Project of refurbishment and alteration of railway vehicles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Januário, João Manuel de Sousa
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/23419
Resumo: O presente relatório de estágio traduz o trabalho desenvolvido entre Março e Setembro de 2017 na empresa DB Systemtechnik, em Cottbus, na Alemanha. Este ocorreu no âmbito da unidade curricular Dissertação/Projeto/Estágio do segundo semestre do quinto ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro. O trabalho teve como objetivo o apoio às atividades de projeto mecânico inseridos na atualização e renovação do material circulante de tração Diesel da DB Cargo. Neste âmbito foram desenvolvidas diferentes atividades de projeto mecânico aqui organizadas segundo diferentes casos de estudo. O projeto principal foi a hibridização de uma locomotiva ligeira diesel-hidráulica (BR294) através de uma transmissão planetária gestora de potência (Projeto HELMS), onde a DB Systemtechnik integrou os sistemas mecânicos, elétricos e de controlo. Neste projeto deu-se apoio à conceção e construção do circuito de refrigeração do motor diesel, à renovação de painéis para a carroçaria e cabine, à construção de estruturas de proteção de componentes de acordo com as normas de proteção antifogo e à construção de estruturas de apoio ao teste estático com dinam ómetro/gerador. Desenvolveram-se também projetos mais pequenos de reparação e modernização de outras séries de material circulante nomeadamente das series BR23x e BR212, onde se procedeu ao projeto de elementos de revestimento e proteção da cabine para substituição de elementos dani - cados por corrosão e desenvolvimento de elementos de suporte a pequenos dispositivos eletrónicos. Paralelamente às atividades de projeto mecânico desenvolvidas na empresa DB Systemtechnik, e com o intuito de melhor conhecer a tecnologia associada ao material circulante foram realizadas visitas técnicas à EMEF - Unidade de Manutenção de Alta Velocidade no Porto, à feira TRAKO 2017 na Polónia e a participação no congresso internacional Wayside Train Monitoring Systems 2017 em Berlim.
id RCAP_8e37fd41baff7e77c66af2d3e0c5de13
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/23419
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Project of refurbishment and alteration of railway vehiclesComboiosCaminhos de ferroManutenção mecânicaO presente relatório de estágio traduz o trabalho desenvolvido entre Março e Setembro de 2017 na empresa DB Systemtechnik, em Cottbus, na Alemanha. Este ocorreu no âmbito da unidade curricular Dissertação/Projeto/Estágio do segundo semestre do quinto ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro. O trabalho teve como objetivo o apoio às atividades de projeto mecânico inseridos na atualização e renovação do material circulante de tração Diesel da DB Cargo. Neste âmbito foram desenvolvidas diferentes atividades de projeto mecânico aqui organizadas segundo diferentes casos de estudo. O projeto principal foi a hibridização de uma locomotiva ligeira diesel-hidráulica (BR294) através de uma transmissão planetária gestora de potência (Projeto HELMS), onde a DB Systemtechnik integrou os sistemas mecânicos, elétricos e de controlo. Neste projeto deu-se apoio à conceção e construção do circuito de refrigeração do motor diesel, à renovação de painéis para a carroçaria e cabine, à construção de estruturas de proteção de componentes de acordo com as normas de proteção antifogo e à construção de estruturas de apoio ao teste estático com dinam ómetro/gerador. Desenvolveram-se também projetos mais pequenos de reparação e modernização de outras séries de material circulante nomeadamente das series BR23x e BR212, onde se procedeu ao projeto de elementos de revestimento e proteção da cabine para substituição de elementos dani - cados por corrosão e desenvolvimento de elementos de suporte a pequenos dispositivos eletrónicos. Paralelamente às atividades de projeto mecânico desenvolvidas na empresa DB Systemtechnik, e com o intuito de melhor conhecer a tecnologia associada ao material circulante foram realizadas visitas técnicas à EMEF - Unidade de Manutenção de Alta Velocidade no Porto, à feira TRAKO 2017 na Polónia e a participação no congresso internacional Wayside Train Monitoring Systems 2017 em Berlim.The following internship report re ects the work done between March and September 2017 on DB Systemtechnik, in Cottbus, Germany. This work was made in context of the subject "Dissertation/Project/Internship" of the second semester of the fth year of the Intergrated Master Degree in Mechanical Engineering of the University of Aveiro. The objective was to give support to the mechanical project and construction activities on the modi cation and refurbishment of DB Cargo's diesel locomotives eet. In this context, di