisar as perceções dos professores relativamenteao conhecimentoe à pertinência pedagógicada arte pública na educação básica. A abordagem qualitativa foi a opção metodológica, tendo a coleta de dado sido efetuadamediante entrevista individual aos professores. Os resultados indicam que os professoresreconhecemna arte pública um interesse educativo que possibilita aos alunos o desenvolvimento de competências que concorrem para o seu desenvolvimento pessoal, social e cultural. |
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