Projeto de intervenção na Associação de Andebol de Aveiro: plano de marketing

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Bárbara Patrícia Rodrigues
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/22912
Resumo: Este trabalho de projeto tem como objetivo geral a elaboração de um plano de Marketing para a Associação de Andebol de Aveiro. Tem como objetivos específicos a realização de uma análise diagnóstico da situação, a definição de objetivos, o estabelecimento de opções estratégicas, a definição do plano operacional para esta associação e a concretização de parte do plano. Em termos metodológicos, este trabalho baseou-se em dados primários, nomeadamente, entrevistas e os trabalhos efetuados de acordo com o plano de Marketing escolhido, apesar de também ter havido recolha de dados secundários, nomeadamente na história da Associação de Andebol de Aveiro. Realizámos uma revisão da literatura sobre Marketing, Marketing de serviços e Marketing desportivo e analisámos alguns modelos de planos de Marketing, propostos por alguns dos principais autores, adaptando-os e respondendo às necessidades do nosso projeto. Este trabalho propõe a transformação da Associação de Andebol de Aveiro numa associação impactante no mundo tecnológico-digital e físico, proativa, e, consequentemente, geradora de fundos para si própria e também para a região em que se insere, aumentando a sua capacidade de competição face a outros desportos e a outras instituições da mesma modalidade. Consideramos que foram atingidos os objetivos propostos no início deste trabalho de projeto, tendo-se desenvolvido um plano de intervenção de Marketing e concretizado parte deste, conseguindo dar à Associação uma maior visibilidade e proporcionando uma maior interação com os ‘clientes’ da Associação, atendendo aos dados recolhidos nas entrevistas efetuadas e na coleta de dados das redes sociais no período de colaboração-intervenção.
id RCAP_8e3a14894e3171572906d8924bd2cd88
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/22912
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projeto de intervenção na Associação de Andebol de Aveiro: plano de marketingMarketingDesportosAndebol - AveiroEste trabalho de projeto tem como objetivo geral a elaboração de um plano de Marketing para a Associação de Andebol de Aveiro. Tem como objetivos específicos a realização de uma análise diagnóstico da situação, a definição de objetivos, o estabelecimento de opções estratégicas, a definição do plano operacional para esta associação e a concretização de parte do plano. Em termos metodológicos, este trabalho baseou-se em dados primários, nomeadamente, entrevistas e os trabalhos efetuados de acordo com o plano de Marketing escolhido, apesar de também ter havido recolha de dados secundários, nomeadamente na história da Associação de Andebol de Aveiro. Realizámos uma revisão da literatura sobre Marketing, Marketing de serviços e Marketing desportivo e analisámos alguns modelos de planos de Marketing, propostos por alguns dos principais autores, adaptando-os e respondendo às necessidades do nosso projeto. Este trabalho propõe a transformação da Associação de Andebol de Aveiro numa associação impactante no mundo tecnológico-digital e físico, proativa, e, consequentemente, geradora de fundos para si própria e também para a região em que se insere, aumentando a sua capacidade de competição face a outros desportos e a outras instituições da mesma modalidade. Consideramos que foram atingidos os objetivos propostos no início deste trabalho de projeto, tendo-se desenvolvido um plano de intervenção de Marketing e concretizado parte deste, conseguindo dar à Associação uma maior visibilidade e proporcionando uma maior interação com os ‘clientes’ da Associação, atendendo aos dados recolhidos nas entrevistas efetuadas e na coleta de dados das redes sociais no período de colaboração-intervenção.The present project work has the general aim of eleborating a Marketing plan for the Handball Association of Aveiro. Its specific objectives are to carry out a diagnostic analysis of its situation, defining objectives, establishing strategies, delineating an operational plan and implementing part of it. Concercing the methods used, this work was based on primary data, namely, interviews and the carried out works according to the chosen marketing plan; as well as secondary data, like the history of the Aveiro’s Handball Association. In order to meet our project requirements, we performed a thorough review of the literature on Marketing, Service Marketing and Sports Marketing and then analyzed and adapted marketing models proposed by some of the main authors. This thesis proposes the transformation of the Handball Association of Aveiro into an outstanding and proactive association in the technological-digital and physical world, consequently, generating funds for itself and its the region, increasing its competitive value compared to other sports and same modality institutions. According to data collected over conducted interviews and social networks in the collaboration-intervention period, we consider that the initially proposed aims for this project work were accomplished by developing and initiating a Marketing intervention plan which gave the Association greater visibility and interaction with its comunity.Universidade de Aveiro2018-04-19T07:50:02Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/22912TID:201945231porFerreira, Bárbara Patrícia Rodriguesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:44:49Zoai:ria.ua.pt:10773/22912Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:56:54.749977Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projeto de intervenção na Associação de Andebol de Aveiro: plano de marketing
title Projeto de intervenção na Associação de Andebol de Aveiro: plano de marketing
spellingShingle Projeto de intervenção na Associação de Andebol de Aveiro: plano de marketing
Ferreira, Bárbara Patrícia Rodrigues
Marketing
Desportos
Andebol - Aveiro
title_short Projeto de intervenção na Associação de Andebol de Aveiro: plano de marketing
title_full Projeto de intervenção na Associação de Andebol de Aveiro: plano de marketing
title_fullStr Projeto de intervenção na Associação de Andebol de Aveiro: plano de marketing
title_full_unstemmed Projeto de intervenção na Associação de Andebol de Aveiro: plano de marketing
title_sort Projeto de intervenção na Associação de Andebol de Aveiro: plano de marketing
author Ferreira, Bárbara Patrícia Rodrigues
author_facet Ferreira, Bárbara Patrícia Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Bárbara Patrícia Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Marketing
Desportos
Andebol - Aveiro
topic Marketing
Desportos
Andebol - Aveiro
description Este trabalho de projeto tem como objetivo geral a elaboração de um plano de Marketing para a Associação de Andebol de Aveiro. Tem como objetivos específicos a realização de uma análise diagnóstico da situação, a definição de objetivos, o estabelecimento de opções estratégicas, a definição do plano operacional para esta associação e a concretização de parte do plano. Em termos metodológicos, este trabalho baseou-se em dados primários, nomeadamente, entrevistas e os trabalhos efetuados de acordo com o plano de Marketing escolhido, apesar de também ter havido recolha de dados secundários, nomeadamente na história da Associação de Andebol de Aveiro. Realizámos uma revisão da literatura sobre Marketing, Marketing de serviços e Marketing desportivo e analisámos alguns modelos de planos de Marketing, propostos por alguns dos principais autores, adaptando-os e respondendo às necessidades do nosso projeto. Este trabalho propõe a transformação da Associação de Andebol de Aveiro numa associação impactante no mundo tecnológico-digital e físico, proativa, e, consequentemente, geradora de fundos para si própria e também para a região em que se insere, aumentando a sua capacidade de competição face a outros desportos e a outras instituições da mesma modalidade. Consideramos que foram atingidos os objetivos propostos no início deste trabalho de projeto, tendo-se desenvolvido um plano de intervenção de Marketing e concretizado parte deste, conseguindo dar à Associação uma maior visibilidade e proporcionando uma maior interação com os ‘clientes’ da Associação, atendendo aos dados recolhidos nas entrevistas efetuadas e na coleta de dados das redes sociais no período de colaboração-intervenção.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-04-19T07:50:02Z
2018-01-01T00:00:00Z
2018
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/22912
TID:201945231
url http://hdl.handle.net/10773/22912
identifier_str_mv TID:201945231
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137623162224640