Vida para a arte e arte para a vida : lugares da educação em arte na constituição subjetiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peña, Anaí Haeser
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UnB
Texto Completo: http://repositorio.unb.br/handle/10482/8728
Resumo: Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010.
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spelling Vida para a arte e arte para a vida : lugares da educação em arte na constituição subjetivaEducação em arteMetodologias artísticasDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Instituto de Psicologia, 2010.Esse trabalho investiga como a educação em arte se reflete na constituição subjetiva de pessoas que participaram de projeto social ou artístico-cultural com esse tipo de atividade. Tem como objetivos específicos: identificar os significados construídos por essas pessoas a partir da experiência de educação em arte; analisar as relações entre esses significados e os contextos sócio-culturais de sua produção; contribuir para a reflexão sobre as abordagens baseadas em arte na pesquisa científica. A fundamentação teórica está alicerçada na Psicologia Cultural e Histórico-Social, na compreensão do papel das imagens na construção de significados e sentidos, e na história da educação em arte no Brasil. A fundamentação metodológica é da pesquisa qualitativa, em especial da compreensão da pesquisa como bricolagem e do uso de abordagens artísticas. Participaram dessa pesquisa: 4 entrevistados objeto de estudo de caso, Estela, Flora, Eleutério e Ditirambo; 9 entrevistados que constituíram o pano de fundo da análise dos estudos de caso, FD, JS, PA, WA, PG, CG, RA, GS, JD; 9 coordenadores de projetos sociais e culturais, presentes nas cidades de Brasília (n=2), Taguatinga (n=1), Ceilândia (n=5), Planaltina (n=1); 8 servidores de órgãos governamentais que ofereciam apoio ou incentivo a projetos sociais ou artístico-culturais com atividades de educação em arte. Foram realizadas observações, pesquisa documental, conversas, entrevistas semi-estruturada, entrevista narrativa autobiográfica verbal, entrevista narrativa visual. As informações construídas foram analisadas por meio de metodologias artísticas, como um diário e livro de recortes, construção de um mural, de um conto e de retratos, entre outras estratégias de análise, em busca de temas e significados da educação em arte na constituição subjetiva. Identifiquei duas orientações semióticas das propostas educativas em arte nesses projetos de educação não-formal: (i) voltadas mais para as finalidades estéticas da educação em arte; (ii) voltada para os ganhos secundários ou finalidades instrumentais dessa educação. Foi possível verificar a influência da configuração dos significados atribuídos à arte em cada contexto sobre a forma como os participantes narravam a influência de sua experiência educativa em arte sobre si mesmos. O estudo permite identificar a educação em arte, segundo as narrativas de ex-participantes de projetos artístico-culturais, como um meio de atender à necessidade de criar um conduto permanente para a criação e apreciação artística, uma forma de construir, multiplicar e transformar a si e seu meio, uma forma de inserção social e identificação cultural. As narrativas construídas pelos participantes evidenciaram três orientações semióticas principais de significação da arte: como meio, como modo, ou complemento de vida. O presente estudo também ilustra a fertilidade das abordagens artísticas e do uso de imagens e narrativas visuais para a pesquisa em Psicologia. ___________________________________________________________________________________ ABSTRACTThis dissertation aims at investigating how art education reflects on subjective constitution of people who took part of social or artistic projects with such type of education. The specific objectives are: to identify the meanings constructed by these people from this experience of arte education; to analyze the relation between those meanings and the sociocultural contexts of their production; and to contribute to the reflection about the arts based methodologies in psychological research. The theoretical grounding of this investigation is based on Cultural Psychology and Sociocultural Psychology, and on the understanding of images whole in meaning making, and the history of art education in Brazil. The methodology is grounded on qualitative research, especially on the understanding of research as bricolage, as well as on arts based methodologies. The participants of this investigation were: 4 interviewees object of case studies, Estela, Flora, Eleuterio and Ditirambo; 9 interviewees who were object of context analysis, FD, JS, PA, WA, PG, CG, RA, GS, JD; 9 artistic project coordinators, from the cities of Brasília (n=2), Taguatinga (n=1), Ceilândia (n=5), Planaltina (n=1); and 8 civil servants of government institutions which gave support or funding for social or artistic projects with art education activities. Observations, documental research, conversations, semi-structured interviews, autobiographical narrative interviews and visual narrative interviews were conducted. Analysis was based upon arts based methodologies, specially for the construction of a diary and scrapbook, a pin board, short stories and portraits, among other analysis strategies, for determining the themes and meanings of art education in subjective constitution. I identified two semiotic orientations of art education’s design: (i) concerned with the aesthetic purpose of art education; (ii) concerned with other purposes for art education. It was possible to verify the influence of the sociocultural contexts meanings over the narratives of participants about their art education experience. This study shows that art education is understood as a means for creating a permanent flow for artistic creation and appreciation, a way for constructing, multiplying and transforming, a way for elaborating and expressing ones feelings, as well as a form of social insertion and cultural identification. The narratives of the participants bring into evidence three semiotic orientations for art: as a way of life, as a means for life and as a complement. The present work also illustrates that using arts based methodologies, and images, and visual narratives can contribute to psychological research.Oliveira, Maria Cláudia Santos Lopes dePeña, Anaí Haeser2011-06-28T16:51:39Z2011-06-28T16:51:39Z2011-06-282010-02-22info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfPEÑA, Anaí Haeser. Vida para a arte e arte para a vida: lugares da educação em arte na constituição subjetiva. 2010. 169 f., il. Dissertação (Mestrado em Psicologia)-Universidade de Brasília, Brasília, 2010.http://repositorio.unb.br/handle/10482/8728info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-07-17T18:30:15Zoai:repositorio.unb.br:10482/8728Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-07-17T18:30:15Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false
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