erent mechanical project activities were developed, and are here organized in di erent case studies. The main project was the hybridization of a hydro-mechanical light locomotive (BR294) with a complex powerdividing planetary gearbox (HELMS project), where DB Systemtechnik was in charge of the mechanical, electrical and control systems integration. On this project, support was given on the construction of the diesel engine cooling system, renovation of bodywork and cabin, construction of protective structures according to reproof standards and construction of support components of the static integration test. Some minor projects of repairing and modernization of other series of locomotives were also developed, namely the project of corrosion repairing panels for the bodywork and cabin of the BR23x and the project of support elements for electronic devices on the BR212. Parallel to the mechanical project activities developed on the company DB Systemtechnik, and with the objective of gain some knowledge of the technology associated with rolling stock, some technical visits were made to the facilities of "EMEF - High Speed Maintenance Unit" in Porto, visit to the railway fair "TRAKO 2017" in Poland and the attendance of the international congress "Wayside Train Monitoring Systems 2017" in Berlin.Universidade de Aveiro2018-06-07T12:37:12Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/23419TID:201944880engJanuário, João Manuel de Sousainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:45:37Zoai:ria.ua.pt:10773/23419Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:57:11.308523Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Project of refurbishment and alteration of railway vehicles
title Project of refurbishment and alteration of railway vehicles
spellingShingle Project of refurbishment and alteration of railway vehicles
Januário, João Manuel de Sousa
Comboios
Caminhos de ferro
Manutenção mecânica
title_short Project of refurbishment and alteration of railway vehicles
title_full Project of refurbishment and alteration of railway vehicles
title_fullStr Project of refurbishment and alteration of railway vehicles
title_full_unstemmed Project of refurbishment and alteration of railway vehicles
title_sort Project of refurbishment and alteration of railway vehicles
author Januário, João Manuel de Sousa
author_facet Januário, João Manuel de Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Januário, João Manuel de Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Comboios
Caminhos de ferro
Manutenção mecânica
topic Comboios
Caminhos de ferro
Manutenção mecânica
description O presente relatório de estágio traduz o trabalho desenvolvido entre Março e Setembro de 2017 na empresa DB Systemtechnik, em Cottbus, na Alemanha. Este ocorreu no âmbito da unidade curricular Dissertação/Projeto/Estágio do segundo semestre do quinto ano do Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro. O trabalho teve como objetivo o apoio às atividades de projeto mecânico inseridos na atualização e renovação do material circulante de tração Diesel da DB Cargo. Neste âmbito foram desenvolvidas diferentes atividades de projeto mecânico aqui organizadas segundo diferentes casos de estudo. O projeto principal foi a hibridização de uma locomotiva ligeira diesel-hidráulica (BR294) através de uma transmissão planetária gestora de potência (Projeto HELMS), onde a DB Systemtechnik integrou os sistemas mecânicos, elétricos e de controlo. Neste projeto deu-se apoio à conceção e construção do circuito de refrigeração do motor diesel, à renovação de painéis para a carroçaria e cabine, à construção de estruturas de proteção de componentes de acordo com as normas de proteção antifogo e à construção de estruturas de apoio ao teste estático com dinam ómetro/gerador. Desenvolveram-se também projetos mais pequenos de reparação e modernização de outras séries de material circulante nomeadamente das series BR23x e BR212, onde se procedeu ao projeto de elementos de revestimento e proteção da cabine para substituição de elementos dani - cados por corrosão e desenvolvimento de elementos de suporte a pequenos dispositivos eletrónicos. Paralelamente às atividades de projeto mecânico desenvolvidas na empresa DB Systemtechnik, e com o intuito de melhor conhecer a tecnologia associada ao material circulante foram realizadas visitas técnicas à EMEF - Unidade de Manutenção de Alta Velocidade no Porto, à feira TRAKO 2017 na Polónia e a participação no congresso internacional Wayside Train Monitoring Systems 2017 em Berlim.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2018-06-07T12:37:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/23419
TID:201944880
url http://hdl.handle.net/10773/23419
identifier_str_mv TID:201944880
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137626165346304